Thursday, 18 de October de 2018

VIVER


Palmas

Com mural “Varanda de Natal”, OAB-TO dá boas vindas a 2018

22 Dec 2017

Na quarta etapa do projeto "OAB Fazendo Arte", o tema da pintura que, desde quarta-feira, 20 de dezembro, está colorindo a parede externa da sede da OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins) é "Varanda de Natal". A imagem foi escolhida como uma forma de desejar um excelente Natal de 2017 à advocacia e à sociedade e dar boas-vindas ao ano de 2018. Pela a OAB-TO, o projeto é promovido pela Comissão de Eventos e Cultura, em parceria com a Secretaria das Comissões.

A nova arte é uma obra voluntária do coletivo Jacaré Street Art, formado pelos artistas Ronan Gonçalves, o Rogo, Lorena von Paumgartten e Gianine Borghetti. Além da parceria com o grupo, a OAB-TO contou com o respaldo da loja de tintas Sherwin Willians, de Palmas. A parede fica visível para quem trafega pela LO-04, nos fundos da sede da OAB.

Rogo explica que a obra representa a atmosfera natural do cerrado em um clima natalino. "Na região central do mural, foi montada uma árvore de natal com troncos tortuosos típicos da região e que pela interferência do ser foi ornamentada com laços, sinos musicais, estrelas, anjos, doces, bolas e presentes que simbolizam o clima familiar das preparações para o dia 25 de dezembro", ressalta.

Por sua vez, Lorena destaca que ao fundo do mural, estão as cores laranja, no horizonte, e o azul líquido, compondo a atmosfera da obra colorindo o céu e as nuvens. "Nas laterais, emoldurando a árvore estão elementos tropicais do Tocantins como o coqueiro buriti, a folha da bananeira, a flor do Jalapão e o coco do babaçu, que juntos trazem a sensação de estarmos em uma varanda enfeitada para uma festa natalina", afirma artista.

O grupo
O coletivo Jacaré Street Art foi formado neste ano, em Palmas. "A confiança e a sinergia que ocorre em dinâmicas muralistas realizadas com crianças, adultos e idosos na região da capital, proporcionaram uma inspiração espontânea baseada no cotidiano criativo, na ecologia e na memória do Tocantins", explica Gianine Borghetti.

Segundo o grupo, os movimentos artísticos que se colocam no Brasil a partir do século XX contribuíram para diversas transformações no cenário das artes e mostraram que a atuação está para além do que já foi estabelecido, criando a possibilidade de uma nova linguagem e discussão. O Jacaré Street Art denomina-se de "Jacarenista", palavra inspirada em "modernista", pois os artistas discutem, estudam e propõem uma nova forma de arte pioneira e vanguardista a ser realizada na cidade, através de murais/painéis urbanos, contribuindo para a circulação da produção cultural contemporânea.
Para entrar em contato com o grupo, os telefones são: 98139-9652 / 98130-7644 e 3215-5904. O Jacaré Street pede que quem for postar foto da obra da OAB nas redes sociais utilize as seguintes Tags: #jacareto #jacarenista #jacarestreetart #muralismo #arteurbana #jacare.

Já quem quiser entrar em contato com os componentes do grupo, os perfis são os seguintes:

Ronan Gonçalves
Instagram: @rogoart
Facebook: Ronan Gonçalves Rogo

Lorena von Paumgartten
Instagram: @galeriaflamenco
Facebook: Lorena von Paumgartten Leite

Gianine Borghetti
Instagram: @gi_s_borghetti
Facebook: Gianine Soares Borghetti

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

26

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

19

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

15

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

14

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mega Salários

Dois secretários de Palmas têm salários superiores ao da prefeita Cintia

O GIRASSOL solicitou o documento que contém os valores repassados ao Senado mas a assessoria da prefeita se limitou a responder que o salário dos secretários já são disponibilizados no Portal da Transparência do Senado

Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados



Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde

As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís/MA, Imperatriz/MA, Parauapebas/PA, Palmas/TO, Brasília/DF e Goiânia/GO


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Fernando Ubaldo, a visita do ministro a Palmas foi muito proveitosa


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017

Pesquisa encomendada pela FIETO traz dados desde 2002 e antecede a divulgação oficial do IBGE divulgada de dois em dois anos.


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas


SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira