Monday, 10 de December de 2018

VIVER


Festival Chico

Filmes vencedores do Festival Chico de Cinema e Vídeo participarão de Mostra Itinerante

08 Oct 2018    09:36
Divulgação Filmes vencedores do Festival Chico de Cinema e Vídeo participarão de Mostra Itinerante

Os filmes premiados da 13ª edição do Festival Chico de Cinema e Vídeo serão exibidos na Mostra Itinerante, que será realizada pela organização do Chico em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A previsão é de que a mostra aconteça ainda neste mês de outubro nos campus da UFT em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Gurupi, Tocantinópolis, Arraias e Miracema. Os filmes serão exibidos até o mês de dezembro nos campi da UFT, além de outros pontos de exibição na Capital e interior do Estado.

 

O Festival aconteceu de 25 a 29 de setembro e consagrou vencedores nas mostras Infâncias, Regional, Brasil e Tocantins com votação popular. As duas últimas também foram analisadas pelo júri técnico composto por Sérgio Soares, Denise Jancar e Marcelo Ikeda. Foram 48 filmes concorrentes.

 

Na Mostra Brasil conquistou o título de Melhor Filme Estamos Todos Aqui, de Chico Santos e Rafael Mellin. “Pela oportunidade de realizar uma reflexão aguda sobre os espaços de vida e de direito no Brasil atual, sem perder de foco uma maneira autenticamente cinematográfica de falar”, justificou o presidente do Júri, Sérgio Soares.

 

Os jurados cederam ainda título de Menção Honrosa na Mostra Brasil para a atuação de Rosa Luz, em Estamos Todos Aqui, pela representação de várias vozes em busca de inclusão - a voz da pobreza, a voz trans, a voz do direito à cidade – desfazendo clichês em cada uma delas.

 

Já na Mostra Tocantins, o Festival premiou as categorias Júri Técnico e Júri Popular. Os cineastas André Araújo e Roberto Giovannetti, de Palmas, levaram para casa cinco estatuetas pelo Júri Técnico na Mostra Tocantins com duas produções diferentes – o documentário Labirinto de Papel faturou Melhor filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro, enquanto o curta-metragem Olhai Por Nós conquistou o título de Melhor Fotografia e Melhor edição. “Labirinto de Papel ganha pela capacidade de fazer avançar o cinema tocantinense, ao unir uma discussão necessária sobre o papel da História ao apuro técnico”, disse Sérgio Soares.

 

Filmes

Com uma linguagem que mistura relatos e animação, Labirinto de Papel trouxe documentos e relatos que esclarecem casos de violações dos direitos humanos no Tocantins durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). Já Olhai por Nós é um documentário em curta metragem que converge para o audiovisual a história do desenvolvimento da peça teatral de mesmo nome, desenvolvida pela Lamira Artes Cênicas. “Foi muito interessante ver a preocupação do Festival em premiar a qualidade técnica, sentimos aí um reconhecimento pois foi muito empenho e muito estudo para a gente melhorar enquanto realizador”, disse o cineasta André Araújo.

Na categoria Júri Popular, saiu vitorioso o filme “A massa que faz o pão”, de Hélio Brito. “Estou muito feliz com o resultado e ainda mais com o retorno do Chico à atividade, pois é uma valorização aos profissionais do audiovisual no Estado”, disse Hélio Brito. O festival foi realizado pela última vez em 2013. No total, foram exibidos cerca de 40 filmes, com mais de 700 minutos de histórias. Durante as exibições, o público votou no melhor filme das mostras Infâncias, Regional, Brasil e Tocantins, sendo que nas duas últimas há votação também do júri técnico.

Conforme as cédulas distribuídas em todas as sessões, o júri popular foi aferido em relação às notas e quantidade de pessoas presentes. Não foram computados cédulas onde apenas um filme foi votado.

Realização Jubalina Produções e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil através do Fundo Nacional de Cultura, tendo correalização do Centro de Imagem e Som e coprodução de Produza.

 

 

 

Vencedores

 

Júri Popular

 

■ Mostra Regional:

Três (DF), de Pedro Souza e William Costa

 

■ Mostra Infâncias:

Cadarço (SP), de Eduardo Mattos

 

■ Mostra Brasil:

Demônia (SP), de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet

 

■ Mostra Tocantins

A massa que faz o pão, de Hélio Brito

 

 

 

Júri Técnico

 

■ Mostra Brasil

- Melhor filme: Estamos Todos Aqui, de Chico Santos e Rafael Mellin

- Menção honrosa para a atuação de Rosa Luz, em Estamos Todos Aqui

 

■ Mostra Tocantins

· Melhor filme: Labirinto de Papel, de André Araújo e Roberto Giovannetti

· Melhor diretor: André Araújo e Roberto Giovannetti, por Labirinto de Papel

· Melhor roteiro: Labirinto de Papel, de André Araújo e Roberto

· Melhor fotografia: Olhai por Nós, de André Araújo e Roberto Giovannetti

·Melhor edição: Olhai por Nós, de André Araújo e Roberto Giovannetti

· Menção honrosa para o filme No Avesso da Noite de Palmas, de Bruna Irineu

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

17

AMEI!
AMEI!

15

KKKK
KKKK

17

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

10

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

festival chico cinema

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira