Palmas, 23/01/2018

Viver

Palmas

Com mural “Varanda de Natal”, OAB-TO dá boas vindas a 2018

  • A nova arte é uma obra voluntária do coletivo Jacaré Street Art

Com mural “Varanda de Natal”, OAB-TO dá boas vindas a 2018



Na quarta etapa do projeto "OAB Fazendo Arte", o tema da pintura que, desde quarta-feira, 20 de dezembro, está colorindo a parede externa da sede da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) é "Varanda de Natal". A imagem foi escolhida como uma forma de desejar um excelente Natal de 2017 à advocacia e à sociedade e dar boas-vindas ao ano de 2018. Pela a OAB-TO, o projeto é promovido pela Comissão de Eventos e Cultura, em parceria com a Secretaria das Comissões.

A nova arte é uma obra voluntária do coletivo Jacaré Street Art, formado pelos artistas Ronan Gonçalves, o Rogo, Lorena von Paumgartten e Gianine Borghetti. Além da parceria com o grupo, a OAB-TO contou com o respaldo da loja de tintas Sherwin Willians, de Palmas. A parede fica visível para quem trafega pela LO-04, nos fundos da sede da OAB.

Rogo explica que a obra representa a atmosfera natural do cerrado em um clima natalino. "Na região central do mural, foi montada uma árvore de natal com troncos tortuosos típicos da região e que pela interferência do ser foi ornamentada com laços, sinos musicais, estrelas, anjos, doces, bolas e presentes que simbolizam o clima familiar das preparações para o dia 25 de dezembro", ressalta.

Por sua vez, Lorena destaca que ao fundo do mural, estão as cores laranja, no horizonte, e o azul líquido, compondo a atmosfera da obra colorindo o céu e as nuvens. "Nas laterais, emoldurando a árvore estão elementos tropicais do Tocantins como o coqueiro buriti, a folha da bananeira, a flor do Jalapão e o coco do babaçu, que juntos trazem a sensação de estarmos em uma varanda enfeitada para uma festa natalina", afirma artista.

O grupo
O coletivo Jacaré Street Art foi formado neste ano, em Palmas. "A confiança e a sinergia que ocorre em dinâmicas muralistas realizadas com crianças, adultos e idosos na região da capital, proporcionaram uma inspiração espontânea baseada no cotidiano criativo, na ecologia e na memória do Tocantins", explica Gianine Borghetti.

Segundo o grupo, os movimentos artísticos que se colocam no Brasil a partir do século XX contribuíram para diversas transformações no cenário das artes e mostraram que a atuação está para além do que já foi estabelecido, criando a possibilidade de uma nova linguagem e discussão. O Jacaré Street Art denomina-se de "Jacarenista", palavra inspirada em "modernista", pois os artistas discutem, estudam e propõem uma nova forma de arte pioneira e vanguardista a ser realizada na cidade, através de murais/painéis urbanos, contribuindo para a circulação da produção cultural contemporânea.
Para entrar em contato com o grupo, os telefones são: 98139-9652 / 98130-7644 e 3215-5904. O Jacaré Street pede que quem for postar foto da obra da OAB nas redes sociais utilize as seguintes Tags: #jacareto #jacarenista #jacarestreetart #muralismo #arteurbana #jacare.

Já quem quiser entrar em contato com os componentes do grupo, os perfis são os seguintes:

Ronan Gonçalves
Instagram: @rogoart
Facebook: Ronan Gonçalves Rogo

Lorena von Paumgartten
Instagram: @galeriaflamenco
Facebook: Lorena von Paumgartten Leite

Gianine Borghetti
Instagram: @gi_s_borghetti
Facebook: Gianine Soares Borghetti


Confira também


Comentários

comments powered by Disqus