Tuesday, 23 de July de 2019

VIVER


Ponto de vista

“Deprê” pós-viagem diante da rotina avassaladora

15 Jan 2019    01:08    alterado em 15/01 às 01:08
“Deprê” pós-viagem diante da rotina avassaladora

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300

E indiscutível que viajar é o remédio para lavar a alma, principalmente por trazer novos olhares sob uma nova perspectiva de novidade. O que pouco observamos são os impactos emocionais no pós viagem.

Durante nosso período de viagem, hibernamos mentalmente para as rotinas de origem, ou seja, abstraímos o que fazíamos antes de viajar e mergulhamos de forma imersiva no novo ambiente, extraímos novas experiências, conhecemos novas pessoas e damos espaço para inserção de muita cultura em nossas vidas. Isso obviamente provoca sensações diferentes em um turbilhão que quebra qualquer rotina.

Como uma adrenalina, necessitamos de cada dia no novo ambiente de novidades, que podem ser novas praias, experimentação de esportes, assim também aquele museu com mostras culturais de arrepiar. Na lógica buscamos outras atrações como shows, eventos e a procura de experimentações gastronômicas.

Em um curto prazo de tempo estamos submersos em um turbilhão de “novidades”, e o choque só é percebido no ato do retorno, quando bate aquela “deprê” pós-viagem. Percebemos aqui que a rotina voltou com tudo, e que a adaptação tem de ser rápida.

A moeda de troca volta a ser o tempo, concluímos portanto que a divisão do tempo de trabalho, estudos volta a ser o topo das necessidades mais básicas, e a sobra de tempo são alocadas para custos de equilibrar a saúde com atividades físicas, fazendo o equilíbrio nas saídas dos finais de semana.

Portanto o planejamento de tempo pode ser um paliativo afim de sanar o desejo inevitável de viajar novamente. Voltamos ao automático, e nos induzimos a ter as velhas práticas rotineiras dos finais de semana. Mas inconscientemente estamos ali nos deparando com lembranças e saudades das viagens, que nos alimentam de vontade para novos roteiros, e voltamos a sequência de programação para as próximas férias.

COMPARTILHE:


Confira também:


Editorial

Isolada, prefeita Cinthia perde o equilíbrio mirando no Palácio Araguaia

Na postagem desta segunda, a prefeita ataca o Palácio Araguaia. Sem meias palavras falou que o governo estava pegando carona na programação de férias nos eventos de Taquaruçu


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira