Monday, 21 de October de 2019

VIVER


Boa notícia

Dez Pontos de Cultura serão instalados em Palmas

17 Dec 2008

O setor cultural em Palmas já pode comemorar mais uma conquista em 2008. É que o Ministério da Cultura (MinC) aprovou o projeto da Fundação Cultural de Palmas (FCP) para a instalação de 10 Pontos de Cultura na Capital.

De acordo com o presidente da FCP, Pierre de Freitas, os projetos contemplados serão escolhidos por meio de Edital e selecionados por uma lista tripartite, formada pelo Ministério da Cultura, Fundação Cultural de Palmas e Conselho Municipal de Cultura. O edital para seleção dos Pontos de Cultura deverá ser lançado ainda este mês, com a presença do secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino. A divulgação dos aprovados ocorrerá no início de 2009.

Para a instalação dos Pontos de Cultura, Palmas receberá do MinC recursos na ordem R$ 1,8 mi (um milhão e oitocentos mil reais), com contrapartida de R$ 600 mil por parte da Prefeitura Municipal. Para Freitas, a instalação dos Pontos de Cultura representará um grande avanço na implementação de políticas públicas de cultura na Capital.

"Nós teremos numa média de 18 mil pessoas para cada Ponto de Cultura, sendo a melhor média nacional. Isto causará um grande impacto na vida cultural e social Palmas. É a democratização do acesso à cultura principalmente para as regiões periféricas, já que a seleção ocorrerá por meio de edital", frisou Freitas.

 

Pontos de Cultura

Segundo informações do MinC, os Pontos de Cultura são iniciativas da sociedade civil organizada que recebem apoio financeiro do Ministério através de seleção por editais públicos. O Ponto de Cultura é uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, sendo responsável por articular e impulsionar as ações culturais existentes nas comunidades.

Ainda segundo dados do Minc, atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os Pontões de Cultura.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado

O suspeito é alvo de investigações em curso na cidade de Araguanã, foi alvo de busca domiciliar através de força-tarefa realizada por agentes de várias Delegacias de Polícia e também do GOTE.


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira