Palmas, 20/01/2018

Últimas

Naturatins

Missão do BIRD visita canteiro de obras do novo prédio do Naturatins

  • A visita a campo tem como proposta realizar uma análise preliminar de possíveis impactos ambientais e sociais da obra

Ney Carneiro

Missão do BIRD visita canteiro de obras do novo prédio do Naturatins



Tânia Caldas / Governo do Tocantins
 
O canteiro de obras do novo prédio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), recebeu na sexta-feira, 24, a visita do técnico do Banco Internacional Para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A visita a campo tem como proposta realizar uma análise preliminar de possíveis impactos ambientais e sociais da obra. Também são verificadas as atividades socioeconômicas e culturais típicas na zona de influência do projeto, além de identificar os possíveis conflitos gerados pela obra.
 
No edifício funcionará o Centro de Atendimento ao Usuário, local onde serão  executadas as atividades referentes ao licenciamento ambiental. A obra faz parte do plano de aquisição do Naturatins no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS). O novo prédio está localizado numa área de aproximadamente 6.500 m², e terá uma área construída de 719,87 m², com estimativa para lotar 80 servidores.
 
Esta obra somente foi possível graças ao empenho da atual gestão do Naturatins em dar andamento no processo de construção custeado pelos recursos conseguidos pelo Governo do Estado do Tocantins junto ao Bird. O acordo de empréstimo assinado com o Banco é um marco histórico para o Naturatins. O valor total do investimento será na ordem de R$ 1.959.664,07.
 
Na visão do especialista Sênior em Meio Ambiente do BIRD, Márcio Cerqueira Batitucci, a visita teve como objetivo verificar o andamento da obra, além de observar se as especificações técnicas do projeto estão sendo cumpridas pela construtora vencedora da licitação. "Nossas preocupações são relativas à saúde e segurança dos trabalhadores, a questão sanitária, por exemplo, e se os esgotos serão tratados e conduzidos corretamente. Mas não é o caso dessa obra, já que não existem vizinhos na circulação, ou seja, o impacto é zero", informou.
 
Márcio Batitucci destacou que a obra tem dimensões suficientes nas vias próximas, o que não trás nenhum impedimento, isto é o tráfego de veículos no entorno da obra não sofrerá transtornos com a chegada de equipamentos ou material. "Esperamos que o Naturatins e a construtora continuem com o mesmo cuidado, atenção e que o andamento fique dentro do esperado", declarou.
 
A arquiteta do Naturatins Nilza Verônica Campos Amaral Aguiar, explica que está aprendendo junto com todos os órgãos executores que tem obras não rodoviárias, a cumprir as exigências da Ficha de Avaliação de Impactos Socioambientais de Subprojeto (AISA). "Para mim é relevante tanto cumprir as exigências quanto colaborar para que o Naturatins receba um novo prédio onde funcionará a Diretoria de Licenciamento Ambiental, que contará com instalações novas, mobiliário adequado ao lay-out e que foi pensado para atender as necessidades dos técnicos nas suas rotinas de trabalho", destacou.
 
Também participaram da visita a obra, a fiscal da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinf) e engenheira civil, Ana Leide, a engenheira civil do Naturatins Olga Barale e o diretor do PDRIS na Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan), Maurício Fregonesi. A próxima visita do BIRD a obra está prevista para o segundo semestre de 2018.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus