Monday, 15 de October de 2018

SAÚDE


Centro de Saúde

Prefeitura entrega novo Centro de Saúde da Comunidade nesta quarta, 13

11 Dec 2017

Os moradores da região Central de Palmas passarão a contar, ainda este ano, com mais um Centro de Saúde da Comunidade, situado na Arso 23 (207 Sul). A entrega da nova unidade que receberá o nome da ex-reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, ocorrerá nesta quarta-feira, 13, às 8 horas, com a presença do prefeito Carlos Amastha, secretários, trabalhadores da Rede de Saúde de Palmas e da comunidade.

O novo Centro de Saúde oferecerá atendimentos médicos, odontológicos e multiprofissional com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) composto por nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo e médicos especialistas em pediatria e ginecologia.

Para o prefeito Carlos Amastha, o resultado final da obra e da estrutura que será disponibilizada à população representa o cuidado da gestão. "Investimos para proporcionar o melhor atendimento à população e, também, para darmos aos nossos profissionais e aos residentes que também atuarão na unidade as melhores condições de trabalho. Isso é cuidar da população", observou Amastha, destacando que a unidade será, também, um centro formador de residentes de em Saúde da Família e Comunidade.

O secretário de Saúde Nésio Fernandes explica que a nova unidade é o modelo de centro de saúde para a rede, pois a gestão elaborou o projeto junto com os trabalhadores da saúde, buscando atender às demandas de cada setor e principalmente dos usuários do Sistema Único de Saúde (Sus). "Precisamos ter a equipe de saúde cada vez mais perto das pessoas. Se a equipe conhece o histórico dos pacientes, tem muito mais condições de fazer um atendimento com mais qualidade e preciso", pontuou o secretário reforçando que a gestão tem buscando investimentos para reforçar a atenção básica em toda a Capital.

Estrutura

Para atender cerca de 12 mil pessoas residentes nas quadras próximas ao Centro de Saúde duas equipes de Saúde da Família estarão à disposição da comunidade. No espaço foram construídos 12 consultórios, sala de vacina, sala de procedimentos, auditório, sala de esterilização, sala de escovação e salas administrativas, consultório médico e odontológico. As salas são equipadas para atender clínica geral, pediatria, ginecologia e saúde mental. Outros quatro consultórios são destinados ao atendimento dentário e estão dotados de equipamento completo.

O prédio também abrigará sala de reunião de agentes comunitários, recepção principal com sala para arquivo de prontuários e, para conforto dos usuários, um espaço de espera antes dos atendimentos médicos. A obra, iniciada em julho do ano passado, foi executada com recursos municipais, no valor de R$ 831.271,04. Toda a unidade contará com monitoramento 24 horas por câmeras de vídeo.

Homenagem

O Centro de Saúde da Comunidade receberá o nome da professora Drª Isabel Auler, que tinha 65 anos e nasceu em Jaú (SP). Ela era doutora em educação e integrava os quadros docentes do curso de graduação em pedagogia do campus de Palmas. Ela era servidora da UFT desde a implantação da universidade, em 2003.

Isabel assumiu o cargo de reitora em julho de 2016, após receber, com o vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, 63% dos votos da comunidade universitária. Em sua trajetória, foi vice-reitora entre 2012 e 2016, pró-reitora de graduação no período de 2007 a 2012, e diretora de ensino entre 2005 e 2007.

(Edição/postagem: Iara Cruz)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

22

PARABÉNS!
PARABÉNS!

21

BOM
BOM

23

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

21

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

17

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

13

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem

Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018

No total, 17 brasileiros venceram a competição desde o lançamento da iniciativa pelo governo alemão, em 2009.


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante

Além de obter desconto na conta de luz, clientes da Energisa terão palestras educativas sobre o uso seguro e eficiente de energia


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil


Palmas

Anderson Camacho lança o livro "Um Dia de Cada Vez"


Campanha

Bolsonaro defende união e anuncia nomes para eventual ministério



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira