Monday, 27 de May de 2019

VIVER


Região Central

Festival do Chambari foi um sucesso em Paraíso do Tocantins

22 Oct 2018    20:59    alterado em 22/10 às 20:59
Festival do Chambari foi um sucesso em Paraíso do Tocantins

A Praça da Cultura José Torres, no centro de Paraíso do Tocantins, recebeu nas noites do último sábado (20) e domingo (21), a 1ª edição do Festival do Chambari, evento foi promovido pela Prefeitura de Paraíso do Tocantins, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE Tocantins. O Festival teve o objetivo de valorizar um dos pratos mais tradicionais da região e fomentar os empreendedores do ramo da culinária.

Ao todo, 20 expositores comercializaram seus pratos, que vão desde o Chambari Tradicional, a experimentos culinários, como pizza, coxinhas e pastéis, utilizando o chambari como ingrediente.  Além da culinária, o público presente também pode prestigiar os shows musicais da banda A Máquina do Tempo e da dupla sertaneja, Tiarles e Taiann, no sábado e da banda Brisa.com, no domingo, além de área recreativa para crianças, com camas elásticas e brinquedos infláveis.

Para o Prefeito Moisés Avelino, o Festival celebra mais uma importante parceria com o SEBRAE. “Este festival foi um sucesso, sendo mais uma importante parceria com o SEBRAE, que beneficia nossos pequenos empresários, que podem vender seus produtos e torná-los conhecidos, e por outro lado, o público comparece, compra e se divertir com todas as atrações do evento”, destaca Avelino.

O Vice-prefeito, Celso Morais, ressaltou os bons resultados do Festival. “Muito satisfatório o resultado deste evento, com uma presença boa de público e os comerciantes vendendo todos os seus produtos. Considero esta ação, algo muito bonito, que nos deixa feliz em estar contribuindo com a realização deste evento, que com certeza se transformará tradição em Paraíso”, enfatiza.

Já o Superintendente do SEBRAE Tocantins, destacou a parceria da instituição com o município de Paraíso. “Estimular o pequeno empresário a ganhar dinheiro é a nossa missão, e quando encontramos parceiros, que tem essa mesma ideia e credibilidade, como a Prefeitura de Paraíso, a ação dá muito certo”, comemora Omar Hennemann.

Além do Chambari, a praça de alimentação também contou com barracas de chopp, doces, açaí, sorvete e pipoca. Para Alexandre Oliveira, da barraca Chambari do Chandão, o evento surpreendeu os comerciantes. “Eu tinha uma boa expectativa, mas não esperava que seriam tão boas as vendas, pois logo no primeiro dia, consegui vender tudo em poucas horas”, ressalta.

Cidades Digitais começou a funcionar 
Durante o evento, o público presente pode se conectar à internet gratuitamente, através do programa Cidades Digitais, que realizou testes no local, disponibilizando conexão wi-fi para todos que estivessem na Praça da Cultura José Torres. O Projeto, ainda está em fase de testes em Paraíso.

Turistas e secretário do município de Porto Nacional prestigiam último dia da atração
A comunidade, compareceu ao evento em massa, deixando organizadores e expositores satisfeitos com o resultado. Além de ter atraído outros municípios do Tocantins e de outros Estados.

Vertinho Oliveira, governador do Rotary Internacional, veio da cidade de Formosa-GO para passar o final de semana em Paraíso. Ao tomar conhecimento do Festival experimentou alguns pratos, aprovou o evento, parabenizou a organização e afirmou que “não poderia voltar para o Goiás sem participar da exposição gastronômica”.

Quem também esteve na estrutura montada na Praça José Ribeiro Torres foi o secretário municipal de Cultura e Turismo da cidade de Porto Nacional. Arnaldo Bahia afirmou que “o evento chamou a sua atenção e serviu de inspiração e referência para que seja realizado algo semelhante em Porto”.
Feito em parceria com o SEBRAE a atração “será inserida no calendário da programação de aniversário do município em 2019”, garantiu a diretora de Meio Ambiente e Turismo, Patrícia Nascimento. Já Mariana Fernandes, analista técnica do SEBRAE, informou que a “a instituição prega pelo desenvolvimento dos pequenos negócios e crê que as empresas de Paraíso precisam de momentos especiais como este. Então, a união o SEBRAE e Prefeitura serviu para trazer um momento de desenvolvimento, aprendizado e negócios”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Senado

Avança relatório de Kátia Abreu que facilita regularização de dívidas de crédito rural

Famílias com financiamento no Banco da Terra e na Cédula da Terra poderão ter contratos individualizados

Política

Atos em apoio ao governo ocorrem em diversas cidades do país

Na rede social Twitter, o presidente postou cenas de atos que ocorrem em outras cidades do país.



Campo

Agricultura e Fundação divulgam projetos de pesquisa selecionados para cadeia produtiva do mel no Tocantins

Foram aprovados cinco projetos de pesquisa para concessão de materiais e equipamentos de insumos para projetos de pesquisa com apicultura e meliponiculutura no Tocantins.


AL

Deputado propõe que o governo do Estado monte Casa de Apoio em Barretos

A proposta foi apresentada na sessão matutina desta quarta-feira, 22


IPVA

Inadimplência do IPVA chega a 36% da frota no Tocantins

Inadimplência gera déficit de mais de R$ 48,9 milhões aos cofres públicos do Estado e dos municípios


Pavimentação

Wanderlei Barbosa pede a ministro que priorize pavimentação da BR-010, eixo de integração da Amazônia


Paulo Ziulkoski, é homenageado pela ATM durante evento técni

Paulo Ziulkoski é homenageado pela ATM durante evento técnico em Palmas


Prof. Júnior Geo apresenta Projetos que visam garantir o bem-estar e a dignidade dos idosos


Sisu

Estudantes podem consultar vagas do Sisu


CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira