Thursday, 24 de January de 2019

SAÚDE


UTI Pediátrica

Recomendação da DPE-TO pede regularização no fornecimento de UTI Pediátrica

31 Jul 2017

Cinthia Abreu

A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por intermédio do Nusa – Núcleo Especializado de Defesa da Saúde e 30ª Defensoria Pública da Saúde, apresentou Recomendação à Sesau – Secretaria Estadual de Saúde para solicitar a regularização do fornecimento dos leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica a todos os pacientes dos hospitais públicos do Tocantins. Além disso, a Recomendação solicita informações sobre quais as providências estão sendo adotadas para resolver a necessidade diária de leitos que não são ofertados no Estado e que pode ceifar a vida de vários usuários do SUS Tocantinense.  

O serviço foi suspenso nos hospitais públicos do Estado e a Intensicare informou ao Núcleo a não renovação do contrato 180/2014 e, inclusive no expediente, foi solicitado a remoção dos pacientes que ocupam os leitos. Para a Defensoria Pública, tais problemas são antigos e o principal prejudicado é a população.

O documento é assinado pelos defensores públicos Arthur Luiz Pádua Marques, da 30ª Defensoria Pública da Saúde, e Feipe Cury, coordenado do Nusa. A Recomendação foi protocolada no dia 27 de julho e estipula o prazo de dez dias para providências.

UTI

O motivo alegado pela Intensicare é a falta de pagamento de contratos por parte do Estado. No mês de junho, na sede da DPE-TO em Palmas, aconteceu uma reunião de mediação com o objetivo de tentar solucionar o impasse entre empresas prestadoras de serviços de UTI – Unidade de Terapia Intensiva e gestão do Governo do Estado. Em virtude da dívida do Governo do Estado com a empresa Intensicare, estaria em curso a possibilidade da prestadora de serviços suspender os atendimentos, notificando o Estado a desocupar os leitos.

Uma decisão judicial determinou ao Estado o pagamento de 50% da dívida em dez parcelas, porém, segundo a Intensicare, o acordo não foi cumprido, pois os pagamentos não estão sendo efetuados na integralidade e os contratos inadimplentes estão acumulados.

Histórico

Detentora do maior número de leitos no Tocantins, a Intensicare presta serviço ao Estado desde 2012 e o problema na prestação de serviços no fornecimento de leitos de UTI acontece desde o ano de 2014. No mês de março do ano passado, a Intensicare chegou a suspender o atendimento por causa da dívida. A empresa oferece serviços de UTI neonatal, pediátrica e adulto, alvo de ação judicial em curso da DPE-TO e MPE. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

23

PARABÉNS!
PARABÉNS!

25

BOM
BOM

21

AMEI!
AMEI!

36

KKKK
KKKK

21

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

26

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

15

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Investimentos no Estado

Governador Carlesse e executivos da Suzano Celulose debatem investimentos da empresa no Estado

Empresa finalizou, há poucos dias, uma fusão de proporções internacionais, que a transforma na maior empresa de agronegócio do Brasil

Serviço

Janeiro Verde-Piscina: campanha alerta sobre a prevenção do câncer de Colo de Útero

A doença é a quarta maior causa de morte de mulheres no Brasil, mas tem cura se diagnosticada e tratada em suas fases iniciais


Música

Álbum "Raízes", de Negra Li, foi eleito o 2º melhor disco de 2018

Em uma votação popular, o disco "Raízes", de Negra Li, foi eleito o 2º melhor do ano entre 50 indicados pelo portal Red Bull de música.


Sanidade

Presidente da Adapec assina portaria desburocratizando serviços na realização de leilões cadastrados

A portaria também autoriza que os responsáveis técnicos dos leilões possam constituir equipes de auxiliares que ajudarão na realização do evento.


Nutrição

Coach brasileira Gabi Lodewijks entre as finalistas de prêmio de empreendedorismo na Holanda


Educação

Unitins oferece 140 vagas em 12 turmas de cursos de graduação por meio do Sisu


Preço Abusivo

Procon realiza pesquisa e identifica diferença de até 145% em material escolar


Serviço

IEL oferece 22 vagas de estágio remunerado em Palmas e Porto Nacional


Brasil

Movimento do Comércio cresce 1,8% em 2018, diz Boa Vista


Educação

Estudantes da Escola Frederico Pedreira acompanham o eclipse lunar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira