Palmas, 24/01/2018

Últimas

ETI Marcos Freire

Prefeitura entrega à comunidade do Assentamento São João a ETI Marcos Freire totalmente reformada

  • Com essas palavras, o prefeito Carlos Amastha entregou à comunidade do Assentamento São João, na manhã desta quinta-feira, 4, a Escola de Tempo Integral (ETI) Marcos Freire totalmente reformada

Prefeitura entrega à comunidade do Assentamento São João a ETI Marcos Freire totalmente reformada



Redação Semed

"No dia 3 de abril me despeço do governo municipal com a certeza de que fiz o melhor para Palmas". Com essas palavras, o prefeito Carlos Amastha entregou à comunidade do Assentamento São João, na manhã desta quinta-feira, 4, a Escola de Tempo Integral (ETI) Marcos Freire totalmente reformada.

Com a entrega da obra, a partir do dia 5 de fevereiro de 2018, os alunos da ETI que durante o ano letivo frequentaram as aulas na ETI Caroline Campelo, localizada no setor Santa Fé II, em Taquaralto, voltam a estudar na sede da escola do campo, que além de ter sido reconstruída ainda ganhou uma nova identidade visual com os novos uniformes que serão usados pelos alunos e profissionais e pelo brasão da escola que traz uma onça Sussuapara, um animal que representa o resgate do respeito ao meio ambiente, a flora e fauna. 

Para executar as obras de benfeitorias da ETI, que teve o pé direito da estrutura do telhado erguido de forma que possibilite mais iluminação e ventilação natural, troca do telhado por telhas com material de isolamento, substituição das antigas janelas por blindex, troca do piso e do forro PVC, aquisição de móveis novos, adequação da rede elétrica para instalação de ar-condicionado, compra de aparelhos de ar-condicionado, carteiras escolares e de refeitório, utensílios domésticos para cozinha, cortinas, parquinho infantil e adesivos temáticos e educativos das salas de aula e hall de entrada a escola, além de uma nova estrutura de fachada, pintura e paisagismo, foram investidos pela Prefeitura cerca de R$ 850 mil.

A alegria em voltar a estudar na sua escola estava estampada no rosto de Kaylanny Lorenço, de 13 anos, aluna do 8º ano que disse que do tempo que estudou na cidade só sentirá falta dos amigos que fez. "A escola está totalmente diferente do que era antes, o ambiente está mais harmonioso, a escola ficou linda e eu estou ansiosa para começar a estudar, conhecer novos colegas e aprender muito", declarou.

A felicidade de Kaylanny era compartilhada pela sua mãe Adeilma Lorenço, que disse que a preocupação em mandar as filhas para estudar na cidade todos os dias agora acabou. "Todos os dias elas saiam de casa às 6h30 da manhã e só voltavam às 18 horas, agora elas vão poder sair de casa mais tarde, às 7h30, e chegar de volta às 16h30".

A aluna do 7º, Sara Marino, 12 anos, afirmou: "Sentirei falta dos amigos da Caroline Campelo, mas estou muito feliz em voltar para a escola que estudo desde pequena. A escola ficou maravilhosa e a expectativa e aprender muito nesse novo ano letivo".

Para Edisom Alves da Silva, o medo da escola não ser reaberta na região agora acabou. "Nossa comunidade tinha muito medo da escola não existir mais, mas agora que ela foi inaugurada, o medo de perder esse marco referencial da nossa região acabou. A satisfação está estampada nos olhos das crianças que estão aqui assistindo tudo", comemorou afirmando: "Agora cabe a nós enquanto comunidade, os professores, a gestão fazer um bom trabalho para que de fato os resultados venham".

O secretário municipal da Educação, Danilo Melo abriu sua fala apresentando por meio de fotos, o antes e o depois da reforma para mostrar que o prédio da escola foi realmente reconstruído. Danilo destacou que além da ETI Marcos Freire, a Prefeitura está com obras sendo realizadas em outras 32 escolas municipais. "Dessas obras, mais de 70% estão sendo executadas com recursos exclusivamente do Tesouro Municipal, do contribuinte de Palmas, mostrando que os impostos pagos pelos cidadãos são de fatos revertidos em benefício da Educação, da população", destacou acrescentando que "Com a entrega dessa escola o prefeito fecha um ciclo muito importante: 100% das escolas da zona rural estão completamente reformadas".

Amastha falou da alegria da primeira obra entregue no ano de 2018 ser para a Educação. "É uma alegria muito grande poder entregar essa linda escola que representa tanto para essas crianças que tiveram que ser deslocadas durante um ano para estudar nas escolas da cidade. Uma escola completamente nova que traz o melhor que a Prefeitura de Palmas pode oferecer para sua população".

O gestor fez questão de deixar claro que para manter o homem do campo no campo, é preciso. "Trazer serviços de excelente qualidade e ser indutor de oportunidades, pois se a comunidade estiver sendo bem atendida com educação, serviços de qualidade e tiver oportunidades econômicas, ninguém precisa sair da sua terra".

Amastha se despediu da comunidade anunciando que na próxima segunda-feira, 8, entregará mais duas obras para a Educação. O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria na quadra Arso 32 e o Centro de Educação Inclusiva (Cei), instalado nas dependências da Escola Municipal Francisca Brandão Ramalho na quadra Arse 121.

A ETI

A Escola Marcos Freire tem capacidade para atender 345 alunos de forma integral das turmas de Pré-Escola I da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira de 8 às 16 horas e no turno noturno atenderá alunos do programa Pronera, onde jovens e adultos do Assentamento terão acesso à educação básica. A formação artística também é o foco da atual gestão por acreditar que ter contato com a arte melhora o desempenho dos alunos.

(Edição/postagem: Lorena Karlla)


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus