Thursday, 18 de July de 2019

SAÚDE


Sepsi

Serviço de Psicologia realiza mais de 5 mil atendimentos anualmente

29 Mar 2019    20:40
Serviço de Psicologia realiza mais de 5 mil atendimentos anualmente

“Estar em clínica promoveu em mim a capacidade de lidar com a dor do outro, transformou a minha forma de compreensão das relações e me sensibilizou o olhar. Foi uma oportunidade única de desconstrução”, afirma a egressa do curso de Psicologia Evelly Silva.

A profissional que teve a oportunidade de atender em clínica no Serviço-Escola de Psicologia (Sepsi) durante um ano relata que nesse tempo, pôde experienciar atendimentos familiares, de casal, individuais, grupais, institucionais e realizar avaliações psicóloga e neuropsicológica supervisionadas. “Atendi crianças, adolescentes e adultos e todas essas experiências só foram possíveis devido as diversas possibilidades de atendimento ofertados pelo serviço”, afirma.

Coordenado e conduzido pelo curso de Psicologia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), o Sepsi contribui com serviços gratuitos há 14 anos na promoção de saúde pública da capital, afirmando assim a responsabilidade social que a instituição possui também na área da Psicologia.

No último ano, quase 1.500 pessoas foram atendidas no Sepsi, e realizados mais de 5 mil atendimentos supervisionados por docentes nas modalidades de psicoterapia individual, de casal, familiar, em grupo (pais, crianças, adolescentes, habilidades sociais, entre outros), orientação profissional, avaliação psicológica e neuropsicológica.

“Semestralmente uma equipe de mais de 200 pessoas, entre elas coordenadores, professores, estagiários e alunos, atuam na oferta destes serviços psicológicos gratuitos à comunidade que podem ser realizados por encaminhamentos, sejam internos ou externos”, explica a coordenação do projeto. A coordenadora Fernanda Gomes de Oliveira explica que o projeto sustenta a formação profissional dos acadêmicos, bem como auxilia na execução das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A egressa do curso Evelly comenta: “estar em clínica foi um exercício diário de empatia e a oportunização de superação dos meus próprios desafios e até de reconhecer muitas das minhas potencialidades”.

A psicóloga reflete que ter estagiado no Sepsi a fortaleceu. “Ampliou em mim a capacidade de resiliência e me deixou mais confiante para enfrentar os desafios no mercado de trabalho. Sinto que a minha formação não seria a mesma sem essa vivência e sou muito grata por ter tido tantas experiências no Sepsi”, conclui.

Para a acadêmica de Psicologia Laryssa Araújo, apesar da preparação qualificada ao decorrer do curso quanto à teoria, é somente através da prática que os acadêmicos conseguem se tornar profissionais (em formação) experientes.

“E é o Sepsi que nos oportuniza isso. Ele é o único serviço-escola de Psicologia da cidade, tem um número expressivo de atendimentos e é reconhecido de tal forma, que recebe diariamente encaminhamentos de muitas instituições, até mesmo relativos a demandas que os serviços (públicos e privados) não conseguem dar o suporte necessário”, pontua a aluna.

Serviço-Escola de Psicologia
O Sepsi está situado no Núcleo de Atendimento à Comunidade (Nac) do Ceulp/Ulbra localizado na Avenida JK, quadra 108 norte, alameda 12, lote 10. Os atendimentos são realizados por meio de encaminhamentos (interno e externo) e por demanda espontânea de segunda a sexta-feira no horário de 8h às 18h e aos sábados de 8h às 12h. A comunidade pode entrar em contato com o Serviço pelo telefone (63) 3223-2016 ou e-mail: sepsi@ceulp.edu.br.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário

Em Rio dos Bois, oito famílias da agricultura familiar beneficiadas com o programa vivem da produção própria de mandioca, arroz, feijão, banana e hortaliças; criam gado, suínos e ovinos.


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP

Um bebê de 4 meses e uma criança de 7 anos de idade, vítimas de acidente gravíssimo na TO-040, foram trazidas para o HGP. Estado de saúde delas é estável.


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)

Doceira famosa pelo biscoito Amor Perfeito teve trajetória registrada em mini documentário produzido pela BRK Ambiental e foi aplaudida em exibição para população da cidade


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente


Formação

Unitins traz Viviane Mosé para evento de qualificação de professores


Luto

Morre a Auditora Fiscal Elizabeth Leda, aos 73 anos


Norte do TO

Polícia Civil prende mais um suspeito de participar de homicídio de adolescente em Araguaína


Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira