Sunday, 25 de October de 2020

SAÚDE


Tocantins

Tocantins alcança 100% de adesão a Programa Nacional de Melhoria da Atenção Básica

01 Feb 2016

O Tocantins é um dos oito estados brasileiros que alcançaram 100% de adesão no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), ou seja, todos os 139 municípios tocantinenses aderiram ao programa. Além do Tocantins, o Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pernambuco também conseguiram total adesão.
 
O principal objetivo do PMAQ-AB é induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e local, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à atenção básica em saúde. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes.
 
A gerente das Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários da Sesau, Gilian Cristina Barbosa, cita exemplos de estratégias de qualificação e destaca que quando o gestor adere ao programa ele também realiza a contratualização, pactuando metas para o desenvolvimento de ações. "Temos a instituição de um processo de autoavaliação das equipes permitindo um redirecionamento das ações para os pontos críticos e prioritários, a organização do processo de trabalho dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF) e o apoio institucional", afirmou.
 
A técnica explicou também que após a adesão os técnicos da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e apoiadora técnica do Ministério da Saúde realizaram oficina direcionada aos municípios, com o intuito de socializar as novidades do novo ciclo, além de mobilizar os gestores acerca da importância da adesão ao programa.
 
Para o secretário de Itapiratins, Renato Azevedo, o programa veio para reforçar os serviços prestados aos usuários. "O PMAQ - AB é um apoio financeiro e melhorou muito o desenvolvimento das ações de saúde no nosso município, tanto na parte administrativa quanto na atuação dos profissionais no atendimento a população", ressaltou.
 
O PMAQ é constituído das seguintes fases: Adesão e Contratualização, quando os municípios aderem e contratualizam as equipes, Certificação, na qual compreende a verificação in loco de padrões de acesso e qualidade, e a Recontratualização com o incremento de qualidade, ou seja, as equipe que obtiveram um bom desempenho passam a receber um incremento financeiro do Ministério da Saúde.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

TRE

Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira (23/10) visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel


Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira