Tuesday, 16 de October de 2018

VIVER


Festival

Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro

17 May 2018    14:22
Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro

A 5ª edição do Festival de Circo de Taquaruçu (FCT) começa no dia 28 de maio e vai até o dia 02 junho de 2018, transformando o distrito num grande vale do circo. Muito se aprende durante esses sete dias de festival que reúne este ano dezenas de pesquisadores e professores de escolas circenses e projetos de circos sociais. Um momento especial para o circo brasileiro, onde a aprendizagem colaborativa democratiza o aprendizado técnico e promove reflexões sociais e políticas sobre o circo e seu papel de transformação da sociedade.

O Clown Nosso de Cada Dia, grupo de pesquisa e extensão da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará, é uma das novidades para o 5° FCT, trazendo artistas com mais de 30 anos de experiência. O grupo irá trazer para o Festival números, oficinas e vivências sobre as pesquisas desenvolvidas na universidade. “O que queremos do festival é realizar este espaço de trocas: ver e ouvir os outros e também nos mostrar aos demais.” Nos conta Marton Maués, professor da escola de teatro e dança da UFPA e diretor do grupo.

O grupo “O Clown Nosso de Cada dia” reúne estudantes de graduação e técnico dos cursos da Escola de Teatro e Dança, ex-alunos e artistas da comunidade de Belém. Tem como objetivo pesquisar, estudar e realizar treinamentos na arte da Palhaçaria. Segundo Marton os integrantes do grupo de pesquisa participam de outros grupos artísticos da cidade ou fazem trabalhos solos onde levam para estes o que desenvolvem no grupo de pesquisa “somos mais de 20 artistas, estudantes de teatro e ex-estudantes, mestres e um doutor” conclui Marton.

No circo se aprende

A parceria com pesquisadores de circo já é algo que ocorre todos os anos no FCT. A Cia Os Kaco, realizadora do festival, mantém uma parceria com diversas escolas e circos sociais por meio da Rede Circo do Mundo Brasil que tem o objetivo de realizar intercâmbio entre esses grupos e escolas. “O intercâmbio se dá com as  realizações de oficinas, workshops e ajuda nas produções dos eventos e espetáculos. São parceiros desta rede, a Escola de Circo de Anápolis, Escola de Circo do Instituto Tecnológico de Goiás em Artes Basileu França e o Circo Social Laheto”, destacou Kadu Oliviê, diretor artístico da Cia Os Kaco.

“A participação no FCT é fundamental para estimular os artista e os alunos a cada vez mais querer estar dentro do circo.” Diz Amanda Ricold, coordenadora da Escola de Circo de Anápolis que vê o FCT como uma oportunidade para os alunos e os artistas saírem de sua zona de conforto, “Você sai da sua zona de conforto onde você tá ali todo dia estudando para aperfeiçoar sua técnica pra poder mostrar seu talento e tudo que você vem adquirindo durante a sua pesquisa e estudo” conclui.

Já para Larissa de Paula, coordenadora do Circo Basileu França, a participação no FCT é um privilégio “Para nós é um privilégio poder participar porque o FCT faz um paralelo com tudo o que a gente procura levar pros alunos como a sustentabilidade e, principalmente a irmandade, de um ajudando os outros”. Para ela o festival tem um papel fundamental de inspiração e transformação de vidas, “O FCT é, para mim, um dos mais transformadores, no sentido mais amplo da palavra, transforma a cidade, transforma as pessoas que participam, tanto pra quem está indo, quanto para o público. Do festival saem pessoas muito inspiradas, elas ficam muito animadas e motivadas a fazerem outras coisas e outras ações em suas cidades”.

O Festival de Circo de Taquaruçu acontece este ano de 28 de maio a 02 de junho, em Palmas, Tocantins. Durante o feriado de Corpus Christi o distrito turístico de Taquaruçu se transforma no vale do circo, com uma programação intensa de espetáculos, números, performances e oficinas circenses.  A programação ocorre nas praças e escolas públicas do distrito e em um quilombo, com todas as atividades gratuitas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

34

PARABÉNS!
PARABÉNS!

30

BOM
BOM

37

AMEI!
AMEI!

38

KKKK
KKKK

34

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

28

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

FCT Circos Sociais

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira