Thursday, 21 de February de 2019

VIVER


Viver

Bibliotecas municipais organizam Comitê Jovem para elaborar nova programação

11 Jul 2018    12:19
ASCOM/Divulgação Bibliotecas municipais organizam Comitê Jovem para elaborar nova programação

As bibliotecas municipais Jornalista Jaime Câmara, instalada no Núcleo de Leitura e Arte do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, e a Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Morada do Sol estão formando seus comitês jovens. Na sexta-feira, 13, às 9 horas, será realizada a primeira reunião do Comitê Jovem da Biblioteca do CEU.

 

A reunião Comitê Jovem da Biblioteca do CEU será um “Encontro Junino”, que terá comidas típicas e a parceria do Centro de Referência em Assistência Social do Morada do Sol, de Comerciantes Locais, e do programa Seja Digital.

 

A Biblioteca Jornalista Jaime Câmara também está montando seu Comitê Jovem, “e já realizou uma primeira reunião para integração do grupo. Mas ainda está aberta para a participação de novos integrantes”, informa a bibliotecária Maria Paixão Ferreira. Os jovens interessados em participar podem procurar informações nas próprias bibliotecas.

 


Comitê Jovem

 

Desafio lançado aos participantes do Conecta Biblioteca, o objetivo do Comitê Jovem é incentivar os jovens a impulsionar uma rede de pessoas para a participação social nas bibliotecas públicas de seus respectivos municípios, onde atuarão como voluntários para o desenvolvimento de uma nova programação para a biblioteca. O Comitê deve ser formado por jovens, entre 14 e 29 anos, para atuar de forma organizada e voluntária, ajudando nas estratégias de conhecer as reais necessidades e demandas locais para o novo formato de programação para as bibliotecas.

 

Essa programação deverá atingir dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou seja, vai promover oportunidades de educação de qualidade e capacitação para o mercado de trabalho, com foco no jovem

 


São funções do Comitê Jovem:



  - Mapear pessoas e instituições de interesse;

- Entrevistar membros da comunidade;

- Colaborar na elaboração de perguntas;

- Validar os dados da pesquisa com a comunidade;

- Sugerir ferramentas digitais que possam ajudar nesse processo;

- Sugerir novas atividades para a programação;

- Dar uma nova cara para a biblioteca;

- Colaborar com a implementação de novas programações.

 


Conecta Biblioteca

 

O Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. O Programa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates. As bibliotecas Jornalista Jaime Câmara e Ceu foram selecionadas em 2017 e desde então recebem os técnicos que participam de seminários e treinamentos para implementarem ações para atrair o público jovem.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fórum de Governadores

Governador Carlesse passa a integrar grupos de trabalho para avaliar previdência e recuperação dos Estados

Acompanharam o governador Mauro Carlesse, o secretário da Casa Civil, Rolf Vidal; o secretário da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Renato de Assunção; o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Armando e o secretário-executivo de Planejame

Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins

Em Araguatins, o carnaval será realizado por uma empresa privada entre os dias 1º e 5 de março. A agitação dos cinco dias ficará por conta de bandas locais e do cenário nacional. A estrutura contará com camarotes e vendas de abadás.


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira