Thursday, 09 de July de 2020

SAÚDE


Saúde

Sesau prepara municípios para controle da meningite

25 Sep 2012

Diante do surto de meningite na cidade de Balsas (MA), a Sesau - Secretaria de Estado da Saúde realiza uma ação concentrada em Araguaína e nos municípios tocantinenses que fazem divisa com a região para fortalecer as ações de prevenção à meningite entre a população. A ação acontece nessa região por considerá-la uma área de risco. Mas, em reconhecimento que aquela região não seja a única porta de entrada de casos no Tocantins, a Sesau está reforçando o alerta para todos os municípios do Estado.

A orientação é que quando for detectado algum caso suspeito e/ou confirmado, o município deve prestar e/ou encaminhar o paciente a um serviço de assistência hospitalar. Além da busca pelos contatos íntimos para realizar quimiprofilaxia (meios para evitar contaminação e propagação da doença) nos casos de doença meningocócica (Neisseria) e nas meningites por Haemophilus, até 10 dias após exposição, com o intuito de evitar outros casos em parentes ou amigos próximos.

Para a diretora de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis da Sesau, Adriana Cavalcante, é fundamental que as equipes de vigilância epidemiológica dos serviços de saúde e dos municípios estejam atentas à ocorrência de casos suspeitos para instituir medidas de prevenção e controle em tempo oportuno.

"Recomendamos à população que evite aglomerações em ambientes fechados, a higiene corporal e do ambiente, evitar contado direto e exposição às gotículas de saliva do doente (eliminadas ao falar, tossir, espirrar, etc), além de manter os ambientes domiciliares, escolares e ocupacionais bem ventilados; manter o cartão de vacina atualizado para crianças de até dois anos e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde frente à suspeita da doença," orienta a diretora.


Meningite

Pessoas de qualquer idade são suscetíveis à meningite, por ser uma doença que é transmitida pelas vias aéreas. A transmissão se dá através de secreções respiratórias, sendo fundamental o contato íntimo com o doente, sendo que os sinais e sintomas são: febre alta, cefaléia intensa, vômitos, rigidez de nuca, confusão mental e sinais de irritação meníngea.


Vacina

As vacinas anti-meningocócica são sorogrupos específicas, sendo necessário o conhecimento do sorogrupo para indicar a vacinação. Assim, a indicação de vacinas anti-meningocócica de bloqueio é recomendada somente quando se verificar um aumento do número de casos de doença meningocócica para além do esperado em determinado local e época (surtos).


(Fonte: Agência Brasil)

COMPARTILHE:


Confira também:


"Guerra Justa"

Polícia Civil do Tocantins deflagra 2ª fase da Operação Guerra Justa

Estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e quatro de busca nos estados do Pará, Maranhão e Pernambuco.

Pandemia

Tocantins tem 439 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 13.440 casos no total, destes, 8.517 pacientes estão recuperados, 4.690 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 233 pacientes foram a óbito.



Biodiversidade

Tocantins inicia monitoramento do período reprodutivo 2020 do Pato mergulhão no Jalapão

O Governo do Tocantins tem o compromisso de cumprir o calendário de monitoramento da espécie, firmado com o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção ou do Patrimônio Espeleológico (PAN/ICMBio)


Covid-19

Governador vistoria instalações de hospital contratado para atender pacientes da Covid-19

Pavilhão contratado pelo Governo do Tocantins conta 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 60 leitos clínicos


Meio Ambiente

Governo do Tocantins suspende autorização para queima controlada até novembro

Portaria foi publicada no último dia 7; o aumento dos riscos de incêndios causado pela baixa umidade do ar, aumento da temperatura média no Estado e vegetação seca com grande potencial de queima são as justificativas para a proibição do uso do fogo no mane


Aprovação de Matérias

Assembleia encerra primeiro semestre após diversas matérias aprovadas


Paraído do TO

Bombeiros militares atuam em combate a incêndio em carga de madeira na BR-153


Desempenho

Tocantins alcança segundo lugar no ranking de monitoramento da Agência Nacional de Águas


Cultura

Prazo para cadastro de eleitores e candidatos ao Conselho de Cultura termina na sexta


Campus Party

Norte Agropecuário será apresentado em evento com participação de referências mundiais no debate da transformação tecnológica


Cronograma

Prevenção contra incêndios florestais para este ano está na fase final



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira