Monday, 16 de September de 2019

VIVER


Comportamento

Estudo revela que moradores solitários são consumidores exigentes

06 Aug 2008

Cerca de seis milhões de pessoas vivem sozinhas no Brasil. O número dobrou após a década de noventa, e a estimativa é que, até 2016, esse número aumente para 12 milhões. De acordo com a Market Analysis, em recente pesquisa elaborada no intuito de investigar as compras e os hábitos de pessoas que vivem sozinhas, 80% dos consumidores são exigentes e só concordam em adquirir produtos mais caros se isto significar maior durabilidade. A pesquisa apontou ainda que 42% dos consumidores que vivem sozinhos preferem as compras para se distraírem.

Outro dado apontado pela pesquisa é que “os solteirões” possuem hábitos menos saudáveis e atribuem a responsabilidade pela segurança alimentar aos fabricantes dos produtos. Os fast foods ganham cada vez mais consumidores, o que representa 36% dos entrevistados. Acima dessa média, estão os freqüentadores de bares ou os que fazem suas refeições diárias em restaurantes. Desse grupo, 45% afirmaram consumir bebidas alcoólicas e 66% revelaram ingerir doces e chocolates constantemente.

Com o perfil do consumidor que opta por comodidade e conveniência, as empresas já estão se preparando para atender às necessidades desse público, criando estabelecimentos baseados no seu perfil. Os moradores solitários são responsáveis por 40% do consumo de produtos embalados individualmente, e preferem fazer compras em uma loja de conveniência, por exemplo, ou um único lugar que tenha produtos de diferentes segmentos.

Em Palmas, alguns supermercados e até padarias da capital estão se adaptando a esse perfil de cliente. O sabão de barra, por exemplo, está sendo vendido por unidade e o arroz pode ser adquirido por quilo. A realidade desses consumidores está agregada às adequações de consumo diário e à preocupação com a qualidade dos produtos.

Para o gerente do Quarteto Supermercados, Elcione Alves, as adaptações nos produtos para solteiros têm crescido consideravelmente na capital. “Devido ao grande número de pessoas e principalmente de universitários que moram sozinhos em Palmas, temos o cuidado de tornar o produto mais acessível e de qualidade”, disse. Elcione aponta que até os pacotes de pães foram subdivididos para atender o pequeno consumidor.

COMPARTILHE:


Confira também:


Alerta

Brasil tem 16 estados com surto ativo de sarampo; Tocantins está fora da lista

O último boletim aponta que são 24.011 casos suspeitos no país, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados.

Turismo

Ayres quer debater turismo e preservação do Jalapão em audiência pública

No requerimento, o parlamentar solicita a presença dos órgãos estaduais para que possam unir forças e atuações em prol do desenvolvimento sustentável e ambiental correto da atividade turística na região.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira