Thursday, 17 de October de 2019

VIVER


Jalapão

Feira expõe artigos do cerrado com produção artesanal da Rede Jalapão

24 Sep 2019    17:26    alterado em 24/09 às 17:26
Feira expõe artigos do cerrado com produção artesanal da Rede Jalapão

Na quinta-feira, 19, foi realizada a Feira dos Produtos do Cerrado, na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Durante a noite de exposição, visitantes e turistas poderão apreciar e adquirir, entre os artigos do cerrado, vários produtos artesanais da Rede Jalapão.

 

Conhecido como seu Zé Menininho, o senhor José Batista se orgulha  de dizer que é produtor extrativista e componente da Rede Jalapão de produtos artesanais. Durante a Feira, ele recebeu vários frequentadores e visitantes com muita disposição. Ao longo da conversa, o produtor artesanal fala de cada produto exposto, mostrando a variedade de sua banca.

 

Entre os artigos expostos nas bancas da Feira, no stand do seu Zé Menininho podia ser encontrada a farinha de jatobá, o doce de buriti, a castanha de baru, o óleo de pequi e o óleo de buriti produzido por uma vizinha do artesão. Ao final da Feira, ele afirmou ter gostado do movimento e além da exposição na lojinha, o produtor deseja que, a partir do mês de outubro, esse modelo de feira passe a acontecer em intervalos semanais.

 

A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, considerou a iniciativa bastante interessante, pois acredita ser um atrativo aos turistas e uma oportunidade de geração de renda para os produtores. Para Rejane Nunes o momento também se tornou um entretenimento agradável, no encerramento da programação do dia do cerrado, iniciada em 11 de setembro, pois recebeu a visita de várias famílias.

 

A Feira contou com apoio da Prefeitura de Mateiros, da Secretaria de Educação e Cultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, da Escola Estadual Estefãno Teles das Chagas e de empreendedores do setor de turismo no Jalapão. E também contou com a parceria do Governo do Estado por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e da Área de Proteção Ambiental (APA do Jalapão).

 

Rede Jalapão

 

A Rede é formada por famílias e busca incentivar a produção artesanal para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais da região, a geração de renda, a segurança alimentar e a gestão comunitária como alternativa para as famílias da zona rural.

 

As famílias integrantes da Rede produzem doces do fruto do buriti; óleos extraídos do pequi e buriti; farinha de jatobá; castanhas de sementes como o baru. Também são produzidos artigos utilitários e ornamentais como quibanes, cestos, tapetes, esteiras e redes, feitos a partir do talo e fibras do buriti e de tabocas. Os componentes recebem apoio da equipe do PEJ, orientações sobre a colheita dos frutos do cerrado e incentivo ao aproveitamento de outros produtos existentes na região.

 

Criada em 2007, a Rede conta com apoio do Naturatins, dos colaboradores da Onça D’água – Associação de Apoio das Unidades Conservação, PPPEcos – Programa de Pequenos Projetos Eco-sociais, GEF – Cerrado, União Europeia, ISPN –Instituto Sociedade População e Natureza, entre outros parceiros.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira