Monday, 21 de May de 2018

Monday, 21 de May de 2018

SAÚDE


Palmas

Saiba como a sua consulta e exame são agendados na Rede de Saúde de Palmas

12 Sep 2017

Redação Semus

Você sabia que uma série de serviços oferecidos na rede pública de saúde de Palmas passam pela Central de Regulação? Quando o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) é atendido em um dos Centros de Saúde da Comunidade da Capital e o profissional que realizou o atendimento solicita um exame ou consulta com especialista, essa solicitação é inserida no Sistema Nacional de Regulação, o SisReg.
 
A partir daí, o médico regulador, por meio da regulação formativa, analisa a solicitação e, de acordo com o diagnóstico clínico, ele autoriza, devolve ou nega a solicitação. Quando é agendada a consulta e autorizado o exame, o setor de call center, criado em 2015, entra em contato com o usuário e o informa sobre o dia, horário e local do atendimento.
 
Foi o que aconteceu com a pedagoga Keytianne Oliveira atendida no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Martins (Arse 122). Ao chegar ao centro de saúde, Keytianne passou pela triagem e foi atendida pelo clínico geral que a examinou e constatou a necessidade de encaminhá-la para o médico especialista em Gastroenterologia. "Eu passei pela avaliação inicial de um enfermeiro e do clínico geral e, como estava sentindo dores abdominais, o médico me encaminhou para um profissional especializado", conta a pedagoga explicando que, posteriormente, recebeu uma ligação da Central de Regulação informando o dia, horário e local da consulta com o médico gastroenterologista.
 
A Central de Regulação tem como objetivos a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS, garantindo o acesso baseado em protocolos, classificação de risco e demais critérios de priorização. Com a regulação formativa, os médicos especialistas qualificam as solicitações geradas pelos profissionais da atenção primária, reduzindo a demanda de consultas e exames.
 
"Um exemplo que podemos citar é a demanda por consultas de neurologia, no qual o especialista vem capacitando os médicos dos centros de saúde para atuar em casos de cefaléia e fazer encaminhamentos em casos mais sérios", exemplifica a gerente da Regulação em Saúde, Bruna Boaventura.
 
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza consultas para 26 especialidades e 45 tipos de exames/procedimentos.
 
Saiba mais

O SisReg é um sistema web, fornecido pelo Ministério da Saúde de forma gratuita, que gerencia solicitações de consultas, exames e procedimentos, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização dos recursos.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

3

PARABÉNS!
PARABÉNS!

8

BOM
BOM

7

AMEI!
AMEI!

5

KKKK
KKKK

4

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Kátia Abreu: “vou fechar a torneira da corrupção para devolver o dinheiro do povo”

Candidata recebe apoio em Pedro Afonso e Itacajá ao apresentar propostas para desenvolvimento e combate à pobreza

Eleições 2018

“Salvadores da pátria levaram TO à bancarrota”, diz Carlesse

“Os que de fato lutam para melhorar o Estado estão aqui, nesse palanque, porque acreditam em um projeto de estabilidade. Que lutam por um Tocantins melhor para todos”, disse, sobre seus aliados.



Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas

Apurou-se que as ameaças se intensificaram e a vítima, coagida e intimidada, aceitou entregar a quantia de R$ 300,00


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins

Vicentinho Alves demonstrou preocupação com as contas públicas e destacou a necessidade do governo do Estado “não gastar mais do que arrecada”.


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar

A solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 17, contou com a presença da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar


Campanha

Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil


Festival

Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro


Mário Lúcio

“Entendo que só a política séria pode melhorar a vida das pessoas”, diz Mário Lúcio na TV em Araguaína



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira