Thursday, 24 de January de 2019

SAÚDE


GPWeb

Saúde adota GPWeb para melhorar o planejamento estratégico das ações

01 Dec 2017

Redação Semus 
 
Desde o mês de junho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está em processo de implantação, em toda a rede de saúde, do sistema GPWeb, que norteia o planejamento estratégico da gestão. O GPWeb é uma ferramenta de Comando e Controle, nos níveis estratégico, tático e operacional que se utiliza das boas práticas do mercado.

Na primeira fase do trabalho ocorreram várias oficinas com os técnicos do órgão para definir a base do planejamento como: missão, visão e valores. De acordo com a coordenadora da Área Estratégica, Bruna Frota Mourão, a intenção é estruturar o processo de desenvolvimento de um projeto com foco específico em objetivos e metas. "O planejamento embasa toda tomada de decisão e uma melhor capacidade de administração, tendo consciência que é necessário prever mudanças durante o percurso e se organizar de forma adequada para que atinjam os objetivos", explica.

Na sequência da implantação, foram definidas as diretrizes e objetivos estratégicos, por meio de escuta, oficinas e estudos com os trabalhadores da saúde. Bruna lembra que essa fase foi de suma necessidade, pois é ela que aponta o destino e as ações macro que serão realizadas.

Após a etapa de definição de diretrizes e objetivos, houve escuta e participação de todos os setores da secretaria, perpassando em todas as áreas e também da população por meio das audiências públicas. Com a junção de todo esse material foram definidas as Metas Gerais da Semus, são elas que vão nortear a execução dos Planos de Ação.

A quarta fase do planejamento foi a construção dos Planos de Trabalho Integrado (PTI), que contemplam todos os Planos de Ação de cada setor. Esse trabalho de implantação do PTI está sendo construído junto com os servidores no Centros de Saúde da Comunidade, Grupos Condutores e áreas da gestão. Há uma equipe da área estratégica da Semus, visitando os centros, juntamente com representantes da atenção primária, para implantação e construção deste Plano.

Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, essa mentalidade e implantação de planejamento estratégico é realizada em grandes instituições, consolidando assim, toda a execução de atividades posteriores. "Com a efetivação do planejamento elaborado desta forma, espera-se uma melhor organização no serviço Municipal de Saúde, realizando um Plano com acesso mais facilitado ao usuário e garantindo uma melhor gestão do cuidado".

Paralelamente a esse trabalho, está sendo alinhado a todos os servidores participantes do Plano Municipal de Educação Permanente (PMEPS), uma visão de planejamento. Apresentando a Missão, Visão e Valores, ofertando oficinas com ferramentas de gestão.

O que é o GPWeb

Foi desenvolvido em 2008, sendo aprimorado desde então. Nasceu no meio militar, utilizada por várias instituições no Brasil, em Palmas, apenas algumas: Secretaria da Fazenda do Estado, Poder Judiciário do Tocantins, Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins– (TRE-TO), e agora a Secretaria Municipal de Saúde.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

25

PARABÉNS!
PARABÉNS!

26

BOM
BOM

25

AMEI!
AMEI!

31

KKKK
KKKK

41

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

34

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

11

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Investimentos no Estado

Governador Carlesse e executivos da Suzano Celulose debatem investimentos da empresa no Estado

Empresa finalizou, há poucos dias, uma fusão de proporções internacionais, que a transforma na maior empresa de agronegócio do Brasil

Serviço

Janeiro Verde-Piscina: campanha alerta sobre a prevenção do câncer de Colo de Útero

A doença é a quarta maior causa de morte de mulheres no Brasil, mas tem cura se diagnosticada e tratada em suas fases iniciais


Música

Álbum "Raízes", de Negra Li, foi eleito o 2º melhor disco de 2018

Em uma votação popular, o disco "Raízes", de Negra Li, foi eleito o 2º melhor do ano entre 50 indicados pelo portal Red Bull de música.


Sanidade

Presidente da Adapec assina portaria desburocratizando serviços na realização de leilões cadastrados

A portaria também autoriza que os responsáveis técnicos dos leilões possam constituir equipes de auxiliares que ajudarão na realização do evento.


Nutrição

Coach brasileira Gabi Lodewijks entre as finalistas de prêmio de empreendedorismo na Holanda


Educação

Unitins oferece 140 vagas em 12 turmas de cursos de graduação por meio do Sisu


Preço Abusivo

Procon realiza pesquisa e identifica diferença de até 145% em material escolar


Serviço

IEL oferece 22 vagas de estágio remunerado em Palmas e Porto Nacional


Brasil

Movimento do Comércio cresce 1,8% em 2018, diz Boa Vista


Educação

Estudantes da Escola Frederico Pedreira acompanham o eclipse lunar



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira