Palmas, 13/12/2017

Últimas

Pedro Afonso

Palestra destaca a importância de planejar a sucessão nas propriedades rurais

  • Cerca de 70 pessoas estiveram presentes no evento, realizado no auditório da Coapa, em Pedro Afonso

Palestra destaca a importância de planejar a sucessão nas propriedades rurais



Associados da Cooperativa Industrial do Tocantins (Coapa), produtores rurais, integrantes do Núcleo Jovem Cooperativo do Tocantins (NJC) e alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Avançado de Pedro Afonso participaram na noite dessa quarta-feira, 20, de palestra que abordou a temática "Sucessão nas propriedades e ferramentas de gestão da empresa rural".
 
Cerca de 70 pessoas estiveram presentes no evento, realizado no auditório da Coapa, em Pedro Afonso.
 
Ministrada pelo consultor empresarial João Paulo Prado, a apresentação teve cerca de 40 minutos e abordou a importância da "passagem do bastão", as ferramentas para melhorar a governança dentro das organizações rurais, além de tratar das novas tecnologias na gestão dos trabalhos no campo.
 
Para o consultor João Paulo Prado, a sucessão de lideranças de uma empresa rural é um processo que exige uma série de avaliações internas e tomadas de decisões que precisam ser discutidas com toda a família, para que não haja dificuldades nessa transição.
 
"A sucessão é um tema que cria certo melindre nas pessoas envolvidas, mas é algo que precisa ser debatido, para que ela aconteça da melhor forma. Para isso é necessário fazer um processo de forma transparente com diálogo entre os filhos e a família, para que o sucesso do negócio seja mantido", afirmou o consultor.
 
Conforme João Paulo, apenas 30% das empresas chegam a sua segunda geração, dessas apenas quatro a cada 100 conseguem chegar até a quarta geração. "Isso é algo que pode ser mudado, temos um número de empresas muito grande que acabam com menos de 10 anos. É através da sucessão de forma correta que podemos mudar essa realidade", destacou João Paulo.
 
O presidente da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, recém-chegado de uma visita técnica à Europa, acredita que a palestra foi um importante momento e trouxe mais informações aos cooperados e demais participantes. "Inovação não é apenas na área de tecnologia, mas também no campo empresarial, na gestão dos negócios, controle de custos e recursos humanos. E hoje trazemos isso atrelado à sucessão na propriedade rural, para que ocorra de uma maneira organizada".
 
Ainda segundo Ricardo Khouri, nas empresas onde a sucessão é feita de forma planejada as chances de sucesso são maiores. "Há duas formas de sucessão, a planejada e a inesperada. A inesperada pode dá certo, mas com organização e planejamento, as possibilidades da empresa se manter por mais tempo no mercado é muito maior e por isso temos dado importância a esse debate dentro da cooperativa", afirmou o presidente da Coapa.
 
O estudante do 9° período de Agronomia, Antônio Marcos Câmara Catabriga, 24 anos, disse que apresentação mostrou a importância de preparar os sucessores nas empresas rurais. "Os pais precisam ter proximidade com os seus filhos para dialogar sobre o que é a sucessão e devem fazer esse acompanhamento dentro da fazenda sabendo a hora certa de suceder, estando preparados para continuar com os negócios", comentou o universitário, que faz parte de uma família de produtores rurais que veio do Paraná para Pedro Afonso há muitos anos. (Ascom Coapa) 


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus