Saturday, 16 de February de 2019

VIVER


Chico

Festival Chico dá início às Mostras Brasil e Tocantins nesta quinta-feira, 27

26 Sep 2018    23:21
Divulgação Festival Chico dá início às Mostras Brasil e Tocantins nesta quinta-feira, 27

Os filmes das Mostras Brasil e Tocantins começam a ser exibidos nesta quinta-feira, 27, na 13ª edição Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins (Chico). A programação do dia oferece um total de 20 filmes nas mais diversas categorias, gêneros e origens. Toda programação é gratuita e acontece, simultaneamente, no CineSesc e Cine Cultura.

A partir das 15h30, o Cine Cultura abre as portas para as crianças com a exibição de Manche (SP), Os Guerreiros da Rua (PE) e As Quatro Estações (SC). A partir das 17 horas, entra em cena as produções da Mostra Regional com produções das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, com os filmes Canção do Amor Perfeito (PA), Voyeur (GO), Piracema (TO), O Tesouro de Cavendish (RN) e Três (DF). Para o público adulto tem a Mostras Brasil, a partir das 20 horas, com os curtas Um Filme de Baixo Orçamento (SP), Estamos Todos Aqui (SP), Nós por Nós (DF), Arara: Um Filme sobre um Filme Sobrevivente (MG), e a Mostra Tocantins com Labirinto de Papel e A Fuga.

O CineSesc oferece, a partir das 14h30, a Mostra Regional com os filmes Vento Menino (MA), Nenúfares (CE), Eróica (CE) e No fim de tudo (RN). A partir das 16 horas, serão exibidas as produções da Brasil - Melodrama em 3 Atos (SP), Cabra Fêmea (BA), Entre Sós (RS), Lésbica (BA), Nascida para Matar (SP) e Close (CE). Já a Mostra Tocantins tem início às 16 horas com No Avesso da Noite, Mulher Guerreira, Menina Bonita de Tranças e Tá Longe.

 

Abertura

A programação de abertura da 13ª edição Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins (Chico), na terça-feira, 25, ofereceu pré-estreia do filme Marcha Cega, que tem lançamento nacional somente na próxima quinta-feira, 27. A sessão contou com a presença do diretor e do produtor do longa, Gabriel Di Giácomo e Marcelo Botta, que participaram de um bate-papo com o público presente logo após a exibição.

O documentário de 88 minutos trouxe elementos para o debate da desmilitarização da polícia e da democratização real da segurança pública. “Reunimos episódios de importantes manifestações desde 2013, como contra o Impeachment, Copa do Mundo e Ocupação dos Estudantes, e trabalhamos com o foco da repressão policial aos manifestantes”, disse Gabriel Di Giácomo, durante a abertura do Festival.

O filme traz depoimentos de Luiz Eduardo Soares, ex-secretário de segurança nacional e co-autor do livro Elite da Tropa, o tenente-coronel reformado da PM Adilson Paes, o senador Eduardo Suplicy, entre outras vítimas e especialistas. “Acreditamos no potencial do filme não só para bilheteria, como também para licenciamento em diferentes plataformas”, disse Marcelo Botta.

 

Festival

O festival foi realizado pela última vez em 2013. No total, são 48 filmes, com mais de 700 minutos de histórias. Durante as exibições, o público vota no melhor filme das mostras Infâncias, Regional, Brasil e Tocantins, sendo que nas duas últimas há votação também do júri técnico.

O produtor e o realizador do filme vencedor vão receber como prêmio a participação em um festival de cinema internacional.  O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolhe o Melhor Filme em todas as mostras: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional. Os filmes com maior número de votos em cada exibição serão premiados com o Troféu Chico 2018. Além disso, o Júri Técnico concede o Prêmio Especial ao Melhor Filme da Mostra Tocantins, destinado ao diretor ou produtor do filme, com uma Residência Artística Internacional em festival de cinema realizado na América Latina em 2018. A empresa Mistika Post oferecerá um prêmio especial para o Melhor Diretor do Tocantins, sendo R$ 4 mil em serviços de pós-imagem.

 

FICHA TÉCNICA

Realização: Ministério da Cultura do Brasil e Secretaria do Audiovisual, por meio do Fundo Nacional de Cultura

Realização e produção: Jubalina Produções

Correalização: Centro de Imagem e Som

Coprodução: Produza Studio Criativo

Comunicação: Cumbuca Criativa e A Barraca

Apoios: Prefeitura de Palmas, Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Comunicação; Secretaria de Estado da Educação; Mixirica Produções; Revista de Cinema; Mistika Post; Mzn Filmes; Conexão Centro-oeste-Norte-Nordeste, Serviço Social do Comércio Tocantins E Universidade Federal do Tocantins.

 

ORGANIZAÇÃO

Direção executiva: Juliane Almeida

Coordenadora de Produção: Stella Antunes

Produtor Técnico: Tales Monteiro

Making of: Jeferson Nascimento

Delivery: Diego e Márcio Mazaron /MZN Filmes

Coordenadoras de Comunicação: Fernanda Veloso e Thuanny Vieira

Assessora de comunicação: Cinthia Abreu

Designer: Emanuella Reis

Fotógrafo: Nielcem Fernandes

Redes Sociais: Marina Bitar

Web programador: Roberto Pires

Voluntários de Comunicação e Produção: Aline Diniz de Oliveira, Marina Andressa de Sousa, Nilsson Rodrigues Neres Junior, Paula Suzane

Produção de Residência Internacional: Thuanny Vieira

Consultoria de Residência Internacional: Denise Jancar

Produção de Itinerância: Silvana Barbara e Stella Antunes

Curadoria Mostras Brasil e Tocantins: Edu Fernandes e Juliane Almeida

Curadoria Mostra Infâncias: Edu Fernandes e Juliane Almeida

Curadoria Mostra Regional: Edu Fernandes, Juliane Almeida e Marcelo Ikeda

Júri Técnico Chico 2018: Denise Jancar, Marcelo Ikeda e Sérgio Soares

Design e confecção Troféus Chico 2018: Elpidio de Paula

Confecção auxliar: Leromanual

Agência de viagens: WA viagens e turismo

Restaurante: Raízes Gastronômicas

Produtoras Parceiras: Fluxo Criativo; Viuller Murtiartista, BR 153 filmes


COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Paz e Sossego

Forças de Segurança estaduais participam de mais uma fase da Operação Paz e Sossego na Capital

Para o delegado Túlio Mota, a participação do efetivo da Polícia Civil reforça a integração das forças de segurança no cumprimento de ações que visem garantir o bem-estar dos usuários de estabelecimentos comerciais na Capital.

Porto Nacional

Travessia do Rio Tocantins com voadeiras inicia nesta sexta em Porto Nacional

A ponte continua aberta para pedestres, ciclistas, motociclistas e veículos de urgência e emergência. Técnicos atuam na realização da inspeção da estrutura. Os dados coletados embasará o relatório sobre as condições da via.



Incentivos Fiscais

Empresários aprovam medida do Governo para avaliação dos incentivos fiscais

O decreto publicado, pelo Governo do Tocantins, na terça-feira, 12, que visa fazer um levantamento sobre os incentivos fiscais concedidos pelo Estado, agradou a classe empresarial.


Cirurgias Eletivas

Tocantins cumpre meta e garante mais recursos para realização de cirurgias eletivas em 2019

O cumprimento da meta, segundo o secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, se deu pelo comprometimento de todos os profissionais envolvidos.


Comerciantes

Agtur realiza sorteio dos espaços da Praça de Alimentação do Capital da Fé 2019 nesta sexta, 15

A Agtur oferecerá um curso de manipulação de alimentos e práticas em data a ser definida.


Foco na Humanização

Cinthia reúne secretariado e determina foco na humanização e qualidade dos serviços públicos


Operação Fragmentos

Polícia Civil realiza Operação Fragmentos no Sudeste do Estado


Vistorias no HGP

Defensoria e MPE encontram desassistência a pacientes e falta de 177 medicamentos


Setor Santo Amaro

Prefeitura inaugura praça do setor Santo Amaro nesta quarta, 13


Tarifa de Protesto

Protestar em cartório agora não tem custo para quem cobra dívidas


Saúde

Quantidade de profissionais da saúde ainda é insuficiente, afirmam DPE-TO e MPE em ação civil pública



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira