Thursday, 18 de April de 2019

SAÚDE


Palmas

Violência Obstétrica é discutida em Campanha de Conscientização do Parto Humanizado

08 Dec 2018    22:02    alterado em 08/12 às 22:02
Nielcem Fernandes Violência Obstétrica é discutida em Campanha de Conscientização do Parto Humanizado

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência de Média e Alta Complexidade lança a Campanha do dia “D” de Conscientização do Parto Humanizado e Combate a Violência Obstétrica, pela Rede Cegonha, que visa informar as mulheres sobre seus direitos na assistência ao parto. O lançamento da campanha ocorreu no dia 7 de dezembro, às 8h, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Taquari, em Palmas.

A gerente da Rede Cegonha do Estado, Raquel Marques explica que violência obstétrica é todo ato praticado pela equipe do hospital, maternidade e unidade de saúde, por um familiar ou acompanhante que ofenda de forma verbal ou física as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou ainda no período de estado puerperal.

Raquel cita alguns exemplos de violências praticadas durante o trabalho de parto, como as cesáreas por conveniência médica, procedimentos sem esclarecimentos, impedir a presença de acompanhantes da gestante, exames de toque dolorosos e repetitivos, chacotas, ofensas, ameaças ou humilhações, episiotomia sem indicação (corte vaginal), empurrar a barriga (kristeller) e outras situações contra a gestante.

O evento é voltado para os profissionais da saúde, gestantes, acompanhantes, área técnica das maternidades do Estado e atenção básica do município.

COMPARTILHE:


Confira também:


Feriado

PRF faz operação especial nas rodovias para feriado de Semana Santa

Segundo a PRF, as maiores preocupações dos agentes são com a embriaguez ao volante, o uso de cinto de segurança e do assento especial para crianças.

Recursos em Brasília

Carlesse solicita ao presidente Bolsonaro a construção da TO 500, recursos para ponte de Porto e apresenta plano de recuperação do Estado

Outro projeto estruturante importante para o Tocantins apresentado pelo Governador, foi o da revitalização do Projeto Rio Formoso, em Formoso do Araguaia. A solicitação do Governo do Tocantins é de um aporte de R$ 400 milhões.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira