O GIRASSOL

Palmas/TO,

Viver
Unitins

04/06/2020

Agrotins 2020 marca política de inclusão estadual com intérpretes de Libras nas 36 horas de transmissão

Por determinação do governador, todas as peças audiovisuais do Governo devem contar com intérpretes de Libras atendendo a política de inclusão social

Charlyne Sueste

A Feira Agrotecnológica do Tocantins(Agrotins) 2020, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de maio de formatotalmente virtual, apresentou muita tecnologia, oportunidades e novidades nosetor do agronegócio. Mas, além disso, apresentou também a preocupação ecuidado do Governo do Estado com a inclusão, contando com intérpretes de Librasdurante toda a programação.

Desde 2019, o governador Mauro Carlesseimplementou a participação desses profissionais nos eventos do Governo,entendendo a necessidade e a importância de contemplar as pessoas surdas.Marcada pelo pioneirismo digital, a 20ª edição da maior feira de agrotecnologiado Norte do Brasil não poderia acontecer sem atender a inclusão social.

O secretário de Comunicação do Estado doTocantins, Élcio Mendes, explica que "há uma política inclusiva do Governo doEstado nesse sentido, por determinação do governador Mauro Carlesse, abrangendotodas as transmissões e peças publicitárias do Governo, sendo que todas devemcontar com intérpretes de Libras. E a Agrotins 2020 seguiu essa determinação contandocom esses profissionais durante as 36 horas de transmissão".

A participação dos intérpretes de Libras duranteas transmissões foi viabilizada, também, por meio de parceria com aUniversidade Estadual do Tocantins (Unitins), que disponibilizou dois profissionaisda instituição para a ação. Os professores Maiquel Krutzmann e Maria PilarBasso Teixeira de Medeiros, docentes do curso de Libras da Escola de Línguas daUnitins, se revezaram durante as transmissões.

A estrutura tecnológica e de pessoal exigidapara um evento dessa magnitude, com espectadores de todo o Brasil e mais 46países, foi organizada com todo cuidado e medidas de prevenção ao novocoronavírus. A professora e intérprete de Libras Pilar Medeiros conta que todosos trabalhadores envolvidos na transmissão fizeram o teste para Covid-19 etodos resultaram negativo para a doença. E mesmo assim o uso de máscara eálcool em gel era indispensável no local. Para ela, isso foi importante paraque todos pudessem trabalhar com segurança e tranquilidade.

Os intérpretes de Libras contaram com orecurso do ponto eletrônico para o retorno de áudio do que os apresentadores epalestrantes falavam. "Assim nós pudemos contribuir e garantir a acessibilidadee levar a comunidade surda a também participar da Feira. Sinto-me privilegiado pelaoportunidade de fazer parte desse momento histórico que o Tocantins vivefazendo a primeira edição da Agrotins totalmente virtual. Para nós foi ummomento ímpar, de bastante aprendizado, de reinventar e até mesmo redescobrir anossa profissão, garantindo a acessibilidade e, acima de tudo, a inclusão dacomunidade surda", destaca o intérprete Maiquel Krutzmann.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltaque a Universidade já traz em seus pilares no Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI) e de Planejamento estratégico a questão da inclusão social, até mesmo como oferecimento de cursos de Libras totalmente gratuitos por meio da Escola deLínguas. "Ficamos felizes em poder contribuir com a nossa estrutura deprofissionais e atender essa demanda do Governo, que se preocupou com ainclusão em um evento tão importante e que foi acompanhado por milhares depessoas em todo o mundo", destaca o reitor.

Assuntos Relacionados
#agrotins#campo
Confira Também
Campo

Embrapa capacita técnicos do Tocantins em bovinocultura leiteira

Agrotins 2018

Marcelo Miranda lança Agrotins 2018 e entrega tratores à Agricultura Familiar

Agricultura

A partir deste domingo começa no Tocantins o vazio sanitário da soja, período proibido em manter plantas vivas no campo

Feira da Soja

Wanderlei Barbosa se reúne com produtores e participa da XIII Feira da Soja em Campos Lindos

90 anos

Pioneiros homenageiam Siqueira Campos pelo aniversário de 90 anos e por vida dedicada ao Tocantins