Palmas, 17/01/2018

Últimas

Fecit

Fecit começou a apresentar projetos nesta quarta, 25

  • O evento contou com apresentação da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas e palestra promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Luciana Barros

Fecit começou a apresentar projetos nesta quarta, 25



A 4ª edição da Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit) foi aberta oficialmente na noite da última terça-feira, 24, no Auditório Central do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). O evento contou com apresentação da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas e palestra promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
 
A apresentação dos projetos começou nesta quarta-feira, 25, e vai até sexta-feira, 27. Ao todo são 67 projetos inscritos que concorrem nas seguintes categorias: Categoria 1 – Nível fundamental (1º ao 5º ano); Categoria 2 – Nível fundamental (6º ao 9º ano); Categoria 3 – Formação em EJA/UMA/Projovem/Pronera/Brasil Alfabetizado; Categoria 4 – Programas de aprendizagem profissional; Categoria 5 – Nível Médio Regular; Categoria 6 – Nível Médio Técnico e/ou Médio Integrado; e Categoria 7 – Acadêmica.
 
Os projetos destaques dessa edição concorrem a quatro credenciais para participação em feiras internacionais durante o ano de 2018 - Youth Science Meeting, que será realizada em Lisboa, Portugal; ExpoIngeniería, na cidade de San Jose, Costa Rica; e o XIV Concurso de Proyectos Empresariales, Ciencia, Tecnolgia e Innovación 2018, em Ambato, Equador e London International Youth Science Forum 2018 (LIYSF), em Londres, na Inglaterra. Além da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USP, em São Paulo.
 
Escolas municipais premiadas
 
Vencedores de umas das categorias da Fecit em 2016, os alunos da Escola Municipal Anne Frank Gabriel Davi Vieira Pugas, Guilherme Ferreira de Sousa e Samuel Ribeiro Guida representaram Palmas na Febrace 2017.
 
A secretária executiva municipal da Educação, Germana Pires Coriolano, em sua fala, lembrou também da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, cujas alunas Heloísa Gama, Ana Beatriz Mesquita e Maria Vitória Canevari venceram uma das categorias na Fecit 2016, com o projeto Mandacaru Contra o Câncer.
 
O resultado levou as alunas da Escola Beatriz Rodrigues a participarem do VII Encontro Nacional e IV internacional "Yo amo la ciência", que aconteceu no último mês de setembro, em Bogotá, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Científico da Colômbia (Colciencias).
 
Já reitor do Ceulp/Ulbra, Adriano Chiarani, comparou a Fecit como uma semente e aprovou as escolas de Palmas. É uma referência em educação para o Brasil. "Países que tomaram essa decisão no passado, hoje são referências mundiais em desenvolvimento", lembrou.
 
Encerrando o evento de abertura, o engenheiro eletricista pela UnB Silvone Alves Assis provocou reflexões do público através da palestra "Nossos alunos terão chances contra os robôs?".
 
O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado do Tocantins, Alexandro de Castro Silva, e do Superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Prefeitura de Palmas, José Marcos Cardoso.
 
Programação:
 
Data: 25 de outubro (Quarta-feira)
Local - Auditório Central do Ceulp/Ulbra
9h30 - Abertura Cultural - Violas de Buri
9h45 às 12h - Palestra/oficina "O uso do Canvas na construção de projetos de pesquisa"
Palestrante: Silvone Alves Assis – Sebrae
12h – Almoço livre
 
25 de outubro (Quarta-feira)
Local - Auditório Central do Ceulp/Ulbra
14h - Abertura Cultural - Companhia de Dança Padre Josimo
14h30 às 15h15 - Palestra: "As habilidades tecnológicas para formar o profissional do futuro"
Palestrante: André Coelho Gama - Senai
15h15 às 15h30 - Debate
15h30 às 16h15 - Palestra: "Internet das coisas"
Palestrante: Érico Veríssimo de Oliveira - Senai
16h15 às 16h30 - Debate
16h30 às 17h15 - Palestra: "Aplicações da tecnologia realidade aumentada"
Palestrante: Willian Almeida Rodrigues - Senai
17h15 às 17h30 - Debate


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus