Saturday, 23 de March de 2019

VIVER


Pará

Comitê de Proteção da Amazônia Legal reúne Comandantes em Belém

17 Nov 2018    12:30    alterado em 17/11 às 12:30
Divulgação. Comitê de Proteção da Amazônia Legal reúne Comandantes em Belém

Comandantes Gerais do Corpo de Bombeiros dos estados que compõem a Amazônia Legal reuniram-se, no início desta semana, em Belém (PA), no VII Encontro  do Copal, Comitê de Proteção da Amazônia Legal. A reunião foi paralela ao Fórum em Gerenciamento de Desastres, Boas Práticas e Soluções Tecnológicas.

O presidente do Copal, coronel  Dodsley Yuri Tenório Vargas avaliou o evento  como "bastante positivo". Ele justificou sua opinião  dizendo que "o encontro possibilitou que nos conectássemos com profissionais e instituições de renome e de vasta experiência  no processo proteção da Amazônia". E completou: "Esses contatos e a troca de experiências foram de grande valia".

Dodsley ressaltou a presença do  consultor de Gestão de Emergência de Israel, Yehiel Kauperstien, como ponto   considerável.  Yehiel  apresentou um software de monitoramento e  gerenciamento de situações de crises.  O presidente anunciou o fato de o Copal adquiri-lo, de forma a otimizar as ações e propósitos do Comitê.

Resultados
Dentre os resultado positivos da reunião, Dodsley citou a proposta de criação de Câmaras Técnicas no Copal, em diversas áreas, a serem compostas pelos conselheiros. "A medida visa montar grupos técnicos de estudos, avaliação e análises sobre temas, propostas e planejamento estratégico do Comitê", explicou.

Copal
O meteorologista da Universidade do Tocantins- UNITINS, José Luiz Cabral da Silva Júnior, apresentou o Copal, falando sobre a proposta de promover a aproximação entre os comandantes gerais dos nove estados da Amazônia Legal, para minimizar as dificuldades e os desafios diários. Ele  reafirmou a necessidade de implementar uma cultura de prevenção, que está relacionada ao conhecimento, conscientização e comportamento.

Ferramenta
O Analista da Divisão Ambiental do Centro Técnico e Operacional  do Sipam, Flávio Augusto Altieri dos Santos apresentou uma ferramenta chamada SIPAMHIDRO. “A plataforma tem como objetivo integrar dados e, a partir deles, disponibilizar informações e conhecimentos sobre a Região Amazônica. Isso, dentro do contexto de desastre natural hidro e meteorológico, que são as inundações, os alagamentos e também, a questão das queimadas, que recentemente foram incorporadas ao Sistema. Então o objetivo principal é gerar essas informações para os órgãos parceiros e para a população de modo geral” afirmou Altieri.

Comitê
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará,  coronel  Zanelli, falou sobre a importância do Fórum, que reuniu os comandantes e possibilitou a consolidação  do Comitê. “Desde 2016, a gente vem trabalhando um Comitê de proteção da Amazônia Legal, com a proposta de articular ações e políticas para que a gente possa criar uma infraestrutura, criar possibilidades de parcerias, não só organizações do nosso país, mas organizações internacionais", disse.

Zanelle enfatizou, ainda, o objetivo do Copal de  dá suporte, visando  criar uma logística, por meio da qual os "Corpos de Bombeiros possam fazer frente, especialmente, no combate à incêndios florestais”.

Presenças
Estiveram presentes os Comandantes das UBM´s da Região Metropolitana de Belém e os alunos Oficiais das Academias Bombeiro Militar e da PM. Estudantes do Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas (CCNT/UEPA) e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Risco e Desastre na Amazônia (PPGGRD/UFPA) puderam se credenciar para participarem do evento. - Por Suzana Barros

COMPARTILHE:


Confira também:


Relações Internacionais

Trump sinaliza que vai facilitar visto para brasileiros, diz Bolsonaro

Presidente comentou viagem aos EUA em transmissão ao vivo na internet

Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte

Segundo o delegado responsável pela operação, Thiago Bustorff, as diligências estão ocorrendo nos municípios de Araguatinas, Augustinópolis, Axixá, Buriti do Tocantins e Palmas.


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio

Ainda de acordo com o delegado, a operação ainda está em curso, sendo que a suposta autora foi presa e encaminhada para a unidade prisional feminina de Palmas.


Sustentabilidade

Bandeirantes comemora ações e resultados no Dia Mundial da Água

Como a sustentabilidade está no DNA da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo, cujo objetivo é construir junto às comunidades carentes do país


Palmas

Força Tática do 1° BPM realiza prisão de autores de vários roubos na Região central da Capital


Ensaio Fotográfico

Vamos falar de Síndrome de Down


São Paulo

XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil acontecerá em momento decisivo de recuperação do país


Transplantes de Córneas

Estado realizou 128 transplantes de córnea por intermédio e captação do Banco de Olhos


Crime

Corte estético de cauda e orelha de animais é crime ambiental


Lançamento

Campanha da Fraternidade 2019 é lançada na Câmara Municipal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira