Thursday, 18 de October de 2018

VIVER


Raízes Gastronômicas

Culinária italiana e artes plásticas no Raízes Gastronômicas

30 Oct 2017

A culinária italiana é uma das culinárias mais populares do mundo, com sua variedade de massas e pães. Para celebrar tal tradição e variedade de sabores, o Restaurante Raízes Gastronômicas oferece na próxima quarta-feira, 2, um dia inteiro dedicado à cultura italiana, com a oficina de Pães Tradicionais (durante o dia) e a Noite de Massas e Vinhos, a partir das 19h30.

Desta vez, a chef de cozinha Ruth Almeida traz ao Tocantins o chef paulista Marco Antonio, de descendência italiana e espanhola. A oficina de Pães Tradicionais traz as receitas originais da família do chef, com embutidos, antepastos e panificação, com uma experiência única de sabor. "A oficina se destina a qualquer pessoa que queira fazer em casa algumas das tradicionais receitas da panificação italiana", explica. Marco Antonio fundou há 10 anos a Benalua Salumi, loja tradicional na Capital paulista de panificação e embutidos.

Já a Noite de Massas e Vinhos será comandada por Marco Antonio e Ruth Almeida, oferecendo pratos exclusivos com um cardápio dividido em Entradas, Pratos Principais e Sobremesas. "Vamos preparar receitas especiais que certamente vai surpreender o paladar dos palmenses", adianta Ruth Almeida.

O cardápio da Entrada contará com Salada Caprese com tomate manjericão e mussarela de búfala e bruschetta de copa defumada do chefe. Já os Prato Principal serão o parpadelle de espinafre feito na casa com ragu de carne original italiano, tomate apurado com carne de boi desfiada e pancetta defumada feita pelo chefe e parmesão em lascas. Como Sobremesa, será servido palha italiana cremosa e sorvete de baunilha.

Artes Plásticas

A programação contará ainda com exposição de artes plásticas. A mostra "Ser" conta com obras do artista plástico Ronan Gonçalves (Rogo), com pinturas revelam a jornada percorrida pelo artista ao Parque Estadual do Jalapão no Tocantins em dezembro de 2016. A exposição reúne a pluralidade das imersões do artista na cultura tocantinense. "O «Ser» é o personagem protagonista, singular que reina em um cenário onírico desenhado com ampla diversidade de texturas e cores que compõem a paisagem, onde permeia e está inserido, assim rompendo com o cotidiano, propondo uma obra viva a ser interagida e vivenciada", explica Rogo.

Marco Antonio

Marco Antonio deu seus primeiros passos na cozinha acompanhando suas avós no dia a dia de sua casa e começou a pesquisar as receitas regionais típicas da Espanha e Itália, na adolescência, aprimorando as receitas caseiras de sua família. Marco formou-se em charcutaria, que é a arte da fabricação de embutidos, alimentos curados e fermentados e fundou há 19 anos a Benalua Salumi, com a ideia de resgatar as tradicionais receitas das famílias Carreon e Martinelli, avós maternas do proprietário.

Ruth Almeida

Criada na região do Bico do Papagaio, Ruth é filha de trabalhadores rurais analfabetos. Para contribuir no sustento da família, ela virou também quebradeira de coco, mas nunca deixou de lado a paixão pela culinária. Em 1991, Ruth Almeida decidiu se mudar para Palmas, onde montou um barraco de lona na região Sul da Capital e começou a trabalhar como doméstica, lavadeira, merendeira em escolas públicas da Capital, serviços gerais e por último como cozinheira em hotéis da Capital. Até que no ano passado, descobriu na internet inscrições para o programa "Cozinheiros em Ação", do Canal GNT. Dentre milhares de inscrições, Ruth Almeida foi escolhida para participar do programa e garantiu a terceira colocação. Foi quando a chef de cozinha decidiu abrir o seu restaurante, Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional, com produtos do pequeno produtor.

Serviço

O quê – Oficina de Pães Tradicionais e Noite de Massas e Vinhos
Quando – Quinta-feira, 2
Onde – Restaurante Raízes Gastronômicas (208 Sul)
Informações – (63) 9 9244-7541

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

28

PARABÉNS!
PARABÉNS!

27

BOM
BOM

25

AMEI!
AMEI!

25

KKKK
KKKK

29

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

18

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

29

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Mega Salários

Dois secretários de Palmas têm salários superiores ao da prefeita Cintia

O GIRASSOL solicitou o documento que contém os valores repassados ao Senado mas a assessoria da prefeita se limitou a responder que o salário dos secretários já são disponibilizados no Portal da Transparência do Senado

Transplantes

Hospital Municipal de Araguaína é o primeiro do Tocantins a realizar diagnósticos iniciais para transplante de órgãos infantis

Hesther era paciente da UTI Pediátrica e recebeu todo suporte para a captação de órgãos. Ela foi a primeira criança do Tocantins que teve os órgãos doados



Sermão aos Peixes

PF apura desvios na área da saúde

As diligências estão sendo realizadas em seis cidades: São Luís/MA, Imperatriz/MA, Parauapebas/PA, Palmas/TO, Brasília/DF e Goiânia/GO


Segurança

Forças de segurança do Tocantins recebem a visita do ministro Raul Jungmann em Palmas

Para o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Fernando Ubaldo, a visita do ministro a Palmas foi muito proveitosa


Economia

Estimativa do PIB Industrial do Tocantins aponta leve recuperação em 2017

Pesquisa encomendada pela FIETO traz dados desde 2002 e antecede a divulgação oficial do IBGE divulgada de dois em dois anos.


Meio Ambiente

População de Palmas gasta o dobro de água recomendado pela ONU


Saúde

Saúde investe em medicamentos de alto custo para tratamento de pacientes do Tocantins


Agronegócio

TIM anuncia parceria com SLC Agrícola de IoT em Fazendas


SECOM

Secretário João Neto reassume a Secom depois de campanha vitoriosa


Nepotismo

Pedidos do MPE são aceitos e ex-prefeito de Santa Rita do Tocantins é condenado por nepotismo


Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira