Tuesday, 11 de December de 2018

SAÚDE


Saúde

Tempo quente e seco exige mais cuidados com a saúde, orienta especialista

11 Jul 2018    12:47    alterado em 11/07 às 12:48
ASCOM/Divulgação Tempo quente e seco exige mais cuidados com a saúde, orienta especialista Altas temperaturas em Palmas exigem cuidados com a saúde

No período de tempo mais seco, com altas temperaturas durante o dia e baixa umidade do ar, se torna mais comum os incômodos com irritação na garganta, no nariz e nos olhos. O desconforto é ainda maior para pessoas que já têm doenças respiratórias como asma, rinite alérgica ou bronquite crônica, que ficam propensas ao agravamento dos quadros. Em tempos assim, é preciso redobrar os cuidados para evitar esses problemas mais sérios com a saúde. 

 

A médica pediatra e especialista em Saúde da Família e Comunidade Gecilda Cavalcante explica algumas atitudes em prol da saúde. A especialista lembra que o clima seco favorece a manutenção dos poluentes no ar, o que potencializa os danos à saúde. As vias aéreas são uma das partes do nosso corpo mais sensíveis a essas variações climáticas, observa a médica. “O ar tem que chegar ao pulmão a uma temperatura de 36ºC, com umidade de 60%. Em dias secos, o nariz tem que trabalhar muito para garantir que o ar fique nessas condições”, orienta.


A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz. A médica frisa que o ideal é escolher as soluções fisiológicas, que tem a mesma concentração dos líquidos corporais, e não apenas usar água pura ou soro caseiro.

 

Previsão

 

A Defesa Civil Municipal de Palmas alerta para baixa umidade do ar em toda cidade nos próximos meses e a previsão para esta quarta-feira, 11, é máxima de 53% e mínima de 33%.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal da umidade relativa do ar deve ser acima dos 60%. “Se estiver muito ruim, o ideal é postergar para outro dia. Mesmo em ambientes fechados, dentro de casa ou da academia, o ar também vai estar seco”, diz Gecilda.

 

A previsão para Palmas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para os próximos dias é de temperatura mínima oscilando entre 21°C à 37º C. Entre as dicas está a de evitar fazer exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; permanecer em locais protegidos do sol e em áreas com vegetação; consumo de água à vontade e não atear fogo em lixo ou outros materiais.

 

Vaporizadores 

 

Em dias muito secos, pode-se recorrer também aos vaporizadores, principalmente na hora de dormir. Mas é importante cuidar para que o ambiente não fique úmido demais, de modo que favoreça o crescimento de fungos. A especialista lembra que a água do vaporizador deve estar sempre bem limpa, para não contaminar e aumentar o número de bactérias no ambiente.

 

A bacia de água ou a toalha úmida no quarto são opções mais seguras. Outra opção mais sofisticada são os umidificadores de ar em que é possível regular a umidade. Neste caso, o ideal é programar a umidade para ficar entre 55% e 60%.

 

 

Cuidados com os olhos

 

Quando o clima está seco, as lágrimas também evaporam mais, o que faz com que as pessoas tenham a sensação de olho seco. O olho seco fica mais vulnerável a alergias e a conjuntivites. O ar condicionado agrava ainda mais a situação.

 

Para aliviar a secura dos olhos, a médica recomenda que as pessoas usem colírios do tipo lágrima artificial. “As lágrimas artificiais não necessitam de prescrição. O que acontece nesses períodos é que muitas pessoas lançam mão do colírio que têm em casa. Aumenta automedicação com colírios vasoconstritores, que têm princípios ativos que, usados indiscriminadamente, até ressecam mais o olho”, fala Dra Gecilda. Outras dicas do médico são evitar coçar os olhos e higienizar bem as mãos antes de tocar os olhos, no caso das pessoas que usam lentes de contato. 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

28

PARABÉNS!
PARABÉNS!

31

BOM
BOM

25

AMEI!
AMEI!

27

KKKK
KKKK

27

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

29

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

22

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Tempo seco cuidados saude

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira