Palmas, 23/01/2018

√öltimas

ABC

Agricultura instala biodigestor na Escola Agrícola de Porto Nacional

  • O sistema de biodigestor pode ser aproveitado no tratamento de dejetos de animais, principalmente na bovinocultura, suinocultura e avicultura

Manoel Junior

Agricultura instala biodigestor na Escola Agrícola de Porto Nacional



Eliane Tenório - Governo do Tocantins

Com objetivo de fomentar e disseminar o uso de biodigestores, como parte do Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceira com a Escola Agrícola de Porto Nacional, inicia, na manhã desta quinta-feira, 25, a instalação de um sistema de biodigestor na instituição.

O sistema de biodigestor pode ser aproveitado no tratamento de dejetos de animais, principalmente na bovinocultura, suinocultura e avicultura. A instala√ß√£o do equipamento na escola agr√≠cola visa demonstrar como funciona o biodigestor e educar para o aproveitamento de res√≠duos animais para fins energ√©ticos. 

A manuten√ß√£o e alimenta√ß√£o do biodigestor para produ√ß√£o do biog√°s na escola ser√° realizada pelos alunos. O equipamento ter√° pleno funcionamento, segundo o gerente de Agroenergia e Florestas, Carlos Manuel Carvalho Carreira "√Č um sistema pequeno, de car√°ter demonstrativo e educacional, √© mais um local onde podemos fazer eventos de capacita√ß√£o", diz. A escola vai aproveitar res√≠duos de bovinos e su√≠nos na produ√ß√£o do biog√°s.

Ainda de acordo com o gerente, já está licitado e em fase de elaboração de contrato outro sistema de biodigestor, desta vez para instalar no Colégio Agropecuário de Natividade. A previsão para instalação é para o próximo mês de agosto. Outros eventos, como visitas a um sistema de criação de aves autossuficiente em produção de energia e três seminários sobre biodigestor estão programados para acontecer, em municípios do Tocantins, esse ano, a partir de agosto, como forma de apoiar a atividade.

As atividades serão executadas por meio de convênio firmado entre Governo do Tocantins, por meio da Seagro e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Programa ABC

Alinhado ao Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), a Seagro orienta sobre o acesso a recursos através de linhas de crédito, para os produtores rurais adotarem técnicas agrícolas sustentáveis visando mitigar e reduzir a emissão dos gases de efeito estufa (GEE) e gerar renda com proteção ambiental.


Confira também


Coment√°rios

comments powered by Disqus