Monday, 16 de December de 2019

VIVER


Saúde

Câncer de mama deixou de ser uma preocupação apenas para mulheres

18 Jul 2008

Pouca gente sabe, mas o câncer de mama pode desenvolver-se em homens. De acordo com o Inca - Instituto Nacional do Câncer, os casos masculinos representam 1% da incidência da doença no país. Um dos principais problemas desse tipo de patologia no gênero masculino é a desinformação e a falta de prevenção por meio do exame do toque. A possibilidade de cura da infecção está totalmente ligada às fases do diagnóstico e à deserção do campo maligno da glândula mamária, se prognosticada precocemente.

De acordo com o oncologista, especialista em Mastologia André M. Aleixo, que atua na recuperação de pacientes com câncer há três anos em Palmas, mesmo o homem tendo a glândula mamária atrofiada, pode desenvolver o câncer. O médico, que até hoje não lidou com casos masculinos, explica que o diagnóstico tardio “pode piorar a situação do paciente”. “Os sintomas do câncer de mama masculino não difere das mulheres. O aparecimento de nódulo indolor, secreções com elevação da pele ou mudança no formato do bico do peito podem ser sinais de câncer, independente do sexo do examinado”, relata.

Os pacientes homens mais propensos à manifestação do câncer de mama estão na faixa etária entre 50 a 60 anos de idade. Diferentemente das mulheres, que têm um período de risco maior, entre os 45 aos 69 anos. De acordo com o mastologista, a mamografia é o mais completo exame de detecção, pois se trata da “radiografia da mama”, ou seja, o exame que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, mesmo que ainda não haja manifestação na região peri-mamária.

A incidência do câncer em homens chama a atenção, pois, diferentemente das mulheres, eles ainda não se conscientizaram sobre a importância de se prevenir contra a doença. O auto-exame e consultas periódicas com especialistas podem evitar problemas, principalmente se há a detecção de alguma anomalia. O nódulo cancerígeno pode ser diagnosticado pelo próprio homem, até dois anos antes, por meio do hábito periódico do auto-exame mamário.

O médico explica que pode haver a “prevenção do câncer através de consultas médicas freqüentes”. De acordo com o especialista, esta é uma patologia que interfere no psicológico das pessoas, por se tratar de uma doença encarada apenas por mulheres, durante anos. “O homem tem, sim, que fazer o auto-exame periodicamente. Quanto mais cedo diagnosticar a doença, mais rápido será o tratamento e a recuperação do paciente. Temos que erradicar esse “pré-conceito” em pensar que apenas homens ou mulheres estão propensos a adquirir certas tipologias patológicas”, explica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Diligências

Polícia Civil localiza em Luzimangues veículo furtado na Capital na última sexta-feira

Diligências contaram com o apoio do unidade aérea do CIOPAER

Golpe no Whatsapp

Especialista alerta sobre golpe no whatsapp e dá dicas de como recuperar sua conta hackeada

Um golpe através do WhatsApp está fazendo vítimas por todo o Brasil. Os criminosos usam os dados presentes em anúncios online para clonar o WhatsApp de usuários e com isso tentar pedir dinheiro para familiares e amigos da vítima, se fazendo passar pela pes



Gurupi

Polícia Civil prende três suspeitos de envolvimento em vários crimes em Gurupi

As investigações continuam de maneira intensificada porque existe a suspeita de que os homens presos nesta tarde tenham sido os autores de um homicídio ocorrido na tarde do dia 24 de novembro, em Gurupi.


TJTO

Presidente do TJTO entrega sistema de câmeras em Fórum de Palmas e informa mudanças para 2020

O CFTV é o mais moderno e eficiente dos sistemas de vigilância, e conta com maior qualidade de imagens, análise de vídeo inteligente, gravação rêmora e comunicação segura.


Ação

Educação entrega primeira parte dos alimentos arrecadados com as apresentações do Balé Popular

Foram arrecadadas mais de 3,5 toneladas de alimentos durantes as apresentações realizadas neste fim de ano


Previdência

Igeprev consegue recuperar 25 milhões de fundo sem solidez patrimonial


Educação Superior

Ceulp/Ulbra é avaliado como a melhor instituição do Tocantins


Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira