Wednesday, 17 de October de 2018

SAÚDE


GPWeb

Saúde adota GPWeb para melhorar o planejamento estratégico das ações

01 Dec 2017

Redação Semus 
 
Desde o mês de junho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está em processo de implantação, em toda a rede de saúde, do sistema GPWeb, que norteia o planejamento estratégico da gestão. O GPWeb é uma ferramenta de Comando e Controle, nos níveis estratégico, tático e operacional que se utiliza das boas práticas do mercado.

Na primeira fase do trabalho ocorreram várias oficinas com os técnicos do órgão para definir a base do planejamento como: missão, visão e valores. De acordo com a coordenadora da Área Estratégica, Bruna Frota Mourão, a intenção é estruturar o processo de desenvolvimento de um projeto com foco específico em objetivos e metas. "O planejamento embasa toda tomada de decisão e uma melhor capacidade de administração, tendo consciência que é necessário prever mudanças durante o percurso e se organizar de forma adequada para que atinjam os objetivos", explica.

Na sequência da implantação, foram definidas as diretrizes e objetivos estratégicos, por meio de escuta, oficinas e estudos com os trabalhadores da saúde. Bruna lembra que essa fase foi de suma necessidade, pois é ela que aponta o destino e as ações macro que serão realizadas.

Após a etapa de definição de diretrizes e objetivos, houve escuta e participação de todos os setores da secretaria, perpassando em todas as áreas e também da população por meio das audiências públicas. Com a junção de todo esse material foram definidas as Metas Gerais da Semus, são elas que vão nortear a execução dos Planos de Ação.

A quarta fase do planejamento foi a construção dos Planos de Trabalho Integrado (PTI), que contemplam todos os Planos de Ação de cada setor. Esse trabalho de implantação do PTI está sendo construído junto com os servidores no Centros de Saúde da Comunidade, Grupos Condutores e áreas da gestão. Há uma equipe da área estratégica da Semus, visitando os centros, juntamente com representantes da atenção primária, para implantação e construção deste Plano.

Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, essa mentalidade e implantação de planejamento estratégico é realizada em grandes instituições, consolidando assim, toda a execução de atividades posteriores. "Com a efetivação do planejamento elaborado desta forma, espera-se uma melhor organização no serviço Municipal de Saúde, realizando um Plano com acesso mais facilitado ao usuário e garantindo uma melhor gestão do cuidado".

Paralelamente a esse trabalho, está sendo alinhado a todos os servidores participantes do Plano Municipal de Educação Permanente (PMEPS), uma visão de planejamento. Apresentando a Missão, Visão e Valores, ofertando oficinas com ferramentas de gestão.

O que é o GPWeb

Foi desenvolvido em 2008, sendo aprimorado desde então. Nasceu no meio militar, utilizada por várias instituições no Brasil, em Palmas, apenas algumas: Secretaria da Fazenda do Estado, Poder Judiciário do Tocantins, Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins– (TRE-TO), e agora a Secretaria Municipal de Saúde.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

21

BOM
BOM

14

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

31

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados

Hospital de Amor

Emendas parlamentares para Hospital de Amor são destacadas em evento do Outubro Rosa

Na abertura do evento, a arquiteta Mônica Avelino apresentou o projeto arquitetônico e as etapas do hospital.



SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa

O ato de nomeação do governador Mauro Carlesse (PHS) foi publicado nessa terça-feira, 16, no Diário Oficial do Estado


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo

O ex-prefeito teve seus direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, além da perda de função pública, proibição de contratar com o Poder Público e pagamento de multa no valor de 10 vezes o salário recebido enquanto era prefeito de Santa Rita do T


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira