Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

SAÚDE


SAÚDE

Profissionais da saúde que atuam na educação inclusiva alinham fluxograma de atendimento

09 Aug 2018    16:53
ASCOM/DIVULGAÇÃO Profissionais da saúde que atuam na educação inclusiva alinham fluxograma de atendimento Oficina de Integração e Construção de Fluxos foi realizada na manhã desta quinta, 09

Profissionais das redes municipais de saúde e educação participaram na manhã desta quinta-feira, 09, no auditório do Instituto 20 de Maio de uma Oficina de Integração e Construção de Fluxos voltada para a educação inclusiva, proporcionando a troca de experiências entre os profissionais acerca da organização do trabalho das equipes e dos serviços em rede no enfrentamento das situações de saúde e socioeducacionais.

 

Na Capital o Centro de Educação Inclusiva (CEI) funciona desde janeiro na Escola Municipal Francisca Brandão (Arse 121) e atende 138 alunos, sendo 121 da rede municipal, seis da rede estadual, e seis da rede particular e cinco fora da idade escolar.

 

O coordenador do Centro de Atenção Inclusiva (CAI), Raimundo Bezerra, destacou que desde março a Secretaria Municipal de Saúde tem disponibilizado uma equipe multiprofissional (nutricionista, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais e fonoaudióloga) para atender o CEI. “Com seis meses de funcionamento é o momento de fortalecer analisar os pontos fortes e os pontos fracos, compartilhar fluxos e disparar uma construção de perfis e competências profissionais com todos os que atuam no CEI da área pedagógica educacional e da saúde e ter um fluxograma comum que atenda todas as necessidades dessas crianças tanto de saúde e quanto educacional”, ressaltou.

 

A presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Jaciela Leopoldino, destacou a possibilidade de ampliar o atendimento dentro da rede. “Vamos identificar e reconhecer quais as atribuições das áreas específicas e em seguida construir um fluxo para fortalecer tanto a integralidade quanto à interdisciplinaridade dessas duas áreas com vistas a fortalecer o cuidado dessas crianças. Existe a possibilidade de discutir estratégias que ampliem a atenção na rede de saúde que possa qualificar a Atenção Primária e descentralizar o processo de trabalho que vem sendo construído no CEI. E que os profissionais do CEI possam fazer estudos de caso com os profissionais da Atenção Primária dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs) e que eles possam articular o atendimento nos seus territórios”, destacou.

 

A superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional (Semed), Judith Dall’Agnol, destacou que esse atendimento voltado à educação inclusiva pode ser descentralizado em breve. “Temos uma grande demanda de crianças com deficiências, vindo inclusive das escolas particulares e estaduais, e hoje aqui precisamos parar e refletir, trazendo todas as situações que estamos vivendo, as práticas exitosas, para que agora a gente analise como vamos ampliar esse atendimento. Então assim, dentro das habilidades dessas crianças, o que nós podemos fazer para dar uma qualidade de vida, e já depois de alinhado pensar no segundo CEI que será implantado na região Sul. Acredito que daqui para o final do ano a gente já pode traçar esse novo espaço”, informou.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

18

PARABÉNS!
PARABÉNS!

22

BOM
BOM

26

AMEI!
AMEI!

28

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

34

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

PROFISSIONAIS SAÚDE

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Transplantes

Secretaria da Saúde realiza 1ª captação de múltiplos órgãos em criança no Tocantins

Foram captados os rins, fígado e córneas que atenderão cinco pacientes no Tocantins, São Paulo e Rio de Janeiro.

SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente



Campanha em Araguatins

Em Araguatins, aliados exaltam gestão Carlesse: “É o Governador que está consertando o Tocantins”

Do Bico do Papagaio, o candidato à reeleição ao cargo de deputado estadual Amélio Cayres (SD) enfatizou os projetos de Carlesse para sua região.


Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira