Thursday, 01 de October de 2020

SAÚDE


Palmas

Serviço de Bariátrica do HGP leva qualidade de vida a pacientes

02 Jun 2019
Serviço de Bariátrica do HGP leva qualidade de vida a pacientes

A obesidade é um dos graves problemas de saúde pública  enfrentados pelo homem no mundo  moderno. No Tocantins, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) contam com o Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) que possui uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, endocrinologistas. Estes profissionais possuem uma atuação muito importante do pré ao pós-operatório; só em 2018,  foram 30 cirurgias e neste ano até agora 15 procedimentos.

O coordenador da equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), Jorge Zeve ressalta que aproximadamente 50% da população brasileira  tem excesso de peso e quase 20%  possui obesidade. “Os pacientes que tem obesidade genética possuem diversos  fatores que facilitam o ganho de peso. Nestes casos se a pessoa  já realizou  tratamentos clínicos e não obteve sucesso, a cirurgia bariátrica é indicada para uma melhoria da qualidade de vida, das diversas doenças associadas, além de questões sociais enfrentadas durante a rotina. É importante ressaltar que após o procedimento,  o usuário precisa seguir  a orientação do setor de nutrição, realizar atividades físicas, ou seja, mudar seus hábitos para intensificar o resultado do tratamento proposto e realizado pela equipe multidisciplinar do HGP, explicou.

A fisioterapeuta Mariley Benitez Falqueiro explica o serviço oferecido aos pacientes que envolvem mudança de hábitos e boa capacidade de respiração.  “O usuário realizará cirurgia e precisa ser acompanhando com orientações com relação à mudança do seu estilo de vida,  reeducação alimentar, mental e física para ter uma boa capacidade pulmonar. Damos suporte para os usuários não desanimarem e não perderem o foco. No decorrer das sessões eles vão mudando seus hábitos.  É uma vitória para o paciente e para nós, como profissionais, é muito gratificante!” concluiu.

Segundo o diretor administrativo do HGP, Leonardo Toledo é um trabalho que foca a qualidade de vida. “Nossa unidade possui uma equipe multiprofissional compromissada e qualificada que acolhe estes pacientes. É uma satisfação poder ofertar um serviço de busca qualidade de vida para nossos pacientes”,  destacou.

Depoimentos
Residente no município de Fátima, Ariely Naves fala da expectativa. “É a primeira vez que estou vindo, a minha expectativa é muito grande. Já passei pela  consulta e agora iniciei a participação nas reuniões. A gente se sente mais confiante com o apoio desta equipe multiprofissional neste momento. Meu sonho é ter  qualidade de vida e saúde”, afirmou.

A professora Vanuza Ribeiro Santana buscou ajuda quando viu que sozinha não conseguiria resolver o problema da obesidade. Ela recebe todo o suporte durante este período de preparação antes do procedimento.  “Eu precisava de orientações para mudar meus hábitos. Aqui a equipe nos acolhe com tanto carinho, nos cumprimenta, até fora, eu gosto do atendimento do HGP, é uma família", destacou.

A artesã Léia dos Santos Silva veio de Gurupi, há oito meses passou pela cirurgia. A paciente tinha 111 quilos, agora pesa 71 quilos,  menos 40 quilos e continua  participando das reuniões onde pode tirar dúvidas, receber orientações e  ressalta a mudança de vida. “Mudou tudo  fisicamente, esteticamente,  enfim a qualidade de vida. Meu esposo está com ciúmes, estou me sentindo maravilhosa. Nas compras de roupa, estou achando muito bom. Antes eu vestia 56 hoje  uso 38. Minhas fotos ficam ótimas, além da saúde.Estou  me amando mais”, declarou.

Comorbidades
Os obesos tem comorbidades que são doenças associadas à obesidade, são várias como diabetes, hipertensão, deslipidemia (colesterol anormalmente elevado ou gorduras  no sangue), problemas ortopédicos, apneia do sono, cerca de  13 tipos de cânceres que estão relacionados com a obesidade.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 597 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 206.289 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 68.003 casos confirmados. Destes, 51.924 pacientes estão recuperados, 15.140 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 939 pacientes foram a óbito.

Infraestrutura

Vice-governador Wanderlei Barbosa apresenta projetos de infraestrutura no encerramento do 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

No encontro virtual o Vice-governador falou sobre a infraestrutura da região


Salários

Governo do Tocantins mantém pagamento dos servidores em dia e quita folha nesta quinta-feira, 1º

Com investimento de R$ 324.809.913,17, o Governo do Tocantins vem honrando o compromisso com o servidor, quitando a folha no 1° dia útil do mês subsequente ao trabalhado.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira