Monday, 14 de October de 2019

SAÚDE


Cirurgia bariátrica

Qualidade de vida do paciente e custos da diabete tipo 2 são temas de encontro entre principais especialistas do país

05 Apr 2019    14:40
Divulgação Qualidade de vida do paciente e custos da diabete tipo 2 são temas de encontro entre principais especialistas do país

A cirurgia bariátrica é grande aliada na luta contra obesidade. Efeitos e consequências são temas de discussão constante entre especialistas e foram assuntos do 1º Encontro de Líderes em Cirurgia Bariátrica, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que aconteceu no último sábado (30/03), no hotel Unique, em São Paulo.

"É importante destacar que o diálogo médico-paciente é importantíssimo para a adesão à terapias e condutas pós-operatórias", esclarece Dr. Karl Miller, referência internacional no assunto e um dos pioneiros no procedimento via laparoscopia. "Os cirurgiões devem se atualizar sobre técnicas e precisam estar preparados para uma relação humanizada com seus pacientes", finaliza.

Colelitíase pós-bariátrica

Das consequências os riscos pós-operatórias, os especialistas ressaltaram a importância da avaliação de risco para a colelitíase em pacientes. Segundo Dr. Luís Vicente Berti, cirurgião bariátrico e membro da SBCBM, a formação de pedras na vesícula ocorre em cerca de 35% dos indivíduos que passaram pela cirurgia. A alta incidência de cálculos é resultado das alterações da composição da bile, procedentes da rápida perda de peso.

Dr. Berti comentou ainda sobre as recém-lançadas "Diretrizes sobre a Colelitíase associada à Cirurgia Bariátrica", da SBCBM, que aponta para a possibilidade de redução do risco de formação de cálculos através do uso de terapias logo após o procedimento cirúrgico.

Segundo ele, a terapia restabelece a solubilidade do colesterol, diminuindo a possibilidade da doença, mas, reforça que, em pacientes com cálculos presentes e sintomáticos, a retirada é necessária.

Diabetes tipo 2

Outro destaque foi o debate sobre diabetes tipo 2. "Atualmente, 25% dos obesos no mundo sofrem com diabetes e a maioria não têm diagnóstico", pontuou Dr. Miller.

Segundo ele, esta é uma emergência global que pode ser contida com a adoção da cirurgia metabólica, que permite o controle da doença e melhora da qualidade de vida.

Miller também falou sobre a diabetes no Brasil, tratamentos e o impacto na redução dos custos de terapêutica a médio e longo prazo.

Fone: (11) 5095-3890

FONTE Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

COMPARTILHE:


Confira também:


Campo

Carlesse lança plantio da safra 2019/2020 e destaca investimentos do agronegócio no Tocantins

Safra 2018/2019 deve alcançar 4,8 milhões de toneladas, valor 6% superior ao da safra anterior

Investimentos

Governador Mauro Carlesse recebe executivos da VLI e conhece novos projetos da empresa para o Estado

Na oportunidade, Governador convidou os executivos a participarem da audiência pública sobre a construção da Transbananal, em Gurupi, no próximo dia 18



Sul do TO

Governador e Primeira-dama prestigiam festa das crianças em Gurupi

Na ocasião, o governador Mauro Carlesse anunciou o lançamento do programa Pátria Amada Mirim, na próxima quinta-feira, em Palmas


Consumidor

Procon Tocantins oficia MPE sobre devolução do dinheiro dos ingressos da ExpoPalmas

A data anunciada para a ExpoPalmas foi de 18 a 22 de setembro. Mesmo com dois dias de evento, no dia 20 se setembro foi anunciado o cancelamento de todos os shows.


Contratempo

BRK não cumpre contrato e causa transtornos para população de Colinas

Para a renovação do contrato com a empresa de saneamento, a gestão do município fez algumas exigências, sendo elas: a universalização do fornecimento de água e esgoto; reparos em ruas e avenidas; e o investimento no valor de R$ 1 milhão na forma de obras


Educação

Projeto pede inclusão de mensagens no combate ao abuso sexual infantil e o consumo de drogas nos livros das escolas públicas de Palmas


Ação

DPE realiza mais uma edição do “Transforme uma vida: apadrinhe uma criança” no Lar Batista


Consumidor

Com 70% de acordos feitos, Procon Tocantins divulga balanço da Semana de Renegociação de Dívidas


SSP

Tocantins é beneficiado com projetos e recursos em reunião do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Segurança Pública


Palmas

A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios


Política Florestal

Instaladas comissões especiais que vão analisar política florestal e regularização fundiária



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira