Monday, 21 de October de 2019

VIVER


Ritmo de solidão

A inimiga oculta do Natal que presenteia milhares de moradores solitários: a tristeza

17 Dec 2008

Cores, sons, ruas e árvores iluminadas, apelos nítidos de consumo. O que para uns seria uma data festiva repleta de comemorações, para outros, trata-se de um período de desânimo e que quase sempre está associado à solidão. Aqueles que, por opção, vivem sozinhos, independente de qualquer laço familiar, interpretam de outra forma o simbolismo do Natal. “Quando morava com minha família, eu esperava o ano todo pra (sic) chegada do Natal; hoje, para mim, é uma data comum”, diz Elaine Bezerra, funcionária pública. Longe de casa e sozinha, ela diz que “a pior parte do Natal é não ter com quem passar a véspera (dia 24) e ver a vizinha assando um churrasco com a família”.

Para a psicóloga Luiza B. Silva, parcialmente, o momento vivido por Elaine não se trata de nenhum progresso de depressão. “Cada um tem a sua maneira de olhar as coisas. Aquelas pessoas que moram sozinhas e que não mantêm contato com o seio familiar se sentem retraídas na época em que a maior celebração é a família”, explica. “Do ponto de vista clínico, é comum qualquer pessoa sentir solidão, seja em qualquer data do ano. O que deve ser levado em consideração é a intensidade desse sentimento”, completa.

Os especialistas são unânimes em afirmar que a depressão esporádica de Natal é considerada natural pela psicologia, porém deve-se ficar atento à depressão patológica, aquela que persiste por anos, e transforma o dia-a-dia em círculos de mau humor, tristeza, mágoa e falta de perspectiva. Portanto, é importante não confundir sentimentos de solidão e depressão. Não saber lidar com espírito natalino - sozinho ou repleto de amigos - é extremamente normal.

Uma boa alternativa para se livrar do abatimento que acomete milhares de brasileiros no Natal é projetar um cronograma de tudo que se pretende fazer nas comemorações. “Procure um amigo que também more sozinho, planeje uma viajem, ou decore sua casa e chame pessoas mais próximas”, sugere a especialista.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado

O suspeito é alvo de investigações em curso na cidade de Araguanã, foi alvo de busca domiciliar através de força-tarefa realizada por agentes de várias Delegacias de Polícia e também do GOTE.


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira