Saturday, 21 de July de 2018

Saturday, 21 de July de 2018

SAÚDE


Zona Rural

Profissionais do CSC Arne 64 levam atendimento aos moradores da zona rural

30 Nov 2017

Redação Semus

A agente de saúde Maria Sônia Santana percorre diariamente a região de chácaras conhecida como Vale da Serra, localizada na zona rural de Palmas, onde residem cerca de 120 famílias. Os moradores são cadastrados e, a partir da triagem feita pela agente, são verificadas as suas necessidades. Muitas dessas pessoas têm dificuldades de se deslocarem até a cidade para acessar os serviços no Centro de Saúde da Comunidade da Arne 64, responsável pelo atendimento dos moradores da região.
 
Em fevereiro de 2015, surgiu a ideia de promover encontros mensais da equipe de saúde da família na comunidade rural Vale da Serra. Nesses encontros, são realizados atendimentos médicos, odontológicos, encaminhamentos para exames e outros procedimentos. Além disso, idosos e crianças recebem atenção especial e os hipertensos e diabéticos são monitorados pela enfermeira e técnica de enfermagem.
 
O chacareiro João Gonçalves da Silva mora na região do Vale da Serra há 13 anos. Ele conta que tem um histórico de saúde delicado, em razão de ter sofrido um câncer, há cerca de 20 anos. "Eu fiz uma bateria de exames e constatei que fui totalmente curado. Hoje vivo muito bem. Como surgiu esse grupo, vi uma grande oportunidade de acompanhar a minha saúde", relata.
 
A enfermeira Silmara Costa Cunha integra a equipe de saúde da família do CSC Arne 64 desde que os encontros começaram a ser feitos. Segundo ela, inicialmente, o objetivo era promover o acesso da comunidade rural aos serviços de saúde, principalmente para as pessoas com dificuldade de deslocamento. Silmara conta que com a chegada dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a equipe se fortaleceu e, hoje, são realizados diversos atendimentos com o objetivo de promover a saúde integral das pessoas. "Nós construímos um vínculo de confiança com a comunidade, acompanhamos e conhecemos os usuários, o que ajuda muito nos atendimentos", disse.
 
A equipe do Nasf é composta por psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico. Por conhecer bem as demandas da comunidade, a agente de saúde Maria Sônia programa os atendimentos para os encontros mensais. "Quando é solicitada alguma atividade que envolve os profissionais do Nasf, sentamos com a agente de saúde e planejamos o que fazer junto à comunidade", disse a nutricionista Uátilla Larona. A profissional relatou ainda que o seu trabalho é bastante requisitado, pois existem muitos idosos no grupo que sofrem de diabetes e hipertensão, desejosos de saber como melhorar a alimentação.
 
Outro objetivo importante alcançado nos encontros é a aproximação das pessoas e o fortalecimento de vínculos interpessoais dos membros da comunidade rural e dos profissionais. Afinal, fazer amigos e se relacionar bem uns com os outros também faz bem para a saúde.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

10

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

11

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Viver

Aulões gratuitos de dança animam Parque Cesamar neste fim de semana

As aulas serão oferecidas pelos professores de dança Aline Freitas e Marcos Paulo Barros, da Athletica Fitness Center.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira