Wednesday, 20 de February de 2019

VIVER


Norte do TO

Espetáculo infantil “A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente” estreia em Araguaína

24 Sep 2018    17:36    alterado em 24/09 às 17:36
Espetáculo infantil “A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente” estreia em Araguaína

O espetáculo de teatro infantil “A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente” será apresentado a partir desta terça-feira, 25, até a próxima sexta-feira, no Anfiteatro do Senai (Fieto) em Araguaína, no Norte do Estado.

Esta é a primeira temporada de apresentações, que terá a segunda etapa de 23 a 26 de outubro. Mais de 5 mil crianças serão beneficiadas, sendo 3 mil crianças de escolas públicas da cidade e 2 mil ingressos com distribuição gratuita.

Trata-se da segunda edição do projeto “A Escola Vai ao Teatro”, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio das Lojas Nosso Lar e Novo Rio Veículos.

A entrada é franca e o espetáculo será apresentado às crianças de escolas públicas e também à comunidade em geral, que pode retirar os ingressos nas Lojas Nosso Lar de Araguaína. Nesta primeira etapa, serão distribuídos 1 mil ingressos para quatro sessões, às 8 horas, 9h30, 14 horas e 15h30.
 
Espetáculo
 “A Incrível Aventura de Janelinha e a Fada do Dente” trata sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Conforme a atriz e produtora executiva do Artpalco, Tatiane Breve, a peça foca não somente o entretenimento, mas principalmente a educação, reforçando sobre a importância de se ter bons hábitos e não descuidar da saúde bucal, além de enfatizar a necessidade de ir regularmente ao dentista.

 Com texto e direção do artista pernambucano Luiz Navarro, a peça de 40 minutos e conta a história de Janelinha, uma menina que tem um encontro inusitado com a Fada do Dente, que lhe dá a missão de convencer as crianças a cuidar dos dentes e assim destruir os agentes causadores de cárie e outras doenças. “O espetáculo utilizará elementos da cultura popular, criando uma ponte direta entre o palco e a plateia, onde o espectador possa fazer uma reflexão e levar essa discussão para a escola e comunidade em geral”, adianta o diretor.
 
Trilha Sonora
A trilha sonora é assinada pelos músicos Nice Albano e Zé Caetano, de Recife (PE). Segundo Nice Albano, todas as canções foram especialmente compostas para o espetáculo. “Todas as canções são inéditas e a gente tentou trabalhar em cima da prevenção das cáries e dessa lenda maravilhosa que é a Fada do Dente. A gente contextualizou também o tema do bullying, reforçando que todas as crianças perdem o dente, lembrando o chamado ‘janelinha’ e colocamos isso nas canções de forma bem suave”, explicou a artista.
 
Segundo Nice Albano, as canções trazem ritmos tipicamente brasileiros, como a ciranda do Nordeste e o repente. “São músicas bem alegres, foi um trabalho muito divertido para gente que compôs as canções, mas que certamente vai refletir também na recepção do público. Espero que gostem”, almeja Nice.
 
Saúde
Após a encenação, as crianças participam de um bate-papo com um dentista sobre os principais cuidados necessários para se garantir uma saúde bucal de excelência. Responsável pelas palestras do projeto, o dentista Alyson Lira considera que o teatro exerce um papel fundamental no processo de fixação das informações para o público infantil. “Vamos utilizar elementos do próprio espetáculo, como os personagens para falar sobre a importância da higiene oral, que implica em mudança de hábitos inclusive em casa”, explica.  Após cada espetáculo, o grupo distribuirá ao público kits de higiene bucal.
 
Artpalco
Diversas produções do grupo já garantiram pelo Brasil afora recordes de público e bilheteria, além de premiações em importantes mostras e festivais, como o Festival Nacional de Teatro de Guaçuí, Festival Nacional de Lauro de Freitas (FIT Bahia), Sesc Aldeia Jiquitaia, dentre outros. Atualmente, o currículo do grupo conta com mais de 20 montagens, que já levaram mais de 100 mil espectadores ao teatro em cerca de dez anos de grupo. Recentemente, o grupo circulou com o espetáculo “Outra História de Francisco” (patrocinado pelo Atacadão e Lei Rouanet) em 25 cidades brasileiras, nas regiões Norte, Norte e Sudeste.

COMPARTILHE:


Confira também:


Comunicação

Governo, Unitins e TV Cultura firmam parceria para transmissão da emissora no Tocantins

O reitor Augusto Rezende destacou que, “com os meios de comunicação [rádio e TV educativas], esperamos alavancar algumas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade”.

Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado

Jair Farias também aposta no ecoturismo para desenvolver o Bico do Papagaio. "Um dos pontos turísticos mais bonitos do Tocantins está no Bico do Papagaio, que é o encontro das águas dos rios Araguaia/Tocantins", afirmou.


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira