Tuesday, 01 de December de 2020

VIVER


Artesanato

Bonecas de crochê confeccionadas por custodiadas da Unidade Penal de Lajeado serão doadas à crianças no Tocantins

14 Oct 2020
Divulgação Bonecas de crochê confeccionadas por custodiadas da Unidade Penal de Lajeado serão doadas à crianças no Tocantins

Aprender um ofício como forma de gerar renda e reinserção social, além de levar alegria às crianças. Com esse objetivo as custodiadas da Unidade Prisional Feminina (UPF) de Lajeado se empenharam e confeccionaram 32 bonecas de crochê que serão doadas a entidades que prestam assistência a crianças em situação de vulnerabilidade social. Diante dos bons resultados na primeira etapa da iniciativa, a demanda foi ampliada para que as reeducandas continuem desenvolvendo os trabalhos para atender crianças de outras comunidades pelo Tocantins.

Além das bonecas, as reeducandas também confeccionaram mascotes que foram batizadas com o nome de “Polvinha Lili”. Trata-se de uma homenagem das reeducandas à diretora da unidade, Lilian Moreira. De acordo com a gestora, o trabalho das custodiadas tem qualidade e emociona porque representa um gesto de carinho e reconhecimento. “O trabalho artesanal foi feito com matéria prima doada pela gestão da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas. Elas são muito talentosas e nossa intenção é que a produção continue pois sabemos que faz diferença no reingresso delas à sociedade”.

A reeducanda R.L ressaltou sua satisfação em integrar o grupo que confecciona as bonecas. Segundo ela, “tudo foi produzido com muita dedicação, carinho e atenção, imaginando o sorriso no rosto de cada criança que irá receber”, concluiu.

A fabricação das bonecas de crochê integra o Programa Novo Tempo, que visa atender as políticas de trabalho, renda, ressocialização e remição de pena.  Segundo o Superintendente dos Sistemas Penitenciário e Prisional (Sispen/TO), Orleanes Alves, a intenção é fortalecer as boas práticas fomentando atividades profissionalizantes dentro das unidades. “Iremos lançar um catálogo com as oficinas que serão desenvolvidas junto ao público carcerário, buscaremos parceiros e criaremos os galpões multiusos para fortalecer o trabalho”, disse.

Doações

É possível participar dos projetos desenvolvidos pelo Sistema Penal do Tocantins por meio de doações e parcerias. Para contribuir, basta entrar em contato com a Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional por meio do telefone 63 3218-6944 ou no e-mail: depento@seciju.to.gov.br. (Marcos Miranda). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Helvécio Maia

Governador em exercício assina decretos para criação do Comitê da primeira infância e inclusão de nome social de pessoas trans em órgãos da administração pública

Solenidade também contou com a entrega de armamentos, munições e uma nova viatura para o sistema prisional

Covid-19

Tocantins contabilizou 350 novos casos confirmados da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 259.124 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 81.972 casos confirmados. Destes, 74.109 pacientes estão recuperados, 6.696 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 1.167 pacientes foram a óbito.



Aleto

Eduardo do Dertins participa de solenidade de entrega de equipamentos de segurança

Além do presidente da AL, participaram do evento os deputados Jair Farias (MDB), Olyntho Neto (PSDB), Cláudia Lelis (PV) e Valderez Castelo Branco (PP).


Serviço

IBGE/TO faz apelo para que empresas e escritórios de contabilidade respondam pesquisas econômicas

O IBGE ressalta que o levantamento é importante para retratar a realidade do segmento empresarial, industrial, construção civil, comércio e serviços e, dessa forma, embasar o planejamento econômico, as políticas públicas e os investimentos no estado.


Band

Erick Jacquin presta homenagem à mandioca no oitavo episódio do “Minha Receita”

Minha Receita vai ao ar toda quinta-feira, às 22h45, para todo o Brasil.


Revitalização

Avenida JK ganha espaço verde de convivência


Educação

Unitins oferta 534 vagas para o semestre 2021/1 em edital de transferência externa


Interior

Prefeitura de Miracema do Tocantins divulga resultado dos Editais da Lei Aldir Blanc


Meio Ambiente

Governo do Estado inicia o plantio de mudas no Parque Estadual do Lajeado em parceria com a ONG 8 Billion Trees


Campo

Com articulação do Ruraltins, produtores quitam passivo financeiro com Banco da Amazônia e garantem acesso à nova linha de crédito


Região central

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois suspeitos por tráfico em Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira