Tuesday, 11 de December de 2018

VIVER


Preservação

Em exibição no Cine Cultura “Ser Tão Velho Cerrado” discute a preservação do Cerrado

10 Aug 2018    20:06
ASCOM/Divulgação Em exibição no Cine Cultura “Ser Tão Velho Cerrado” discute a preservação do Cerrado Para o diretor André D´Elia, o filme possui principalmente “um caráter de articulação, política”

“Dar voz ao Cerrado através de seus defensores”, esta pode ser a definição e um dos objetivos do filme “Ser Tão Velho Cerrado” - um ser tão velho, que sofre com as ações do homem, este ser tão novo. O filme teve pré-estreia em sessão nesta quinta-feira, 09, no Cine Cultura, dentro do projeto do Ponto de Cultura Telas em Cena, que trouxe o diretor André D’Elia para  debater o filme com o público.


Primeiro longa-metragem a participar do projeto Telas em Cena, "Ser Tão Velho Cerrado” trata da importância do bioma Cerrado para a sociedade brasileira e a preocupação com seu fim. Com linguagem didática, impactante e esclarecedora, a produção aborda temas como a importância hídrica do bioma cerrado; seu potencial farmacológico e alimentar; aspectos culturais; entre outros. A ideia central é chamar atenção para a iminente extinção do bioma.


“Ser Tão Velho Cerrado” traz moradores da  Chapada dos Veadeiros, gestores públicos, ambientalistas e produtores rurais defendendo seus pontos de vistas sobre a exploração econômica do Cerrado, no embate entre o turismo sustentável, a agroecologia e o agronegócio. O filme conta ainda com participações especiais do ator Juliano Cazarré, do “Embaixador do Cerrado”, o ator Reynaldo Gianecchini, da atriz Valéria Pontes, do mestre espiritual Prem Baba.


Para o diretor André D´Elia, o filme possui principalmente “um caráter de articulação, política”, uma vez que no decorrer das filmagens foi possível demonstrar todo o processo de discussão e articulação para a aprovação da ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. “A gente conseguiu trabalhar com a vaidade política e fizemos acontecer à ampliação do jeito que a gente idealizou. Acho que isso vai além do filme, o que queremos vai além do cinema, a gente quer salvar o cerrado”, disse.


“Ser Tão Velho Cerrado” continuará em exibição no Cine Cultura, com sessões às 20 horas.

 

Roda de Conversa

 

O Telas em Cena promoveu também na manhã desta sexta-feira, 10,  uma roda de conversa com o gerente de programação da O2 Play, Jair Silva, e  com produtores, diretores e roteiristas de Palmas, sobre o tema Os desafios do mercado e os avanços na distribuição do audiovisual do Brasil.



 

Telas em Cena

 

O Ponto de Cultura Telas em Cena tem apoio da Fundação Cultural de Palmas e Ministério da Cultura, com a finalidade de discutir produções cinematográficas em sessões especiais no Cine Cultura, com a participação de diretores e representantes do audiovisual brasileiro, e promover a troca de experiências com público e profissionais do audiovisual do Tocantins.

 

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

38

PARABÉNS!
PARABÉNS!

59

BOM
BOM

51

AMEI!
AMEI!

49

KKKK
KKKK

50

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

27

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

45

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

cine

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira