Thursday, 13 de August de 2020

SAÚDE


Sanidade

Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa dia 1º de agosto

15 Jul 2019
Camila Soares Vacinação contra febre aftosa na Ilha do Bananal começa dia 1º de agosto

Faltam 15 dias para o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa na Ilha do Bananal, que ocorrerá entre os dias 1º de agosto e 30 de setembro. A previsão da Agulha Oficial (termo utilizado quando a vacinação é feita pelo serviço oficial) deverá percorrer mais de 350 retiros de indígenas e produtores rurais, com previsão de vacinar cerca de 100 mil bovinos. Para o rebanho dos indígenas, o Governo do Tocantins disponibilizará gratuitamente cerca de oito mil doses da vacina, que também será de 2 ml por animal.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) tem seis equipes treinadas para efetuar as atividades na Ilha do Bananal, sendo que duas ficarão em Sandolândia tendo o apoio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), três em Formoso do Araguaia com a ajuda do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e uma na Lagoa da Confusão.

“Todos os bovinos encontrados serão vacinados, portanto a nossa meta é sempre 100% de alcance. A declaração é emitida de imediato, já que são os próprios técnicos que desempenham o ato”, explica o diretor de defesa, sanidade e inspeção animal da Adapec, Márcio Rezende acrescentando que os proprietários do rebanho são orientados a cumprir o período de carência da vacinação para o trânsito de animais.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, disse que os profissionais estão preparados e engajados para mais uma vez colaborar com a preservação do status sanitário do Estado. “As notificações aos proprietários de rebanho na região estão sendo feitas para o agendamento da vacinação, pois eles têm que deixar o gado preso. Mesmo sendo um lugar de difícil acesso estaremos cumprindo a nossa missão”, ressalta.

No restante do Estado, as campanhas de vacinação contra a doença são realizadas nos meses de maio e novembro.

Ilha do Bananal
A Ilha do bananal tem cerca de 2 milhões de hectares e faz divisa com oito municípios tocantinenses: Formoso do Araguaia, Sandolândia, Lagoa da Confusão, Araguaçu, Cristalândia, Dueré, Caseara e Pium. Devido às suas características de relevo e terreno, no período chuvoso, se torna quase intransitável, pois a região fica alagada. Diante disso, a vacinação só ocorre na época da seca e uma vez por ano, para todos os bovinos, independente da faixa etária.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 746 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 33.766 casos no total, destes, 20.584 pacientes estão recuperados, 12.700 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 482 pacientes foram a óbito.

Entrega de Casas

Residencial Jardim Vitória I: entrega oficial das chaves aos novos moradores tem início nesta quinta-feira, 13

Para evitar aglomeração, equipe da Secretaria Municipal de Habitação fará entrega das chaves a cada família de porta em porta




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira