Tuesday, 25 de June de 2019

VIVER


Livro

Autor de “Arroz de Palma” revisita personagens

26 Oct 2018    16:48    alterado em 26/10 às 16:48
Autor de “Arroz de Palma” revisita personagens

Desde que surgiu na cena literária com o aclamado romance “O arroz de Palma”, de 2008, o escritor carioca tem trazido à luz personagens marcantes, imersos no torvelinho de surpresas e de transgressões do cotidiano. Uma década depois desta estreia, esses personagens retornam, juntos, em “Eu sou eles”, volume de fragmentos que mistura vozes, estilos e gêneros.
“Eu sou eles” reúne trechos adaptados de todos os romances, poemas, crônicas, peças de teatro e roteiros cinematográficos já escritos pelo autor. Não é uma antologia, como esclarece em entrevista ao blog da Record, mas sim um exercício de desconstrução, em que o escritor transmuda gêneros, assume o papel de seus personagens e os incorpora. "Desconstruí tudo o que havia produzido, para então, com as peças soltas e embaralhadas, montar o quebra-cabeça, formando um todo que me revelasse e desse sentido", explica. Um livro "fruto da paixão", nascido do susto, a replicar e transformar o vozerio ficcional em estímulo para o pensamento.

A obra vem a lume com o subtítulo “fragmentos”. Suas páginas apresentam poemas, pensatas, reflexões, narrativas curtíssimas e memórias. É como se o autor repassasse sua história, desde a juventude, quando perseverou nos primeiros escritos, até os dias de hoje. Agora, Francisco se dedica ao próximo romance, “A roupa do corpo”, que deve ser lançado em 2020.  Nele, além de personagens inéditos, com seus dramas e questões, estarão reunidas as novas gerações dos três romances anteriores – “O arroz de Palma”, “Doce Gabito” e “Os novos moradores”. “Me alegra demais ver que, de repente, por força do destino ou do acaso, essa turma mais jovem se encontra, cruza suas histórias e experiências. Vida que segue”, comemora.

Romancista, dramaturgo, roteirista, poeta e ex- diplomata, Francisco Azevedo nasceu no Rio de Janeiro em 1951. Começou a se dedicar à literatura em 1967, quando venceu concurso promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Além de livros e peças de teatro, encenadas no Brasil e no exterior, escreveu para mais de 250 produções audiovisuais. Seu primeiro romance, o best-seller O arroz de Palma, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e já conquistou milhares de leitores em todo o mundo, tendo sido traduzido para treze idiomas. É autor, também pela Editora Record, dos romances Doce Gabito e Os novos moradores.

COMPARTILHE:


Confira também:


Sustentabilidade

Maior estacionamento solar do Brasil está localizado em Palmas

São mais de 1.000 metros quadrados utilizados nesse projeto, onde foram necessários instalar 500 painéis solares de 350 watts, cada

Aftosa

Primeira etapa da campanha registrou índice vacinal de 99,13% do rebanho tocantinense

Com um rebanho total de 8.356.175 bovídeos, o Tocantins registra índice vacinal acima de 99% na primeira etapa da campanha contra aftosa que também marcou o início da retirada da vacina contra a doença.


TJTO

Ex-prefeito de Taguatinga é condenado por não repassar a banco dinheiro de empréstimos feitos por servidores

Em sua decisão, o magistrado destacou que a conduta do ex-gestor, em se omitir do dever legal e contratual, quebrou um contrato e violou flagrantemente normas legais


Campo

Secretário da Agricultura apresenta potencial agropecuário para árabes

César Halum destacou a vocação agropecuária do estado e a posição estratégica do Tocantins com viabilidade econômica para investimentos.


Interior

Arraiá de Miracema conta com a participação de quadrilhas do município e da Capital


Tonolucro

Empresa completa marca de 1 milhão de entregas e consolida cultura de delivery na capital


AL

Sessão solene nesta terça-feira homenageia nordestinos residentes em Palmas


Votação

Presidente da Assembleia garante limpar a pauta de votação antes do recesso


Justiça

Violência contra a mulher: Defensoria está pronta para meter a colher sim


CAU/TO

Campanha “Compartilhando a Caminhada” arrecada calçados para instituições filantrópicas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira