Sunday, 22 de July de 2018

Sunday, 22 de July de 2018

SAÚDE


Medicamentos

Sistema de gerenciamento em farmácias municipais possibilita maior rigor no controle de desperdício de medicamentos

05 Dec 2017

Lisane Braga/Governo do Estado

Possibilitar planejamento, mais rigor no controle da validade de medicamentos, administração de recurso financeiro, monitorar a dispensação e controlar o estoque de remédios oferecidos pelas farmácias municipais. Estas são as principais vantagens do Hórus, um programa de informação Ministério da Saúde, destinado ao registro de informações e utilização de medicamentos de programas  básico e estratégico.

Adepta ao sistema, a Secretaria de Estado da Saúde reuniu cerca de 40 profissionais atuantes em farmácias municipais do Estado, para treinamento e implantação do Hórus. A Capacitação acontece de 04 a 06 de dezembro, no laboratório do Ministério da Saúde, em Palmas.

Segundo a farmacêutica da Ses-TO, Lucy de Lara, após a oficina, os profissionais retornam aos seus municípios com a missão de implantação e alimentação contínua do sistema com receituários atendidos na Unidade Básica de Saúde, "e dessa forma contribuem para a melhoria da gestão e do controle relacionado aos medicamentos utilizados na atenção básica, diminuindo o desperdício e o vencimento de medicamentos nas unidades".

Ainda de acordo com a farmacêutica, após a implantação do sistema que é gratuito, as solicitações de medicamentos à Assistência Farmacêutica poderão ser online, sem necessidade de controle manual, o que contribui para a redução da burocracia no processo de requisição e abastecimento de medicamentos para o usuário do sistema único de saúde.

Fazem parte dos componentes básicos e estratégicos medicamentos para tratamento de diabetes, hanseníase, tuberculose, influenza, malária, tabagismo, anticoncepcionais, vitaminas, toxoplasmose, leishmaniose, entre outros.

O evento conta  com a participação do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica, da Vigilância Sanitária Estadual, do Conselho Federal de Farmácia, e da Superintendência de Vigilância, promoção e proteção à saúde.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

14

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

11

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Viver

Aulões gratuitos de dança animam Parque Cesamar neste fim de semana

As aulas serão oferecidas pelos professores de dança Aline Freitas e Marcos Paulo Barros, da Athletica Fitness Center.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira