Wednesday, 25 de April de 2018

Wednesday, 25 de April de 2018

VIVER


Estado

Famílias pioneiras do Tocantins se reúnem em Palmas

13 Dec 2017

Por Núbio Brito

Integrantes das famílias Leitão, Amaral e Brito têm encontro marcado para uma grande confraternização que se realizará em Palmas no dia 16 deste mês. Este será o terceiro ano consecutivo que a prole se encontrará. O primeiro encontro aconteceu em 2015 em Gurupi, no ano seguinte em Porto Nacional, agora será em Palmas.

Na programação está previsto um cardápio de comidas, doces e bebidas típicas, uma exposição de peças antigas que fizeram parte do acervo do cel. Antônio Luiz do Amaral Brito, além da apresentação de um documentário sobre a história da família Leitão, Amaral e Brito.

De acordo com a comissão organizadora do encontro são esperados cerca de 300 integrantes de várias partes do Brasil, inclusive da cidade natal, Alto Parnaíba (MA). "Será o maior encontro da nossa prole, uma vez que a cada ano cresce o interesse de seus integrantes em rever seus parentes", disse Doralana Amaral, filha de Luiz Antonio Amaral e Maria Valderez do Amaral.

Para Clayton Pinheiro do Amaral, o encontro é uma oportunidade de aproximar nossos familiares que não se veem a décadas e alguns nem se conhecem. "É o verdadeiro encontro festivo de uma prole em que a união, amizade e respeito são sólidos", destacou o filho Lindolfo do Amaral filho e Maria Julia Pinheiro.

"Esse encontro da família reacende as nossas memórias e os nossos sentimentos, unindo o passado e o presente, além de alicerçar uma amizade mais sólida no futuro", destacou Adelmo Aires Junior, filho de Adelmo Aires Negre e Maria Dinorah Leitão do Amaral.

A família

Com base em raros registros escritos e muito mais em relato de parentes a descendência das três famílias é do capitão mor-português José da Cunha Lustosa e de dois de seus filhos: Ana Maria Lustosa e José da Cunha Lustosa Filho que formaram raízes nos estados do Maranhão e Piauí, mais precisamente nas cidades Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI).

Naquela época a facilidade de aquisição de boas terras para a criação de gado e para a agricultura atraíram muitas outras famílias para a região. Com o tempo esses novos moradores começaram a estabelecer relação de casamento com as gerações seguintes das famílias pioneiras, Lustosa, Brito e Amaral. Como exemplo as famílias: Nogueira, Vargas, Araújo, Mascarenhas, Rocha, Avelino, Moreira, Leitão, Soares, Almeida, Pacheco, e outras mais.

Mas o grande responsável por parte dessa história foi um dos filhos de José Rodrigues de Brito e Francisca Frutuosa Lustosa do Amaral. Antônio Luiz do Amaral Brito (13.06.1850- 01.10.1924) Coronel da Guarda Nacional e vice-governador do Maranhão. Era um homem de muitas fazendas e milhares de gado. Consta que cada filho que se casava recebia uma gleba de terras e 150 cabeças de gado.

Casou-se duas vezes, primeiramente com Ana Cândida Lustosa de Brito com quem teve 4 filhos. Ana faleceu e o coronel Antônio Luiz casou-se novamente, e desta vez com Maria (Dona) Lustosa de Brito, irmã da sua ex-esposa, ambas filhas do pioneiro Candido Lustosa de Brito e Ana Vitória Vargas.

E foi com Maria (Dona) Lustosa de Brito que o casal teve 11 filhos: Leondina (Santinha), Lindolfo, Ana Cândida (Candoca), Enéias, Adelaide (Ladi), Oséias, Antônio Luís (Toinho), Maria Olinda (Dondona), Astrolábio, e os gêmeos Palmeron e Salmeron Lustosa do Amaral Brito.

Depois de viverem boa parte de suas vidas na terra natal, Alto Parnaíba (MA), partiram para outras regiões em busca de melhores condições de vida. Entre as cidades escolhidas estavam Porto Nacional e Gurupi.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

4

AMEI!
AMEI!

6

KKKK
KKKK

6

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

5

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

6

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar

Foram três dias de muito conhecimento e imersão para desenvolver conteúdos com foco em gestão e capacitação para a aplicação dos recursos que serão recebidos pelos projetos para que eles sejam perenes


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice

O Plano de Governo da coligação Governo de Atitude também foi registrado no TRE.


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira