Palmas, 20/11/2017

Saúde

Palmas

Saiba como a sua consulta e exame são agendados na Rede de Saúde de Palmas

  • Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza consultas para 26 especialidades e 45 tipos de exames/procedimentos

Cleia Gomes

Saiba como a sua consulta e exame são agendados na Rede de Saúde de Palmas



Redação Semus

Você sabia que uma série de serviços oferecidos na rede pública de saúde de Palmas passam pela Central de Regulação? Quando o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) é atendido em um dos Centros de Saúde da Comunidade da Capital e o profissional que realizou o atendimento solicita um exame ou consulta com especialista, essa solicitação é inserida no Sistema Nacional de Regulação, o SisReg.
 
A partir daí, o médico regulador, por meio da regulação formativa, analisa a solicitação e, de acordo com o diagnóstico clínico, ele autoriza, devolve ou nega a solicitação. Quando é agendada a consulta e autorizado o exame, o setor de call center, criado em 2015, entra em contato com o usuário e o informa sobre o dia, horário e local do atendimento.
 
Foi o que aconteceu com a pedagoga Keytianne Oliveira atendida no Centro de Saúde da Comunidade Valéria Martins (Arse 122). Ao chegar ao centro de saúde, Keytianne passou pela triagem e foi atendida pelo clínico geral que a examinou e constatou a necessidade de encaminhá-la para o médico especialista em Gastroenterologia. "Eu passei pela avaliação inicial de um enfermeiro e do clínico geral e, como estava sentindo dores abdominais, o médico me encaminhou para um profissional especializado", conta a pedagoga explicando que, posteriormente, recebeu uma ligação da Central de Regulação informando o dia, horário e local da consulta com o médico gastroenterologista.
 
A Central de Regulação tem como objetivos a organização, o controle, o gerenciamento e a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS, garantindo o acesso baseado em protocolos, classificação de risco e demais critérios de priorização. Com a regulação formativa, os médicos especialistas qualificam as solicitações geradas pelos profissionais da atenção primária, reduzindo a demanda de consultas e exames.
 
"Um exemplo que podemos citar é a demanda por consultas de neurologia, no qual o especialista vem capacitando os médicos dos centros de saúde para atuar em casos de cefaléia e fazer encaminhamentos em casos mais sérios", exemplifica a gerente da Regulação em Saúde, Bruna Boaventura.
 
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza consultas para 26 especialidades e 45 tipos de exames/procedimentos.
 
Saiba mais

O SisReg é um sistema web, fornecido pelo Ministério da Saúde de forma gratuita, que gerencia solicitações de consultas, exames e procedimentos, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização dos recursos.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus