Thursday, 25 de April de 2019

VIVER


Ponto de vista

“Deprê” pós-viagem diante da rotina avassaladora

15 Jan 2019    01:08    alterado em 15/01 às 01:08
“Deprê” pós-viagem diante da rotina avassaladora

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300

E indiscutível que viajar é o remédio para lavar a alma, principalmente por trazer novos olhares sob uma nova perspectiva de novidade. O que pouco observamos são os impactos emocionais no pós viagem.

Durante nosso período de viagem, hibernamos mentalmente para as rotinas de origem, ou seja, abstraímos o que fazíamos antes de viajar e mergulhamos de forma imersiva no novo ambiente, extraímos novas experiências, conhecemos novas pessoas e damos espaço para inserção de muita cultura em nossas vidas. Isso obviamente provoca sensações diferentes em um turbilhão que quebra qualquer rotina.

Como uma adrenalina, necessitamos de cada dia no novo ambiente de novidades, que podem ser novas praias, experimentação de esportes, assim também aquele museu com mostras culturais de arrepiar. Na lógica buscamos outras atrações como shows, eventos e a procura de experimentações gastronômicas.

Em um curto prazo de tempo estamos submersos em um turbilhão de “novidades”, e o choque só é percebido no ato do retorno, quando bate aquela “deprê” pós-viagem. Percebemos aqui que a rotina voltou com tudo, e que a adaptação tem de ser rápida.

A moeda de troca volta a ser o tempo, concluímos portanto que a divisão do tempo de trabalho, estudos volta a ser o topo das necessidades mais básicas, e a sobra de tempo são alocadas para custos de equilibrar a saúde com atividades físicas, fazendo o equilíbrio nas saídas dos finais de semana.

Portanto o planejamento de tempo pode ser um paliativo afim de sanar o desejo inevitável de viajar novamente. Voltamos ao automático, e nos induzimos a ter as velhas práticas rotineiras dos finais de semana. Mas inconscientemente estamos ali nos deparando com lembranças e saudades das viagens, que nos alimentam de vontade para novos roteiros, e voltamos a sequência de programação para as próximas férias.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Bancos compartilharão dados de clientes com integração de plataformas

Para a implementação do open banking estão previstas a publicação de atos normativos e também iniciativas de autorregulação do setor.

Operação #PC27

Polícia Civil deflagra Operação #PC27 e cumpre dezenas de mandados de prisão no Estado

A Operação envolve de forma simultânea as Polícias Civis em todo o território nacional. Ao todo, estão sendo cumpridos 60 mandados, sendo 40 na Capital.



Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins

Para validar a carteira de pesca emitida online basta juntar o comprovante de pagamento da taxa


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas


Militares

Governo do Estado promove policiais militares e bombeiros nesta segunda



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira