Saturday, 08 de August de 2020

VIVER


Jalapão

Feira expõe artigos do cerrado com produção artesanal da Rede Jalapão

24 Sep 2019
Feira expõe artigos do cerrado com produção artesanal da Rede Jalapão

Na quinta-feira, 19, foi realizada a Feira dos Produtos do Cerrado, na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Durante a noite de exposição, visitantes e turistas poderão apreciar e adquirir, entre os artigos do cerrado, vários produtos artesanais da Rede Jalapão.

 

Conhecido como seu Zé Menininho, o senhor José Batista se orgulha  de dizer que é produtor extrativista e componente da Rede Jalapão de produtos artesanais. Durante a Feira, ele recebeu vários frequentadores e visitantes com muita disposição. Ao longo da conversa, o produtor artesanal fala de cada produto exposto, mostrando a variedade de sua banca.

 

Entre os artigos expostos nas bancas da Feira, no stand do seu Zé Menininho podia ser encontrada a farinha de jatobá, o doce de buriti, a castanha de baru, o óleo de pequi e o óleo de buriti produzido por uma vizinha do artesão. Ao final da Feira, ele afirmou ter gostado do movimento e além da exposição na lojinha, o produtor deseja que, a partir do mês de outubro, esse modelo de feira passe a acontecer em intervalos semanais.

 

A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, considerou a iniciativa bastante interessante, pois acredita ser um atrativo aos turistas e uma oportunidade de geração de renda para os produtores. Para Rejane Nunes o momento também se tornou um entretenimento agradável, no encerramento da programação do dia do cerrado, iniciada em 11 de setembro, pois recebeu a visita de várias famílias.

 

A Feira contou com apoio da Prefeitura de Mateiros, da Secretaria de Educação e Cultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, da Escola Estadual Estefãno Teles das Chagas e de empreendedores do setor de turismo no Jalapão. E também contou com a parceria do Governo do Estado por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e da Área de Proteção Ambiental (APA do Jalapão).

 

Rede Jalapão

 

A Rede é formada por famílias e busca incentivar a produção artesanal para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da região, a geração de renda, a segurança alimentar e a gestão comunitária como alternativa para as famílias da zona rural.

 

As famílias integrantes da Rede produzem doces do fruto do buriti; óleos extraídos do pequi e buriti; farinha de jatobá; castanhas de sementes como o baru. Também são produzidos artigos utilitários e ornamentais como quibanes, cestos, tapetes, esteiras e redes, feitos a partir do talo e fibras do buriti e de tabocas. Os componentes recebem apoio da equipe do PEJ, orientações sobre a colheita dos frutos do cerrado e incentivo ao aproveitamento de outros produtos existentes na região.

 

Criada em 2007, a Rede conta com apoio do Naturatins, dos colaboradores da Onça D’água – Associação de Apoio das Unidades Conservação, PPPEcos – Programa de Pequenos Projetos Eco-sociais, GEF – Cerrado, União Europeia, ISPN –Instituto Sociedade População e Natureza, entre outros parceiros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 828 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 30.358 casos no total, destes, 18.609 pacientes estão recuperados, 11.312 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 437 pacientes foram a óbito.

TIM

TIM e Motorola promovem workshop online para ensinar pais e filhos a produzirem fotos e vídeos

De acordo com o gerente de marketing da TIM no Centro-Oeste e no Norte, Rafael Nakamura, o objetivo é aproveitar a data comemorativa para aproximar pais e filhos e colocar a tecnologia móvel a serviço das pessoas


Funcionamento do Comércio

Prefeitura de Palmas prorroga horário especial de fechamento de estabelecimentos comerciais; supermercados poderão funcionar até às 22h

Decisão foi publicada na edição 2.548, do Diário Oficial do Município.


Saúde

Defensoria Pública acompanha abertura de novos leitos de UTI covid em hospitais da região norte do Estado

Araguaína ganhou dez novos leitos em hospital particular e outros 07 do Hospital Regional foram reativados voltando a somar 17 leitos totais; Em Augustinópolis, a previsão é que seja inaugurada UTI no próximo dia 13


Obras

Revitalizações na Graciosa e em quadra poliesportiva da Arno 33 trarão melhorias aos espaços de lazer e esporte de Palmas


Saúde

Especialista em epidemiologia toma posse como nova secretária municipal da Saúde de Palmas


Covid-19

Governo do Tocantins amplia oferta de leitos de UTI Covid em Araguaína


Pandemia

Crise na saúde: Nusa requer que hospitais privados cumpram compromisso judicial e atendam pacientes do SUS


COVID-19

Secretaria da Saúde recebe doações de testes rápidos da Receita Federal do Brasil


Saúde

Covid-19: em uma semana, 12 pacientes já foram transferidos das UPAs para leitos em hospitais particulares da Capital



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira