Sunday, 25 de February de 2018

Sunday, 25 de February de 2018

SAÚDE


Janeiro Roxo

Secretaria da Saúde divulga programação para Janeiro Roxo

12 Jan 2018

Fernanda Veloso/Governo do Tocantins

O Janeiro Roxo tem o objetivo de reforçar o compromisso de controlar a hanseníase, além de promover o diagnóstico e o tratamento correto da doença, a mobilização busca também desfazer preconceitos que muitas vezes prejudicam o diagnóstico preventivo da doença. O dia mundial da campanha acontece sempre no último domingo do mês de janeiro, sendo lembrado em 2018, no dia 28 e têm como tema escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) "Todos contra a Hanseníase".

Para a assessora da hanseníase, da Secretaria de Estado da Saúde, Suen Oliveira Santos, além de alertar a população, o dia mundial de combate a hanseníase é importe também para os profissionais de saúde. "O dia mundial de combate a hanseníase é uma data importante para atentar os profissionais de saúde e gestores quanto a necessidade de desenvolver ações que integrem a mobilização e a assistência como estratégia para ampliar a detecção de casos  de hanseníase. E assim alertar a população quanto aos sinais e sintomas, tratamento e importância de examinar os contatos", disse.

Nos dias 21 e 22 de janeiro será realizado um mutirão de cirurgias no Hospital Geral de Palmas (HGP) e Hospital Regional de Paraíso. Do dia 29 janeiro ao dia 3 de fevereiro, o HGP vai intensificar as consultas ambulatórias de hanseníase, com sete consultórios atendendo casos exclusivos de hanseníase.

No dia 29 de janeiro será lançado o Plano de ação para enfrentamento da doença, que segundo a assessora da hanseníase, abrange toda a linha de cuidado do paciente. "Ele abrange desde a atenção básica (porta de entrada) onde é feito o diagnóstico, acompanhamento, tratamento do usuário, perpassando pela média e alta complexidade, vigilância em saúde, informação, comunicação e educação", disse Suen.

No dia 6 de fevereiro e Estado do Tocantins irá receber a carreta da NOVARTIS disponibilizada em parceria com o Ministério da Saúde, com um laboratório de diagnóstico da hanseníase e distribuição de remédio para o tratamento da doença. A carreta vai passar por municípios para reforçar o diagnóstico da doença.

Dados

Em 2016, o Tocantins teve um total de 1585 casos diagnosticados no Estado, sendo 1327 casos novos. Os municípios que mais apresentaram casos foram: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso, São Valério da Natividade, Porto Nacional, Colinas, Guaraí, Santa Fé do Araguaia e Augustinópolis.

Já em 2017, o Tocantins apresenta um total de 1.411 casos diagnosticados, sendo 1.144 casos novos. Os municípios que apresentam maior número de caos até o momento são: Palmas, Araguaína, Santa Fé do Araguaia, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Gurupi, Colinas, Recursolândia, Almas e Marianópolis.

Detecção e tratamento

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória, que tem como agente etiológico o Mycobacterium leprae. A doença acomete principalmente pele e nervos e sua transmissão se dá pelas vias aéreas superiores por meio de contato próximo e prolongado de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com uma pessoa doente sem tratamento.

A doença tem cura, e todo o tratamento é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  A investigação dos contatos domiciliares e sociais das pessoas acometidas pela doença é a principal estratégia para a interrupção da cadeia de transmissão.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

6

PARABÉNS!
PARABÉNS!

6

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

5

KKKK
KKKK

6

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


PDRIS

Marcelo Miranda entrega trechos de rodovias recuperadas no norte do Estado

Foram entregues, nesta etapa, 176,76 km de rodovias recuperadas pelo Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS)

Mulheres

Mulheres poderão participar de cursos para aprender fazer reparos, manuseio de ferramentas e uso de máquinas elétricas

Oficinas em comemoração ao Dia da Mulher são oferecidas de graça pela Ferpam; inscrições vão até o dia 06 de março


Concurso

Vencedores de concurso de redação, filhos de moradores do Residencial Lago Sul I, ganharão bicicletas

Crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, filhos dos moradores do Residencial Lago Sul I, estão participando do I Concurso de Redação promovido pela Secretaria Municipal de Habitação com tema “O Meio Ambiente do Meu Condomínio”


Saúde

Deputados mobilizam-se para evitar perda de recursos na Saúde

Com a avocação, o projeto será incluído na ordem do dia da próxima sessão ordinária, prevista para a manhã desta quinta-feira, 22, e deve ser aprovado com facilidade para que o Estado não seja punido pelo governo federal


Tocantins

Tocantins recebe oficinas de formação do projeto Formação para o Controle Social no SUS


Unitins

Unitins comemora 28 anos com consolidação em três regiões do Estado


TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira