Sunday, 23 de September de 2018

Sunday, 23 de September de 2018

VIVER


Coluna semanal III

A entrada na Academia Brasileira de Letras

13 Aug 2008

Não deixou de causar grande surpresa a eleição, em 25 de julho de 2002, de Paulo Coelho para a Academia Brasileira de Letras. A instituição tinha um histórico de rejeitar autores dito "populares" - e dela ficaram fora Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Mário Quintana e outros tantos autores reconhecidos.

Mas Paulo Coelho, que se candidatara outras vezes, foi eleito para suceder Roberto Campos, e foi recebido, em 28 de outubro de 2002, pelo acadêmico Arnaldo Niskier como o oitavo ocupante da cadeira nº. 21, cujo patrono é Joaquim Serra.

Em setembro de 2007, a ONU nomeou o escritor como seu novo Mensageiro da Paz, ao lado da princesa jordaniana, Haya, do maestro argentino-israelense Daniel Barenboim e da violonista japonesa Midori Goto. O anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração do Dia Internacional da Paz, na sede da ONU, em Nova Iorque, presidida pelo secretário-geral da entidade, Ban Ki-moon.

"Aceito com gosto esta responsabilidade e me comprometo a fazer o máximo para melhorar o futuro desta e das próximas gerações", declarou o escritor brasileiro ao saber de sua nomeação. Os Mensageiros da Paz são designados pessoalmente pelo secretário-geral das Nações Unidas, com base em seu trabalho em campos como artes plásticas, literatura ou esporte, e seu compromisso de colaborar com os objetivos da ONU. (pt.wikipedia)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

9

PARABÉNS!
PARABÉNS!

12

BOM
BOM

10

AMEI!
AMEI!

11

KKKK
KKKK

13

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

8

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira