Monday, 06 de July de 2020

VIVER


Comida e Sexo

História, curiosidades e a psicologia da comida no livro “A Vida Sexual dos Alimentos”

08 Apr 2009

Será que somos nós quem definimos o que vamos comer ou somos definidos pelo que comemos?

A comida tem um significado mais amplo do que apenas o sustento e interfere psicologicamente na vida de todos. A autora Bunny Crumpacker explora o tema de forma inusitada no livro A Vida Sexual dos Alimentos – Uma viagem através da História e da psicologia da comida (Ideia & Ação, 368 páginas, R$ 39,90).

A narrativa conta os aspectos psicológicos das comidas através de uma viagem na história da humanidade e a influência sexual dos alimentos no cotidiano da sociedade.

Crumpacker considera a maioria dos legumes e vegetais ligados ao universo masculino. Frutas em sua quase totalidade são ligadas ao feminino.

“Ovos são femininos, e bacon é masculino, não devido a pontos de vista estereotipados sobre os papéis masculinos e femininos — à mesa do café-da-manhã, no trabalho ou na cama —, mas devido a associações subliminares: uma espécie de fronteira psicológica da alma. Machos, em nossa visão da vida primitiva, eram os caçadores. O homem subjugava a besta; era ele quem trazia o bacon para casa. As mulheres — assim gostamos de imaginar — eram coletoras. Delas eram as cestas para apanhar os ovos; o receptáculo uterino, capaz de conter a semente. Deles eram as armas fálicas — a lança, a faca, a flecha e, mais tarde, as balas. Ele era duro e forte. A comida “de homem” que o sustentava era feita à sua imagem e semelhança. Ela era suave e curvilínea. Seu corpo ainda se molda em função de sua prole; antes e depois do nascimento desta. Quanto mais suave a comida, mais acalentadoramente feminina ela é.” – diz ela em trechos da obra.

A autora cita que não se comem aranhas tarântulas, mas uma lagosta é muito bem-vinda. Frango é extremamente saboroso, mas não gralhas.

Comer é um processo complexo que não depende apenas das papilas degustativas, mas também da história pessoal, julgamento, cor, aroma, textura, e sabor. Porém qual a relação com o sexo?

A autora relata curiosidades que provam a afinidade que passa despercebida. A boca, língua, o ato de chupar, morder e lamber que são usados durante a alimentação, também estão presentes quando interagimos com o próximo. Já nas escolas, as imagens da banana e das salsichas geram piadinhas terríveis entre as crianças.

O prazer de comer ou o prazer da libido, a fome e o apetite sexual, essas são algumas das diversas associações que são descritas no livro que mostra as importantes conexões feitas na mente humana antes, durante e depois da alimentação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 168 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12. 640 casos no total, destes, 7.850 pacientes estão recuperados, 4.566 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 224 pacientes foram a óbito.

Saúde

Saiba como estão os planos de retomada econômica em cada estado

No Tocantins a suspensão das aulas e o regime especial de trabalho dos servidores foram prorrogados até o dia 31 de julho. Os trabalhadores do governo local estão operando na modalidade remota e cumprindo jornada de seis horas.



Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira