Tuesday, 16 de July de 2019

VIVER


Pará

Comitê de Proteção da Amazônia Legal reúne Comandantes em Belém

17 Nov 2018    12:30    alterado em 17/11 às 12:30
Divulgação. Comitê de Proteção da Amazônia Legal reúne Comandantes em Belém

Comandantes Gerais do Corpo de Bombeiros dos estados que compõem a Amazônia Legal reuniram-se, no início desta semana, em Belém (PA), no VII Encontro  do Copal, Comitê de Proteção da Amazônia Legal. A reunião foi paralela ao Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas.

O presidente do Copal, coronel  Dodsley Yuri Tenório Vargas avaliou o evento  como "bastante positivo". Ele justificou sua opinião  dizendo que "o encontro possibilitou que nos conectássemos com profissionais e instituições de renome e de vasta experiência  no processo proteção da Amazônia". E completou: "Esses contatos e a troca de experiências foram de grande valia".

Dodsley ressaltou a presença do  consultor de Gestão de Emergência de Israel, Yehiel Kauperstien, como ponto   considerável.  Yehiel  apresentou um software de monitoramento e  gerenciamento de situações de crises.  O presidente anunciou o fato de o Copal adquiri-lo, de forma a otimizar as ações e propósitos do Comitê.

Resultados
Dentre os resultado positivos da reunião, Dodsley citou a proposta de criação de Câmaras Técnicas no Copal, em diversas áreas, a serem compostas pelos conselheiros. "A medida visa montar grupos técnicos de estudos, avaliação e análises sobre temas, propostas e planejamento estratégico do Comitê", explicou.

Copal
O meteorologista da Universidade do Tocantins- UNITINS, José Luiz Cabral da Silva Júnior, apresentou o Copal, falando sobre a proposta de promover a aproximação entre os comandantes gerais dos nove estados da Amazônia Legal, para minimizar as dificuldades e os desafios diários. Ele  reafirmou a necessidade de implementar uma cultura de prevenção, que está relacionada ao conhecimento, conscientização e comportamento.

Ferramenta
O Analista da Divisão Ambiental do Centro Técnico e Operacional  do Sipam, Flávio Augusto Altieri dos Santos apresentou uma ferramenta chamada SIPAMHIDRO. “A plataforma tem como objetivo integrar dados e, a partir deles, disponibilizar informações e conhecimentos sobre a Região Amazônica. Isso, dentro do contexto de desastre natural hidro e meteorológico, que são as inundações, os alagamentos e também, a questão das queimadas, que recentemente foram incorporadas ao Sistema. Então o objetivo principal é gerar essas informações para os órgãos parceiros e para a população de modo geral” afirmou Altieri.

Comitê
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará,  coronel  Zanelli, falou sobre a importância do Fórum, que reuniu os comandantes e possibilitou a consolidação  do Comitê. “Desde 2016, a gente vem trabalhando um Comitê de proteção da Amazônia Legal, com a proposta de articular ações e políticas para que a gente possa criar uma infraestrutura, criar possibilidades de parcerias, não só organizações do nosso país, mas organizações internacionais", disse.

Zanelle enfatizou, ainda, o objetivo do Copal de  dá suporte, visando  criar uma logística, por meio da qual os "Corpos de Bombeiros possam fazer frente, especialmente, no combate à incêndios florestais”.

Presenças
Estiveram presentes os Comandantes das UBM´s da Região Metropolitana de Belém e os alunos Oficiais das Academias Bombeiro Militar e da PM. Estudantes do Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas (CCNT/UEPA) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Risco e Desastre na Amazônia (PPGGRD/UFPA) puderam se credenciar para participarem do evento. - Por Suzana Barros

COMPARTILHE:


Confira também:


Raio X

Inadimplência do consumidor cresce 0,9% no primeiro semestre de 2019

De acordo com o indicador do SPC Brasil, mais da metade das dívidas pendentes (53%) de pessoas físicas no país têm como credor algum banco ou instituição financeira

Turismo

Abrajet leva jornalistas para o Rally das Águas em Itacajá nesta sexta-feira

Com poucas vagas, as inscrições para participação estão sendo feitas pelo fone 63 99974-2116 com Suzana Barros, sócio fundadora da Abrajet-TO.



Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira