Monday, 22 de April de 2019

SAÚDE


Palmas

´Unidade Móvel do Hemocentro coleta sangue em paróquias da capital

22 Nov 2018    11:09    alterado em 22/11 às 11:09
Nielcem Fernandes ´Unidade Móvel do Hemocentro coleta sangue em paróquias da capital

A unidade móvel da Hemorrede Tocantins estacionou nesta quarta-feira 21, no entorno da Casa de Maria, em Palmas, com o objetivo de estimular a doação de sangue entre os fiéis e ampliar os estoques regulares da Hemorrede. A ação é uma parceria com a Arquidiocese de Palmas, que antecede as comemorações do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25. A unidade móvel está percorrendo as paróquias da Capital para receber doações de sangue, a próxima coleta será realizada no dia 25 de novembro, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Taquaralto, na Praça da Igreja.

Eliana Aires da Silva, responsável pelo setor de captação do Hemocentro, falou um pouco sobre a coleta externa com a unidade móvel. “A unidade móvel aproxima o Hemocentro da comunidade, porque a gente vai onde a comunidade está além de divulgarmos nosso trabalho fora do hemocentro.”

O arcebispo de Palmas Dom Pedro, explicou que a ação faz parte da campanha “Jornada Mundial dos Pobres”, instituída pelo Papa Francisco para todo o mundo. “Essa campanha acontece anualmente, e este ano tivemos a ideia de fazer essa parceria com o Hemocentro para ajudar no estoque deles que está sempre precisando, e também por ser uma forma da comunidade participar e ajudar ao próximo."

O arcebispo lembra ainda que a unidade móvel do Hemocentro já passou pela Catedral no domingo dia 18 e que no dia 25, vai estar na Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida em Taquaralto.

A Grazielle Dias Ritter, de 29 anos, estava na missa na Casa de Maria e decidiu doar. “Sempre quis doar, porque é o mínimo que a gente pode fazer pelo outro e não custa nada. Acho que muita gente tem vontade de doar, mas tem medo de agulha assim como eu e acaba desistindo, mas hoje quando o padre falou sobre a ação, me senti encorajada a vir aqui.”

Dia do Doador
O dia do doador é comemorado dia 25 de novembro, e como parte das comemorações o Hemocentro fez uma Blitz na terça-feira 20, na Avenida JK, orientando sobre a importância da doação de sangue e convidando para o café da manhã que será servido nesta sexta-feira, 23, no Hemocentro Coordenador, em comemoração ao dia do doador.
 
Requisitos básicos para doação
•    Apresentar documento oficial com foto
•    Ter entre 16(*) e 69 anos de idade - (*) jovens entre 16 e 17 anos podem ser aceitos como candidatos a doação de sangue, com o consentimento formal assinado pelo responsável legal e apresentação de um documento oficial com foto, para cada doação. Para a primeira doação o responsável legal deverá estar presente. Nas subsequentes o menor poderá doar apresentando o termo de autorização com a assinatura do responsável legal registrada em cartório;
•    O limite para a primeira doação é de 60 anos de idade;
•    Pesar no mínimo 50 Kg;
•    Estar em boas condições de saúde e higiene no momento da doação;
•    Não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas que antecedem a doação;

COMPARTILHE:


Confira também:


Vacinação Aftosa

Tocantins deve vacinar contra febre aftosa 8,6 milhões de bovinos e bubalinos

Nessa etapa da campanha já terá a nova vacina de 2 ml, portanto a vacina de 5 ml não poderá mais ser utilizada

Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda

Governo vai promover 1.541 policiais militares e 186 bombeiros nesta segunda-feira, 22. Evento ocorrerá em Palmas e contará com a presença do governador Mauro Carlesse


Planos de Saúde

Defensoria Pública orienta sobre diretos básicos para usuários de planos de saúde

Conheça quais os direitos que o paciente deve exigir, prazos e coberturas para a realização de exames, tratamentos e internações


Segurança no HGP

Governador solicita reforço permanente do efetivo da Polícia Militar no HGP

Reforço já foi implementado a partir desta quinta-feira, 18 e conta até com policiamento velado


Bancada Federal

Carlesse destaca trabalho da bancada federal em prol do Tocantins


Saúde

Governo implanta medidas que dão transparência ao paciente na área da Saúde


Combate ao Crime

Operação Intramuros prende mais uma integrante de facção criminosa de atuação nacional


Palmas

Concurso Público Nacional já tem fotografias premiadas


Serviço

Hemorrede precisa de doação para suprir demandas de Araguaína e região


Ocorrência

Polícia Civil prende assaltante que comercializava drogas em Paraíso do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira