Tuesday, 02 de June de 2020

SAÚDE


Farmácia Viva Comunitária

Técnicos da Saúde participam de oficina para implantação da Farmácia Viva Comunitária em Palmas

04 May 2018
Técnicos da Saúde participam de oficina para implantação da Farmácia Viva Comunitária em Palmas Boa parte das plantas oferece propriedades medicinais que trazem benefícios à saúde

A rede municipal de saúde da Capital vem trabalhando desde o ano passado para implantação de uma Farmácia Viva Comunitária, que seja utilizada pela comunidade como tratamento alternativo na recuperação de alguns problemas de saúde pela população.

Para ampliar o planejamento, os residentes de Farmácia do Programa Integrado de Residência Multiprofissional da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e os alunos do curso de Farmácia do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) - que atuam na iniciação científica sobre a inserção e o fortalecimento da fitoterapia como opção terapêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) - irão participar de roda de conversa com o farmacêutico e coordenador do Núcleo de Farmácia Viva de Brasília (DF), Nilton Netto Júnior. O encontro acontece no complexo laboratorial da universidade, nesta sexta-feira, 04, às 15 horas, em Palmas, durante a Semana Acadêmica do Curso de Farmácia da Ulbra.

Coordenadora da implantação da Farmácia Viva na Capital, a enfermeira Gilmara Reis acredita que através de cursos e encontros como este, será possível à transferência de técnicas próprias e adequadas para o êxito do projeto. “É muito interessante este intercâmbio com atores que já vivenciaram este processo”, relata acrescentando que a programação de Palmas visa reunir “a comunidade de várias regiões da cidade para ministrar cursos sobre plantas medicinais, com orientação sobre cultivo, coleta, secagem, manipulação e formas de uso”, pontua.

Ainda de acordo com Gilmara, capacitar as pessoas para a identificação, cultivo e tratamento alternativo através das plantas medicinais será o primeiro passo. “Além da comunidade alvo do projeto, queremos também capacitar os profissionais da saúde e estudantes para que se tornem multiplicadores do conhecimento”, planeja.

Perfil do Palestrante

Farmacêutico graduado pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Ciências da Saúde - área de concentração de produtos naturais - pela Universidade de Brasília e especialista em Farmacologia Clínica pela Organização de Farmacêuticos Ibero Latino-americanos. Possui experiência de 26 anos na gestão de Farmácia Viva junto à Unidade Pública de Saúde e experiência de 18 anos como docente universitário nas áreas de farmacognosia e fitoterapia.

É servidor público efetivo da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, onde chefia o Núcleo de Farmácia Viva. Também atua como professor do Curso de Farmácia do Centro Universitário Euroamericano de Brasília. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas, onde ocupa a cadeira de nº 24 e Comendador Farmacêutico, título honorífico concedido pelo Conselho Federal de Farmácia. Por duas vezes foi condecorado com a Honra ao Mérito Farmacêutico pelo Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal. É Membro da Farmacopeia Brasileira e do Grupo de Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia.

(De acordo com informações do portal de notícias da Prefeitura de Palmas)

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Campanha de vacinação contra Influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho

Meta tocantinense é vacina 375.628 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários

Pandemia

Tocantins confirma 175 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 4.345 casos no total, destes, 1.431 pacientes estão recuperados, 2.838 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 76 pacientes foram a óbito.



Violência Sexual

Cidadania e Justiça alerta para a preocupante redução das denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes

Diminuição no número de denúncias preocupa órgãos de defesa das crianças e dos adolescentes no cenário atual de pandemia do novo Coronavírus, quando as crianças estão convivendo mais com seus possíveis violadores


Pandemia

Unidades da Segurança Pública realizam higienização preventiva para o combate da Covid-19

O secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, assegurou que as medidas de higienização continuarão sendo realizadas enquanto houver risco de contaminação pela Covid-19.


Coronavírus

Lacen recebe doações da Embrapa Pesca e Aquicultura para aumentar diagnósticos da Covid-19

Várias entidades públicas e privadas entram na luta contra a Covid-19, no Tocantins, a Embrapa empresta equipamento para ampliar diagnósticos.


Pela Web

Sebrae e Prefeitura de Palmas realizam Audiência Pública do Plano Municipal de Turismo


100% Digital

Agroecologia e Desenvolvimento sustentável são abordados na Agrotins 2020 100% Digital


SES

Secretaria de Estado da Saúde emite nota técnica sobre testes rápidos da Covid-19 em farmácias


Segurança

Secretaria da Segurança Pública entrega nova sede administrativa e operacional do Ciopaer


Pandemia

Tocantins abre credenciamento para empresas que ofereçam serviços de leitos de UTI


Campo

Realização da Agrotins 2020 100% Digital é marco na comunicação do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira