Sunday, 21 de July de 2019

VIVER


Cultura

Estudantes participam de piquenique literário durante ação do Projeto Aluno Leitor Escritor Nota dez

27 Jun 2018    17:01
Divulgação Estudantes participam de piquenique literário durante ação do Projeto Aluno Leitor Escritor Nota dez Durante o piquenique, os alunos declamaram poesias, realizaram apresentações teatrais

Com o objetivo de incentivar a prática da leitura e da escrita, por meio de atividades direcionadas, com foco no desenvolvimento do vocabulário, aguçando o potencial cognitivo e criativo dos estudantes, a Escola Evangélica Daniel Berg, de Araguatins, desenvolve nesta quarta-feira, 27, o Projeto Aluno Leitor Escritor Nota dez. A atividade será realizada durante um piquenique, que acontece na Praça dos Pioneiros e conta com a participação de mais de 150 estudantes.

De acordo com a diretora da escola, Marina Resplandes, o piquenique literário vem ao encontro da Semana de Fortalecimento da Aprendizagem. “As atividades objetivam sistematizar e fortalecer ações de incentivo à leitura e produção textual. Nesta edição, o projeto abordará os 150 anos de Araguatins, que tem como foco o resgate dos valores culturais e históricos da cidade, com estudos e pesquisas de conhecimento e valorização da cidade em que vivem, além de compartilhar experiências e usufruir das produções artísticas e culturais de autores da terra”, disse.

Para o aprofundamento da temática, foram realizadas entrevistas aos moradores da cidade, visita de escritores locais à escola, reconte de lendas, contos, dentre outras atividades. Durante o piquenique, os alunos declamaram poesias, realizaram apresentações teatrais de contos de autores como Francisco Duarte, autor do livro “As aventuras do Zé Lorota”. O evento contou com a participação de moradores, cantores, escritores e poetas da região.

A estudante Clara Vitória Candida Araújo disse que o projeto contribuiu para a melhoria da escrita. “Quando leio, aprendo palavras novas. O piquenique incentiva os alunos a lerem e produzirem cada vez mais e desperta a curiosidade”.

“O piquenique literário contribui para a aprendizagem dos alunos, pois há um período de estudo. O resultado das produções dos alunos é apresentado durante a ação para toda a comunidade escolar. Este projeto trabalha não só a escrita, mas também a oralidade e a expressão corporal” disse a coordenadora pedagógica Maria Aparecida Pereira.  

A docente Graciela Teixeira Rego destacou que os estudantes se envolveram na execução do projeto. “Meus alunos pegaram livros na escola, fizeram resumos, mas a ação de hoje é a que mais encanta os estudantes, porque eles saem do âmbito escolar e se apresentam ao público e se sentem valorizados”, concluiu.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira