Palmas, 20/01/2018

Últimas

Blitz Educativa

Naturatins, Guarda Metropolitana e BPMA realizam blitz educativa da piracema na Capital

  • Na última segunda-feira, 4, o Naturatins iniciou a distribuição do impresso em todo o Estado, assim, os interessados nas recomendações do informativo podem buscar seu exemplar no polo da unidade regional mais próxima

Ney Carneiro

Naturatins, Guarda Metropolitana e BPMA realizam blitz educativa da piracema na Capital



Cleide Veloso/Governo do Tocantins
 
Na manhã desta sexta-feira, 8, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em parceria com a Guarda Metropolitana Ambiental e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Tocantins (BPMA) realiza uma blitz educativa para oferecer recomendações que devem ser observadas às margens e ao longo dos cursos d"água em território tocantinense durante o período da Piracema.

As abordagens dos veículos foram iniciadas na Avenida JK, em Palmas e na oportunidade condutores e passageiros recebem uma breve orientação verbal e um informativo impresso que alerta para a não utilização de materiais e equipamentos, que não são permitidos, mesmo na atividade de pesca para consumo próprio, que é autorizada somente para pescadores artesanais e ribeirinhos.

No panfleto, que busca dialogar de forma descontraída com a comunidade pesqueira, também há recomendações sobre a necessidade de apresentação do tipo de licença que o pescador possui, no momento da abordagem das equipes de fiscalização, bem como quanto aos cuidados necessários a qualquer tipo de lixo produzido durante a visita nas margens ou no percurso dos recursos hídricos.  

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Alves de Castro, esclarece a finalidade da operação. "A blitz educativa tem o objetivo de sensibilizar os visitantes e a comunidade pesqueira em nosso Estado. No Tocantins, o período de defeso teve início no último dia 1º de novembro e estará vigente até o dia 28 de fevereiro de 2018. A finalidade desse diálogo é evitar ações predatórias para garantir uma boa recomposição do nosso estoque pesqueiro, nos nossos rios e lagos e a manutenção do equilíbrio ambiental das espécies de cada região tocantinense", resumiu.

Na última segunda-feira, 4, o Naturatins iniciou a distribuição do impresso em todo o Estado, assim, os interessados nas recomendações do informativo podem buscar seu exemplar no polo da unidade regional mais próxima.  

No site do Naturatins, do lado direito da tela, o pescador tem acesso online a Licença para Pesca Amadora com todas as instruções e a Tabela com limites dos tamanhos mínimos de pescado.

Qualquer pessoa pode realizar a denúncia anônima de crimes ambientais e de forma gratuita via online no link do Linha Verde ou pelo telefone 0800 63 1155.


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus