Tuesday, 23 de October de 2018

SAÚDE


UPA

Trabalho de conscientização diminui fila de atendimento na UPA

14 Feb 2018    18:12
João Neto Trabalho de conscientização diminui fila de atendimento na UPA Após um extenso trabalho de conscientização, ​o número de pacientes "azuis" na UPA caiu significativamente

Por ser uma unidade de referência em urgência e emergência, a Unidade de Pronto Atendimento - UPA recebe pessoas acometidas por doenças com os mais variados graus de gravidade. Após a triagem, alguns pacientes são classificados com a cor azul, que indica nenhuma gravidade, por isso são direcionados para a Unidade Básica de Saúde - UBS, onde é realizado o agendamento da consulta.

 

A classificação por cores prioriza o atendimento aos pacientes mais graves, que são triados e recebem a cor vermelha, laranja ou amarela, na ordem.

 

Pacientes que buscam a UPA para realizar a troca de curativos, retirada de pontos, troca de sonda, busca de medicação com receitas médicas, queixas de dores antigas e crônicas, atestados médicos, exames de gravidez, dentre outros serviços, são orientados a buscar a UBS de referência do bairro onde mora.

 

Segundo Noeme Lopes, Assistente Social da UPA, houve um ostensivo programa de conscientização para a comunidade explicando que o paciente não precisa encarar filas para ser atendido, basta ligar no 0800 da Saúde (0800 641 2200) e agendar uma consulta.

 

Depois que o trabalho educativo foi iniciado, a quantidade de pacientes classificados com a cor Azul que procuravam a UPA caiu bastante.

 

“Antes eram tantos pacientes com pulseiras azuis que eles acabavam esperando da parte da manhã até o final da noite para serem atendidos. Agora são, no máximo, cinco por dia”, destacou a assistente social.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

60

PARABÉNS!
PARABÉNS!

58

BOM
BOM

64

AMEI!
AMEI!

54

KKKK
KKKK

66

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

37

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

48

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

UPA Saúde Conscientização

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Saúde

Bolsonaro e Haddad divergem sobre Mais Médicos e SUS

Conheça as propostas dos candidatos para a saúde


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira