Palmas, 20/01/2018

Últimas

Cultura

Metas para a gestão cultural dos próximos anos são definidas na V Conferência Municipal de Cultura

  • Os debates, realizados no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), localizado no Espaço Cultural, foram mediados pelos técnicos da Fundação Cultural de Palmas

Metas para a gestão cultural dos próximos anos são definidas na V Conferência Municipal de Cultura



Redação FCP 

Cinco grupos de trabalho formados pela classe artística, a população em geral e o Conselho Municipal de Cultura debateram e analisaram as metas do Plano Municipal de Cultura até 2022, na manhã deste sábado, 25, na V Conferência Municipal de Cultura de Palmas. Os debates, realizados no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), localizado no Espaço Cultural, foram mediados pelos técnicos da Fundação Cultural de Palmas.
 
Com a intenção de organizar uma gestão de desenvolvimento cultural com políticas públicas, focadas no desenvolvimento local, os grupos revisaram e definiram metas específicas para os próximos anos em temas essenciais para a sociedade como promoção da diversidade cultural, produção de conhecimento, ampliação de espaços culturais, desenvolvimento sustentável da cultura e mecanismos de financiamento para a realização e circulação do produto cultural.
 
A produtora cultural e antropóloga Eliene Castro destacou que a participação nos grupos de trabalho é essencial para a definição das políticas culturais. "Estamos fazendo uma avaliação das metas que já foram cumpridas e uma adequação do que foi realizado desde 2013. Este momento é essencial, porque é uma oportunidade da sociedade civil cobrar e ter este diálogo com a gestão, além das sugestões pontuais que realizamos em grupo. A sociedade será diretamente atingida pela definição do plano, tudo que vamos fazer na área de cultura municipal estará inserida nele", disse Eliene, ao ressaltar a importância da participação da sociedade.
 
A programação da tarde seguiu com a formação da plenária, e logo após os participantes iniciaram a votação das propostas levantadas nos grupos por eixo-temático. A comissão organizadora compilou a minuta da revisão do Plano, que será enviado aos órgãos competentes na instância municipal.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus