Tuesday, 11 de December de 2018

VIVER


Ensaio Sobre a Cegue

Filme ainda sem previsão de estréia na Capital

17 Sep 2008

Nao é de hoje que o público tocantinense está diante de uma lançamento nacional de cinema “sem previsão para ser exibido” em Palmas. Acostumados em assistir grandes produções apenas em DVD, o público parece não se incomodar mais com a questão. De acordo com o proprietário do único cinema da capital, Getulio Vargas, “nao há previsão para exibir o filme na capital”. Getulio afirma que vai esperar “a alta temporada”, “aquela com baixa procura e maior número de cópias” no mercado distribuidor.

“Ensaio sobre a cegueira” é um romance premiado com o Nobel da Literatura, do escritor português José Saramago, publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas. A obra se tornou uma das mais famosas de seu autor, juntamente com Todos os nomes, Memorial do Convento e O Evangelho segundo Jesus Cristo. A história é narrada em meio ao caos de uma inédita e repentina praga: a cegueira. Abatendo uma cidade não identificada, a inexplicável e incurável "cegueira branca" manifesta -se primeiramente em um homem sentado no trânsito e, lentamente, se espalha pelo país. De maneira gradativa todos acabam cegos e reduzidos, pela obscuridade, a meros seres lutando por seus instintos.

O surrealismo da obra impressa galgou as telonas com um ar brasileiro. O diretor do filme, Fernando Meirelles, disse recentemente ao Portal TV Uol, que o filme é “uma grande oportunidade para humanidade rever seus conceitos”. Segundo Meirelles, nao restou dúvidas em tornar a obra impressa de Saramago, numa das mais destacantes de sua carreira nos cinemas. “Lí o livro em 1997, e na medida em que lia, via aquelas fascinantes cenas projetadas em minha mente” disse.

O primeiro a mudar de conceito após a publicaçao, foi o próprio autor do livro. Saramago dizia após o sucesso da obra impressa, que “jamais faria de seu premiado livro, um filme”. Em 1999 o produtor Niv Fichman e o roteirista Don McKellar viajaram às ilhas Canárias para tentar uma conversa com autor da “polêmica cegueira”. “Demorou horas, mais deu tudo certo” disse Meirelles. Uma das exigências feitas por Saramago para vender os direitos de adaptação, é que no filme não fosse possível reconhecer em qual país a história se passa. “E assim o fizemos” finalizou.

Os cinéfilos apaixonados por uma primoroza mesclagem de estilos: açao, romance e ficcçao, podem esperar uma grande produçao cinematográfica brasileira. “Ensaios sobre a Cegueira”, já conquistou os americanos no primeiro semestre deste ano, tanto que o considerou como o “melhor filme de abertura do Festival de Cannes dos últimos cinco anos”. Nas telas brasileiras o filme está cartaz desde a ultima sexta feira 12.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

4

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Requerida pelo MPE

Liminar determina retorno às funções de delegados regionais e servidoras afastados pelo governo no caso Araguaína

Toda a argumentação e os fatos apresentados pelo Ministério Público Estadual foram integralmente acatados pelo juiz Manuel de Faria Reis Neto, que expediu a liminar.


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira